Seleção de Tutores e Tutoras de Graduação 1/2020 (Inscrições até dia 18/03/2020)
Este processo seletivo visa compor uma equipe de tutoria com duas pessoas bolsistas e até três pessoas voluntárias - sendo uma destas discente da pós-graduação em Antropologia.

Serão objetivos da equipe:

1) diminuir a reprovação de discentes de Ciências Sociais em duas disciplinas obrigatórias da graduação: 'Introdução à Economia' (132012) e 'Estatística Aplicada' (115011);
2) criar um ambiente mais acolhedor aos estudantes de Ciências Sociais, promovendo a integração do corpo discente e apoiando este em suas dificuldades acadêmicas em outras disciplinas, em sua navegação pelo ambiente institucional universitário, ou em dificuldades de outra ordem; e
3) dar suporte a discentes recém reintegrados, em situação de risco e em condição.

Total de bolsas disponíveis: 2 (duas) bolsas de R$ 400,00 cada por 5 (cinco) meses.
Total de vagas para voluntários: 3 (três) - sendo uma destas para discente da pós-graduação em Antropologia.
Coordenação: Prof. Henyo T. Barretto Fº (henyo@unb.br)

De acordo com o Edital DEG 05/2020 (Item 5.1), a pessoa que se candidatar deve:

a) Ser estudante regular de curso de graduação do ICS-UnB;
b) Ter cursado no mínimo dois semestres letivos do curso de graduação e não estar na condição de provável formando/a neste semestre;
c) Apresentar IRA maior ou igual a 3,0;
d) Ter cursado ao menos uma das disciplinas objeto da tutoria com menção igual ou superior a MS;
e) Ter disponibilidade de 12 (DOZE) HORAS SEMANAIS para cumprir as atividades de tutoria;
f) Não ter vínculo empregatício e não receber qualquer outro tipo de bolsa da UnB ou de fora da UnB (com exceção dos benefícios do Programa de Assistência Estudantil do DAC);
g) Não exercer atividade de monitoria, ou atividade correlata em outra disciplina;
h) Apresentar relatórios de atividades, quando solicitado, de acordo com modelo disponibilizado pelo DEG; e
i) Ter sido cadastrado junto à secretaria do DAN no sistema de cadastramento de bolsistas do DEG.

Serão aceitos tutores voluntários desde que cumpram os mesmos critérios estabelecidos acima para os bolsistas, exceto o disposto no subitem f. No caso de candidaturas de estudantes de pós-graduação, tais critérios serão adaptados às suas circunstâncias.

A equipe de tutoria e a coordenação de curso realizaremos reuniões pedagógicas periódicas para planejamento e monitoramento de ações, em dia e hora a serem oportunamente acordados.
Justificativa/atendimento ao edital DEG 05/2020.
Uma das principais demandas manifestadas pelas/os estudantes em rodas de conversas pode ser brevemente resumida como falta de integração e solidariedade entre o corpo discente. Nesse sentido, um pequeno grupo de trabalho envolvendo professores dos Departamentos de Antropologia e Sociologia passou a dedicar-se a encontrar formas de promover um ambiente mais acolhedor, propiciando a integração e, com isso, diminuindo o sentimento de isolamento, o sofrimento e, consequentemente, a evasão.

É nesse contexto que esta proposta de tutoria se insere, como mais um elemento a somar esforços institucionais para a promoção da integração entre discentes e entre estes e docentes, ressignificando, ainda, espaços do próprio prédio do ICS.

As disciplinas em tela são, segundo nossos levantamentos, as principais dificuldades do corpo discente de Ciências Sociais e, portanto, as que possuem maior índice de trancamentos, reprovações e motivos para desligamentos. Introdução à Economia e Estatística Aplicada são disciplinas obrigatórias ofertadas logo nos primeiros semestres letivos. As dificuldades de conteúdo são somadas às dificuldades de integração e compreensão da vida universitária por parte de discentes recém egresso/as do Ensino Médio.

A proposta aqui apresentada visa constituir uma equipe de tutoria que ampliaria a rede de suporte ao corpo discente com dificuldades em 'Introdução à Economia' e 'Estatística Aplicada' - e, sobretudo, a calouras/os que são obrigatoriamente matriculada/os na primeira. A equipe de tutoria, assim, funcionaria como um ponto de encontro, sobretudo para a calourada, de modo a criar uma rede de ajuda mútua, na qual cada discente ajuda seu/sua colega para que todos tenham sucesso nas disciplinas cursadas e um bom acolhimento na Universidade.
Perfil esperado/desejado para as pessoas que atuarão na equipe de tutoria.
Como o objetivo da equipe de tutoria não é apenas oferecer apoio pedagógico, mas também ser um catalisador na integração entre estudantes, o tutor e a tutora devem conhecer suas e seus colegas de curso e o funcionamento da universidade, de modo a ser capaz de ajudar estudantes em dificuldade a se inserirem em outros ambientes universitários. O tutor e a tutora devem, por exemplo, ter sensibilidade para perceber que o problema de um aluno ou ma aluna com dificuldade em Estatística pode não ser apenas o cálculo, mas também o sentimento de isolamento dentro do corpo discente. O tutor e a tutora poderão, portanto, tentar apresentar novos grupos de estudantes à aluna ou ao aluno, ou ainda conseguir apresentar quais discentes das Ciências Sociais estão fazendo a mesma disciplina de Estatística naquele semestre.

Conhecendo bem a universidade, poderá indicar serviços e órgãos que atendam demandas específicas apresentadas por colegas.

Em função desta proposta ter sido apresentada pela Coordenação do Curso de Antropologia, a equipe de tutoria será recrutada, preferencialmente, dentre discentes desta habilitação. Assim sendo, priorizar-se-á discentes de Antropologia com bom desempenho nas disciplinas apontadas acima e que, preferencialmente, estejam a mais tempo na universidade . Buscar-se-á manter um equilíbrio de gênero e raça na equipe.
Os critérios de seleção, portanto, serão:
Além das exigências estabelecidas pelo Edital DEG 05/2020 (Item 5.1), os critérios adicionalmente estabelecidos pela Coordenação de Graduação em Antropologia para a seleção são:

1) Discente com destacado desempenho acadêmico;
2) Discente com experiência comprovada em monitoria ou tutoria (remuneradas ou voluntárias);
3) Preferencialmente, discente de Antropologia; e
3) Preferencialmente, discente mais próximo/a ao fim do curso (embora não formando/a).

Após uma primeira etapa de seleção, por meio da triagem desta inscrição eletrônica, será efetuada uma entrevista com as pessoas candidatas na qual se buscará reconhecer aquelas mais sensíveis, empáticas e dispostas a ajudar colegas não só nas questões pedagógicas das disciplinas alvo, mas também em outras esferas da vida Universitária. A entrevista ocorrerá na manhã do próximo dia 20/03, uma sexta-feira, em sala no ICS a ser oportunamente informada.
Metodologia de trabalho da equipe de tutoria.
Os tutores trabalharão, principalmente, a partir de demandas trazidas por discentes, auxiliando este/as a:

1) se situarem nas disciplinas e responderem exercícios e avaliações; e
2) organizarem o tempo de estudos (pensando na grade curricular como um todo).

Isso, além de: (i) desenvolverem atividades específicas dirigidas ao corpo discente do curso; (ii) acolherem e sistematizarem as inquietações da calourada levadas ao seu conhecimento; e (iii) encaminharem à coordenação da equipe eventuais outros problemas identificados.

A equipe de tutores funcionará da seguinte maneira:

A coordenação identificará: (a) discentes matriculado/as em 'Introdução à Economia' e 'Estatística Aplicada', e (b) discentes recém reintegrado/as, em situação de risco de desligamento e/ou em condição; e fará contatos (presencial no caso da calourada, durante as atividades de recepção e acolhida) divulgando os horários de atendimento da equipe de tutores.

A equipe de tutoria atuará na Biblioteca Setorial do ICS para atendimento mais individualizado ou em pequenos grupos. O revezamento entre os membros da equipe permitirá termos pessoas disponíveis praticamente durante todos os dias da semana.

A equipe de tutoria se reunirá periodicamente com a coordenação para avaliar as atividades anteriores e planejar as futuras.
Avaliação de efetividade.
A avaliação do impacto será medida comparando as taxas de reprovação nas disciplinas obtidas no semestre corrente com a taxa obtida nos semestres anteriores. Espera-se que, com a atuação da tutoria nesses moldes, as taxas de reprovação caiam, assim como a taxa de discentes desligado/as.
Inscrição.
Caso tenha interesse em participar da equipe de tutoria que estamos construindo, preencha o formulário abaixo até o dia 18/03/2020 e compareça na sexta-feira seguinte, dia 20/03/2020, pela manhã no ICS, para uma entrevista. O resultado será divulgado na segunda-feira, dia 23/03/2020.
Nome Completo *
Your answer
CPF *
Your answer
Matrícula *
Your answer
Telefone fixo
Your answer
Telefone Celular *
Your answer
E-mail *
Your answer
Endereço residencial
Your answer
Qual sua cor/raça?
Your answer
Qual sua identidade de gênero?
Your answer
Qual é a sua habilitação?
Ano/semestre de ingresso *
Your answer
Quantos créditos faltam para se formar? *
Your answer
IRA
Your answer
Participa de algum outro grupo de pesquisa ou coletivo? Descreva brevemente as atividades desse grupo.
Your answer
Caso tenha tido alguma experiência profissional que julgue pertinente (estágios, trabalhos como docente, monitorias realizadas, grupos de estudo e pesquisa, projetos de extensão etc.), conte brevemente aqui.
Your answer
Qual sua menção nas seguintes disciplinas *
SS
MS
MM
MI ou inferior
Ainda não cursei
Introdução à Economia (132012)
Estatística Aplicada (115011)
Quais destas disciplinas você já cursou ou está matriculado? *
Sim
Não
134627 - Prática de Ensino em Ciências Sociais
124052 - Psicologia da Aprendizagem 1
124044 - Desenvolvimento no Curso de Vida: Infância
124087 - Desenvolvimento no curso de vida: Adolescência
192015 - Didatica Fundamental
194221 - Organização da Educação Brasileira
191027 - Psicologia da Educação
Quais outras disciplinas relacionadas à educação você cursou? Liste o código e nome da disciplina.
Your answer
Escreva um texto de no máximo 2.000 caracteres com espaço explorando: 1) do seu ponto de vista, quais as maiores dificuldades enfrentadas por estudantes nas disciplinas Introdução à Economia (132012) e Estatística Aplicada (115011); 2) quais ações acredita que poderiam ser desenvolvidas para a redução da reprovação nessas disciplinas; e 3) as suas motivações para participar da equipe de tutoria. [Sugestão: escreva o texto em um editor e, posteriormente, copie e cole neste formulário.] *
Your answer
Aceitaria fazer parte da equipe como voluntário?
Não se esqueça de enviar seu histórico escolar e matrícula no período para:
Envie seu histórico escolar e matrícula no período para o e-mail: coordenacao.antropologia@gmail.com.
O histórico NÃO precisa ser carimbado pela secretaria.
No título da mensagem escreva: Seleção Tutoria de Graduação 1/2020.

Ao enviar este formulário, clicando no link abaixo, você certifica que:
1) entendeu todas as exigências e critérios para integrar a equipe de tutoria, e se adequa a estas; e
2) todas as informações fornecidas são verdadeiras e poderá fornecer documentação comprobatória, quando solicitado/a.
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Vismundo. Report Abuse