Formulário de inscrição:
III SEMINÁRIO FEMINISTA SOBRE ENCARCERAMENTO DA ELAS EXISTEM

       No dia 30 e 31 de março de 2017, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro o I Seminário Feminista Sobre Encarceramento, com o objetivo de visibilizar a temática das mulheres em prisão e o aumento do encarceramento feminino, bem como retirar a invisibilidade de pesquisadoras e profissionais que atuam com a temática em dois dias de palestras e atividades culturais. 

O II Seminário Feminista sobre Encarceramento, aconteceu nos dias 06 e 07 de dezembro de 2018 com a participação de sobreviventes do cárcere, agentes prisionais, defensoras públicas, familiares de pessoas em prisão, pesquisadores e um público diverso que lotou a sede da FESUDEPERJ. 

Após 5 anos, no ano de 2024, a Elas Existem volta a realizar seu Seminário Feminista em sua terceira edição na cidade do Rio de Janeiro, afim de demonstrar como o Brasil passou a ocupar a terceira posição no ranking do encarceramento feminino em 2022 e as dificuldades enfrentadas por essas mulheres na vida pós cárcere.

O Brasil de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, com dados de junho de 2023, possuía 644.794 pessoas privadas de liberdade. Os maus tratos, as celas lotadas, as condições precárias, a falta de alimentação adequada e o meio insalubre são algumas das situações que pessoas vivenciam dentro das unidades prisionais gerando marcas e feridas profundas para além do tempo prisional e com o objetivo de trazer dois dias de seminário para aprofundar a discussão e trazer informações sobre esse alarmante fenômeno de crescimento do encarceramento.

Haverá um ponto de coleta para a campanha de arrecadação de itens básicos de higiene para as unidades prisionais e socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro. Lista - Sabonete, Pasta de dente, Absorventes e Creme de cabelo. Outros itens que também poderão ser doados - Livros, meias e camisa branca.

07 de Março - Sala de cursos

14:00 ás 16:30 Work Shop - Mulheres reais em busca de soluções reais Empreendedorismo Feminino com a AME SERGIPE 

(com inscrição e credenciamento).

Com o objetivo de demonstrar a importância da autonomia financeira para as mulheres e como a prática do empreendedorismo real alcança mulheres reais a AME-SE Associação das Mulheres Empreendedoras de Sergipe irá trabalhar com fundamentos e informações para impulsionar o empreendedorismo feminino carioca. 

Sala de Sessões

17:00 ás 19:00 - “E não sou eu, uma mulher?”Dificuldades da vida pós cárcere.

O Brasil investe quatro vezes mais no sistema prisional em comparação com a educação básica, de acordo com um levantamento feito pela  Universidade de São Paulo (USP). Esse reflexo é visto também nas ausências de política pública para a vida pós prisão. As inúmeras marcas que o aprisionamento ocasiona na vida das mulheres sobreviventes desse sistema é gigante e por isso ouvir as dificuldades é uma ferramenta para novas politicas públicas.

  

Natasha Laffayete – Multiplicadora da Elas Existem e mobilizadora da organização Pela Vida 

Vanja de Oliveira – Multiplicadora da Elas Existem e arquivologista 

Kyrlane Beatriz – Multiplicadora da Elas Existem e estudante de serviço social  

Joyce Gravano – Perita do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura 

Lucilene Gomes – Coordenadora Juridica Nacional da Elas Existem 

 

Mediação: Carol Bispo 

 

08 de Março -  Sala de Sessões

10:00 ás 12:30 - Feminismo e Encarceramento: Perspectivas para o trabalho em rede.

Priscila Cruz dos Santos- Presidente AME – SE 

Lais Veloso da Silva - Vice presidente AME -SE 

Dayana Gusmão – Coordenadora da Casa Resistências; Doutoranda no PPGMS UNIRIO

Rafaela Rosas – Multiplicadora da Elas Existem e multiartista 

Daniel Dias – Multiplicador da Elas Existem e estudante de pedagogia e candidato ao Global Freedom Fellowship - África do Sul 

 

Mediação: Odara Albino

Sign in to Google to save your progress. Learn more
NOME: *
CPF: *

SEXO:

*
WHATSAPP: *
ESTADO:
E-mail: *
INSTITUIÇÃO:
DATA DA PARTICIPAÇÃO: *
Required
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy