27 de setembro | 15H30 | Auditório Almeida Santos – Assembleia da República
Estima-se que atualmente, em Portugal, cerca de um milhão e duzentas mil pessoas estão a viver a menopausa. Estamos a falar de mais de 10% da população. Uma grande parte das mulheres e pessoas que passam pela menopausa têm desconhecimento e falta de preparação para o processo, vivendo-o, muitas vezes, de forma isolada e sem acesso a apoio psicológico ou emocional. Cerca de metade passam o período da menopausa com mal-estar e necessitam de apoio.
Sabemos que a discussão e a visibilidade da menopausa são limitadas na sociedade portuguesa, mas é necessário desmistificar a menopausa e eliminar os estigmas ainda existentes. É necessário criar condições para que haja informação e apoio nesta fase da vida das mulheres. Cerca de 40% da sua vida é já depois da menopausa e poder ter as condições físicas e mentais para essa fase da vida é fundamental.
Precisamos de dar a voz às mulheres e pessoas que estão a viver a menopausa, que a estão a discutir e a pensar propostas de intervenção para construir as respostas em conjunto.
Ao domínio das políticas públicas cabe a definição dos apoios necessários em matéria de cuidados de saúde e apoio psicológico. Cabe ainda criar as condições para que quem vive a menopausa tenha acesso aos recursos necessários nesse caminho.
Sabemos que a menopausa não é uma doença, mas as pessoas afetadas vivem o processo de menopausa de formas muito diferenciadas e cabe-nos a responsabilidade de encontrar as respostas que permitam este seja o melhor possível.
A menopausa é silenciada há demasiado tempo, muito por ser vista como um “problema de mulheres” numa sociedade ainda profundamente patriarcal. É fundamental acabar com os tabus que lhe estão associados. No sentido de discutir abertamente as respostas públicas para a menopausa, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda realiza no próximo dia 27 de setembro de 2024, às 15h30, uma audição pública com mulheres e profissionais envolvidas no debate público da menopausa para começar a construir soluções.
Oradoras
Cristina Mesquita de Oliveira
Fundadora e presidente da VIDAs Associação Portuguesa de Manopausa e da Comunidade de Saúde em Menopausa. Autora do livro Descomplicar a Menopausa, 2022
Paula Cosme Pinto
jornalista e podcaster em Um Género de Conversa
Gabriela Moita
psicóloga e terapeuta sexual
Mara Pieri
socióloga e investigadora sobre estudos sobre deficiência e saúde LGBTQ+
Marta Crawford
psicóloga e sexóloga
Carolina Coimbra
socióloga e presidente da Associação SaMaNe - Saúde das Mães Negras e Racializadas em Portugal
Neusa Sousa
produtora de conteúdos e fundadora do Chá de Beleza Afro - Plataforma de Conexão entre Mulheres Negras
Painel + Debate com comentários e perguntas das pessoas participantes
_________________
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda convida-vos a participar na audição "Menopausa: derrubar tabus, construir políticas públicas"