O fisioterapeuta no enfrentamento à pandemia de COVID-19
ATENÇÃO!

A pesquisa em questão tem como objetivo analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 nas condições de trabalho e de saúde dos fisioterapeutas que tenham atuado na linha de frente de combate à doença. Ela foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário de Barra Mansa-RJ, com parecer nº 4.426.836.

Dessa forma, este questionário destina-se aos (às) fisioterapeutas de todos os gêneros, que tenham atuado na linha de frente de combate à COVID-19 por pelo menos 30 dias, em qualquer parte do território brasileiro, com vínculo de trabalho formal ou não, dispostos a participar do estudo de forma voluntária.
Desde já agradecemos a atenção e contamos com a participação de todos (as) vocês!!!
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
Você está sendo convidado(a), como voluntário(a), a participar da pesquisa: O fisioterapeuta no enfrentamento à pandemia de COVID-19.
O motivo que nos leva a estudar o problema relacionado às condições de trabalho e saúde do fisioterapeuta no enfrentamento à pandemia de COVID-19 é que embora a atuação dos profissionais de saúde venha adquirindo destaque nesse contexto, eles estão entre os que mais vêm sofrendo os efeitos advindos das condições de trabalho na pandemia. Além do risco elevado para contaminação pelo novo coronavírus, estes profissionais vêm enfrentando ainda, desde condições precárias de trabalho a até mesmo, a ausência de programas de reconhecimento e incentivos ao trabalho, situações de abusos físicos e psicológicos e, por vezes, a discriminação por parte dos pacientes e da população em geral.
A pesquisa se justifica tendo em vista que os dados referentes às condições de saúde e de trabalho dos fisioterapeutas que vêm atuando na linha de frente de combate à COVID-19 ainda são escassos e extremamente necessários, a fim de viabilizar ações que objetivem a criação de estratégias de superação das condições encontradas. O objetivo dessa pesquisa é analisar os efeitos da pandemia de COVID-19 nas condições de trabalho e de saúde dos fisioterapeutas que tenham atuado na linha de frente de combate à doença.
A coleta de dados será efetuada da seguinte forma: você responderá um questionário digital, através do Google Forms. O questionário será oferecido a você através deste link de acesso, que será disponibilizado junto a este convite realizado para participação nesta pesquisa. No convite conterão as orientações quanto à necessidade de leitura prévia e concordância com este termo, e os procedimentos referentes a como proceder para responder o questionário disponibilizado, que tem tempo estimado para resposta de aproximadamente 10 min.
Desconfortos, riscos e benefícios:
Existe um desconforto e/ou risco mínimo para você ao se submeter à pesquisa, estando relacionados a eventuais riscos de quebra de sigilo dos dados eletrônicos e, a possíveis constrangimentos relacionados a responder determinadas perguntas, sendo que o procedimento se justifica pelos benefícios indiretos da pesquisa que consistem em viabilizar reflexões acerca da temática abordada, buscando a construção de conhecimento acerca das condições de trabalho e saúde dos fisioterapeutas no enfrentamento à pandemia de COVID-19, fornecendo subsídios para o planejamento de estratégias de superação das dificuldades enfrentadas nesse contexto.
Forma de acompanhamento e assistência:
Como medida de minimizar esses riscos, apenas a equipe de pesquisa envolvida no projeto terá acesso aos dados fornecidos. Além disso, não será solicitado nenhum dado pessoal que possa identificar o participante da pesquisa. Sob nenhuma circunstância ou em qualquer outra possibilidade irá ocorrer a divulgação pública dos resultados que permitam identificar os participantes da pesquisa. Apenas os pesquisadores terão acesso aos questionários respondidos.
Garantia de esclarecimento, liberdade de recusa e garantia de sigilo:
Você será esclarecido(a) sobre a pesquisa em qualquer aspecto que desejar. Você é livre para recusar-se a participar, retirar seu consentimento ou interromper a participação a qualquer momento. A sua participação é voluntária e a recusa em participar não irá acarretar qualquer penalidade ou perda de benefícios.
Os pesquisadores irão tratar a sua identidade com padrões profissionais de sigilo. Caso queira receber os resultados da pesquisa ao final da mesma, basta encaminhar a solicitação para o e-mail henrilacerda2009@gmail.com, que os pesquisadores se comprometem em disponibilizá-los a você, assim que possível. Seu nome ou o material que indique a sua participação não será liberado sem a sua permissão. Você não será identificado(a) em nenhuma publicação que possa resultar deste estudo. Uma via deste consentimento informado será arquivada no Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM, e outra será estará disponível para download, caso queira imprimir e/ou arquivar.
Custos da participação, ressarcimento e indenização por eventuais danos:
A participação no estudo não acarretará custos para você bem como não implicará em nenhuma compensação financeira adicional.
CONSENTIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DA PESSOA COMO PARTICIPANTE DA PESQUISA
Declaro que fui informado (a) dos objetivos da pesquisa acima, de maneira clara e detalhada, e esclareci minhas dúvidas. Sei que em qualquer momento poderei retirar meu consentimento sem que isso leve a qualquer penalidade ou interrupção de meu acompanhamento/ assistência/tratamento. Também me foi garantido que poderei solicitar novas informações se assim o desejar.
A pesquisadora Ariela Torres Cruz e o pesquisador participante Jose Henrique de Lacerda Furtado certificaram-me de que todos os dados desta pesquisa serão confidenciais.
Também sei que caso existam gastos adicionais, estes serão absorvidos pelo orçamento da pesquisa. Em caso de dúvidas, poderei contatar a pesquisadora responsável pelo telefone: (24) 992192494 ou o Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Barra Mansa, sito à Rua Vereador Pinho de Carvalho, 267, Centro, Barra Mansa – RJ, horário de atendimento: 13h as 21h30min.
Declaro que concordo em participar desse estudo e que me foi dada a oportunidade de ler e esclarecer as minhas dúvidas.

Desde já agradecemos a sua participação! Clique no link a seguir (https://drive.google.com/file/d/1PJBxX53Tg3HbaSF6v8JbgokWh6t0i8uf/view?usp=sharing), caso deseje imprimir este TCLE completo.
Declaro que fiz a leitura do TCLE e concordo em participar da pesquisa: *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy