A Associação Salvador atua na área da deficiência motora e foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003.
Tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.
Ao longo do tempo, tem desenvolvido projetos diferentes e ambiciosos com excelentes resultados e elevado impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas com deficiência.
O isolamento que vivemos nos últimos meses é sentido há muito tempo pelas pessoas com deficiência motora. A Associação Salvador luta diariamente para combater esta realidade.
Uma das principais causas deste isolamento é a falta de acessibilidades. Este problema é um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora.
Os obstáculos, que são diários, existem dentro de casa, nos prédios, nos transportes, nos serviços públicos, nos restaurantes, nas praias.
A lei tem mais de 20 anos. As mudanças são urgentes mas acontecem devagar.
Lutamos pela mudança de lei, pela resposta das entidades responsáveis pelas acessibilidades, pelas mudanças efetivas. Mas será que é suficiente? A mudança de mentalidades é essencial! Temos de falar sobre o tema, temos de dar a conhecer a problemática, porque infelizmente apenas quem passa pela situação, sente na pele as reais dificuldades. Continuam a abrir restaurantes e lojas que não são acessíveis, por não serem obrigados por lei. O Estado continua a não dar o exemplo – o edificado público está também longe de ser acessível a todos.
Para caminharmos para um Portugal mais inclusivo, é necessário que toda a sociedade esteja envolvida e consciente e, por isso, consideramos importante assinalar um Dia Nacional dedicado à Acessibilidade.
Acreditamos no enorme potencial de toda a sociedade enquanto agente de mudança e desafiamos todo o país a juntar-se a este movimento!
A Associação Salvador criou, em 2019, o Dia das Acessibilidades, um dia dedicado à sensibilização nesta área. Em duas edições, conseguiu envolver mais de 20.000 pessoas – crianças e jovens de todo o país, empresas, arquitetos, Câmaras Municipais, entre outros. Agora queremos que o dia seja celebrado no país inteiro e multiplicar estas 20.000 pessoas por muitas mais. Precisamos de mais pessoas envolvidas, para podermos chegar mais longe!
A criação do Dia Nacional das Acessibilidades tem os seguintes objetivos:
1. Demonstrar que a falta de acessibilidades é um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora e a mudança é urgente;
2. Colocar todas as escolas do país a dedicar um dia à sensibilização das crianças e jovens sobre a temática da deficiência e acessibilidade;
3. Incentivar as Autarquias e as restantes entidades envolvidas com temas de acessiiblidade, a trabalharem de forma efetiva nesta área e a criarem iniciativas de sensibilização da comunidade para mudança de mentalidades;
4. Destacar o trabalho realizado na área das acessibilidades para que sirva de exemplo a nível nacional.
Contamos com a sua assinatura por um Portugal Mais Acessível a todos!
Não fique de fora deste movimento.