Ciclo de Palestras “Psicologia Analítica, desenvolvimento infantil e psicoterapia - pré-inscrição

Promovido pelo Mestrado em Psicologia da UFPR - Evento gratuito!
coordenação de Prof. Dr. Carlos Augusto Serbena (UFPR)

A Psicologia Analítica tem como foco principal o processo de individuação e explora o mesmo principalmente na maturidade e segunda metade da vida, entretanto existe um campo dela que aborda o processo de constituição do ego, isto é, o desenvolvimento infantil e a criança. Os principais autores são Erich Neumann e Michel Fordham e desenvolveu-se um prática clinica infantil. Este ciclo de palestras pretende introduzir estes autores e temas, pouco abordados no campo junguiano se comparado aos demais temas.
Realize a sua pré-inscrição preenchendo o fomulário eletrônico abaixo e reservando a sua vaga no evento. Posteriormente e cerca de 20 dias antes do evento você receberá por e-mail um novo formulário para confirmar a sua inscrição e consolidar a sua presença e informações sobre a programação do evento. Você deve confirmar dentro do prazo estabelecido pois assim podemos avaliar as desistências e evitar vagas ociosas. Confira no seu e-mail pois toda a comunicação será por e-mail.
Será fornecida declaração de participação no evento (apenas para participação integral) por e-mail e após responder formulário eletrônico de avaliação do mesmo.
Para duvidas e esclarecimentos envie mensagem para mestradojungufpr@gmail.com
A linha de pesquisa Psicologia Clinica - Enfase Psicologia Analítica possui uma página/inscrição no Facebook "mestradojungufpr" onde os eventos são divulgados.

Data: 18/10/2019 (SEXTA) - 13.30 - 20.00h

Local: Reitoria - Ed. D. Pedro I - 9* Andar anf. 900 – Setor de Ciência Humanas UFPR
Rua General Carneiro , 460, Centro, Curitiba,
Obs: foi alterado da Praça Santos Andrade para sala maior na Reitoria

Programação:

18/10/2019 (SEXTA) - 13.30 - 20.00h

13.30-14.00h Credenciamento /abertura – Carlos Augusto Serbena
14.00-15.10h – Desenvolvimento segundo Erich Neumann- Ivana Lúcia H. G. Vieira.
15.10-15.20h Intervalo
15.20- 16.30h – Relação entre desenvolvimento infantil e psicopatologia segundo Michel Fordham - Elisângela Sousa Pimenta de Pádua
16.30-16.45h –.Coffee-break
16.45 -18.00h. Arquétipos, contexto, interação e desenvolvimento na criança – Carlos Augusto Serbena
18.00-18.20h - Coffee-break
18.20-19.40- Psicoterapia infantil na Psicologia Analítica – Ana Maria Galrão Rios
19.40-20.00h – Debate e Fechamento


OBS.: Por motivos de força maior, a programação pode sofre alteração.
Para quem for de carro, na Rua Treze de Maio (entre a R. Presid. Faria e a R. Conselheiro Laurindo há disponibilidade de vários estacionamentos com valor mais acessível - por período. mas observem os horários)

Ministrantes

Ana Maria Galrão Rios
Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos. Tem experiência na área de Psicologia, sendo especialista em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, desenvolvimento psicológico, psicologia analítica, calatonia, trabalho corporal em psicoterapia e Jung. Pertence ao corpo editorial da Revista Hermes.

Carlos Augusto Serbena
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (1989), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná e professor permanente e vice-coordenador do Mestrado em Psicologia da UFPR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: grupo vivencial de sonhos na Psicologia Analítica; relações entre Fenomenologia, Psicologia Analítica e Psicopatologia; cultura e grupos em Psicologia Analítica.

Elisângela Sousa Pimenta de Padua
Psicóloga clínica na abordagem da Psicologia Analítica. Graduada em psicologia (UEL-2009), mestre em Psicologia Clínica (UFPR-2017). Especialista em Psicologia Analítica pela Instituição Uni São Paulo (2011), em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-PR) e cursou a Residência em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Filadélfia de Londrina (UNIFIL - 2013). Tem experiência em docência em universidade (UENP e UFPR), em atuação em psicologia clínica e em redes especializadas de assistência social e saúde.

Ivana Lucia Hilgenberg Guimarães Vieira
Mestranda pela Universidade Federal do Paraná em Psicologia Clinica, na linha de Pesquisa em psicologia Analítica.Graduação e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), licenciatura em Psicologia (1987); especialização em Psicologia Analítica pela PUC/PR (2000); Aperfeiçoamento em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae/SP(2004), especialização em Museologia pela EMBAP (2006); formação em Terapia Artística Antroposófica pela Associação Sagres - Florianopólis - SC (2007 - 2012), especialização em Antroposofia como Práticas da Saúde pela Universidade Positivo - Paraná (2011 -2012). Especialização em Psicologia ampliada pela Antroposofia ( 2017 - 2019). Especialização em Psicoterapia Antroposófica (2019 - até o momento).Docente no curso de terapias naturais e práticas complementares pela faculdade Ibrate, na disciplina Bases da Antroposofia (2016 - até o momento).Docente no curso de Pós Graduação em Nível de Especialização nas faculdades do Brasil, Unibrasil/PR.Psicóloga de orientação Junguiana e Terapeuta Artística.Membro do Instituto Brasileiro de Psicologia Antroposófica.

Email address *
Nome Completo *
Your answer
Email *
Your answer
Celular *
Your answer
Ocupação atual *
Your answer
Instituição de graduação / formação complementar *
Your answer
Formado(a) ou cursando qual período ?
Your answer
observações / sugestões *
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service