Nos dias 16 e 17 de outubro de 2025, acontece o Seminário Saberes Tradicionais e Notório Saber na UFMG, no Auditório A104 do CAD-2 do Campus Pampulha.
Teremos a presença de mestras e mestres dos saberes tradicionais que vão nos contar de sua experiência como docentes na Formação Transversal em Saberes Tradicionais na UFMG e como doutoras e doutores por notório saber pela UFMG atuando em universidades. Além disso, docentes e discentes da UFMG também compartilharão sua experiência de aprendizagem com as mestras e os mestres.
O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica da UFMG e comunidade externa.
Haverá certificação da participação, podendo contar como créditos de extensão para discentes.
O seminário é uma realização da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG e conta com a parceria entre UFMG e Unifesp, especialmente via dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e Fapesp.
- “Políticas da terra: encontros da universidade com os saberes e fazeres afro-indígenas”. CNPq/MCTI/FNDCT – 420196/2022-6 – Edital Pró-Humanidades. Coord.: Prof. César Geraldo Guimarães (DCS-FAFICH-UFMG)
- “Do interdisciplinar ao interepistêmico - o reconhecimento de um mestre como doutor por Notório Saber”. Fapesp- 24/08411-4. Coord.: Prof. Juarez P. Furtado (ISS-Unifesp).
Apoios: Fapesp, CNPQ, Capes, Cátedra Kaapora/Unifesp, Prograd/UFMG, IEAT/UFMG, PPGCOM/UFMG e NPGAU/UFMG.