SEMANA 40- Ciências- Reprodução
EBM Osmar Cunha
Professora: Judy Ruiz Rezende              
SEMANA: 40
Ciências - 8° Ano (turmas 81,82 e 83)
Objetivos
*  Retomar os conceitos de reprodução sexuada e assexuada.
*  Compreender os conceitos de; gameta, zigoto e variabilidade genética

Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
NOME: *
TURMA: *
Nessa atividade vamos estudar sobre as formas de reprodução dos seres vivos. Você pode acompanhar o tema com seu livro didático nas  páginas 86 e 87.
Dentro de todas as células tem material genético, o DNA. Esse material genético tem um código com a "receita" de como aquele ser vivo deve ser. Quando um ser vivo se reproduz ele passa para seus filhos esse código. Na reprodução ASSEXUADA o material genético da célula mãe é copiado e passado para a célula filha, assim nesse modelo de reprodução a filha é idêntica a sua mãe. Na reprodução SEXUADA, para a formação de um filho, é necessário a união de metade do material genético do pai e metade do material genético da mãe. Desta forma, o filho é um ser exclusivo completamente diferente do pai ou da mãe. Usamos o termo  variabilidade genética, para indicar diferenças, variações, possibilidades de material genético diferentes. A variabilidade genética é importante para os seres vivos porque possuir genes diferentes confere a um ser vivo possibilidades diferentes de sobreviver em um ambiente e deixar filhos.  
Biologia - Reprodução sexuada e assexuada
Curiosidade: Você já ouviu falar em Fertilização in vitro? A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução medicamente assistida que consiste na união do espermatozoide com o ovócito em ambiente laboratorial (in vitro). Pode ser realizada pela deposição de um número significativo de espermatozóides, 50 a 100 mil, ao redor dos ovócitos (FIV clássica ou convencional); ou pela inserção de um único espermatozoide no interior do ovócito (ICSI) - procurando obter embriões de boa qualidade que poderão ser congelados ou transferidos para a cavidade uterina. A técnica de fertilização in vitro (FIV) iniciou uma nova era da medicina reprodutiva quando, em 1978, resultou no nascimento do primeiro "bebê de proveta", no Reino Unido, realizada pelos médicos ingleses Patrick Steptoe e Robert Edwards. Este tipo de técnica permite, realizar o sonho de muitos casais que não podem tem filhos de forma natural.
APÓS LER OS TEXTOS E ASSISTIR AO VÍDEO RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
Por que é correto afirmar que a reprodução sexuada, comparada à reprodução assexuada, gera descendentes com maior variabilidade genética. Assinale a resposta correta: *
1 point
Marque a definição de cada conceito *
4 points
gametas
ovócito
espermatozóide
zigoto
gameta feminino
gameta masculino
células reprodutivas com metade do material genético de um indivíduo.
Célula formada da união dos gametas, masculino e feminino.
Referências
Araribá mais: ciências: manual do professor/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; Maíra Rosa Carnevalle –1. ed – São Paulo: Moderna, 2018.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fertiliza%C3%A7%C3%A3o_in_vitro
Vídeos:
Biologia - Reprodução sexuada e assexuada : https://www.youtube.com/watch?v=RYVk2ZOLF3A

Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Prefeitura Municipal de Florianópolis.