Imprensa, Homossexualidade e Ditadura nos Arquivos do Musecom
Para saber:

LGBTQIA+ . Sigla atual que significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais ou Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexual, + outras diversas possibilidades de orientação sexual e/ou de identidade de gênero.

Homossexuais, no plural, era como, durante a ditadura civil-militar (1964-1985), as pessoas LGBTQIA+  foram chamadas pelo próprio movimento homossexual que estava nascendo naquele período.

É sempre importante, quando falamos de um período histórico, usar os mesmos termos que utilizavam à época para não ter problemas com anacronismos (atitude ou fato que não está de acordo com sua época).

Vamos investigar o passado?

Quando falamos o termo Ditadura Civil-militar (1964 -1985), o que vem a sua cabeça?

Se perguntarmos isso de modo aleatório, muitas pessoas vão responder que era um período em que as liberdades políticas que temos hoje, em uma Democracia, eram impedidas pelo Estado durante a ditadura. Outras pessoas podem lembrar que era um período que havia torturas, prisões, assassinatos das pessoas que eram contra os ditadores.

Porém, dificilmente a primeira coisa que vem na cabeça de alguém quando falamos em Ditadura é homossexualidade. É raro nos perguntarmos: como será que viviam as pessoas LGBTQIA+ em um período extremamente autoritário e repressivo?

A população LGBTQIA+ se organizou para resistir durante a ditadura? E nos jornais da imprensa da época, elas apareceram? Será que chegaram a produzir algum material que hoje podemos usar como fonte para descobrir mais sobre a vida delas naquele período?

Vamos descobrir?
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Vocês já ouviram falar em Imprensa Alternativa? *
Vamos apontar aqui algumas características principais da Imprensa Alternativa do período da Ditadura Civil-militar.  Os jornalistas criaram seus próprios veículos de comunicação de forma independente. Muitos editores foram presos e perseguidos por produzirem um veículo que criticava a Ditadura, os costumes e chamava a população à reflexão sobre vários assuntos que não eram tratados pela Grande Imprensa. A partir das reflexões produzidas sobre a Imprensa Alternativa, junto com seu professor ou professora, escolha uma alternativa abaixo. A resposta aqui é obrigatória para continuar, vamos lá!!! *
O que vocês entendem a partir do nome dado ao jornal da Imprensa Alternativa O Lampião da Esquina?
Captionless Image
Clear selection
Em que período da História brasileira vocês imaginam que o jornal O Lampião da Esquina foi produzido? *
Quem vocês acham que foram os editores deste jornal e para quem ele era destinado? *
Em 1980, aconteceu um crime que chocou Porto Alegre: o assassinato de Luísa Felpuda e de seu irmão. Clique no link para ouvir essa história: https://drive.google.com/file/d/1XJAlFkjhPFAjLzp5-Zk_c2Y6rwwyOu39/view?usp=sharing                   Então, como será que esse mesmo caso foi tratado pela Grande Imprensa? E na Imprensa Alternativa?
Captionless Image
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy