VER NO ESCURO é uma tertúlia móvel de amantes de espetáculos, em que se promove o encontro íntimo e regular entre artistas e espectadores, mas também o encontro dos espectadores entre si, constituindo uma comunidade efémera formada pelo prazer de ver e discutir o mundo a partir da lente de ampliação que é um palco. Cada encontro é enriquecido por uma conversa onde se aprofundam as questões que obras, artistas e espectadores tragam à discussão.
VER NO ESCURO é desenvolvido desde 2017 e ao longo dos anos tem tido vários formatos consolidando uma comunidade de público participativa e crítica.
●
PROGRAMA*
PRÓXIMO ESPETÁCULO:
Nigamon/Tunai
de Waira Nina & Émilie Monnet
16 novembro • 19h30 Teatro do Bairro Alto - TBA, Lisboa
As palavras Nigamon e Tunai significam ambas "canção" nas suas línguas (anishinaabemowin e inga, respetivamente). NIGAMON/TUNAI é um manifesto poético inspirado nos laços de amizade e solidariedade entre a encenadora, escritora e atriz canadiana Émilie Monnet e a artista, escritora e consultora de política cultural colombiana Waira Nina.
No cruzamento da amizade e da resistência para a proteção das águas, da terra e da fauna contra o extrativismo e a exploração dos seus territórios, as duas artistas convidam-nos para um intercâmbio alimentado pelos conhecimentos vivos, as cosmogonias e as lutas que as unem. No Canadá prosperam empresas petrolíferas e de mineração que na Amazónia colombiana, no território do povo inga, destroem ambientes de vida inteiros para saquear os seus recursos – entre eles o cobre, minério central da cultura anishinaabe.
Em NIGAMON/TUNAI, Émilie Monnet e Waira Nina experimentam com as suas vozes, fôlegos e corpos, entrelaçando teatro imersivo e documentário sonoro, entre os saberes e as vozes indígenas. Esta nova peça performativa revela ressonâncias fascinantes entre os seus territórios, imaginários e poéticas.
- Participação gratuita, mediante inscrição prévia.
- A lotação é limitada.
- O transporte entre Alcanena e Lisboa está incluído na inscrição.
- Espetáculo multilingue com narração integral em inglês e português. No espetáculo, há lugares sentados em cadeiras, almofadas e bancos baixos. Não há lugares marcados.