Curso Avançado Ferramentas de Trabalho Online para Profissionais Colaborativos
Professora: Marília Campos Oliveira e Telles
Dia: 22 e 24 de junho de 2021
Horário: 19h-20h30
Via Zoom
Informações: capacitacoes@praticascolaborativas.com.br

Ementa do curso:
Até a pandemia era possível trabalhar on-line, especialmente para aqueles que trabalham com métodos de resolução de disputas, mas isto era uma exceção.
Hoje o trabalho on-line é uma necessidade para a maioria de nós. Os profissionais de resolução de consensuais de conflitos foram forçados a adaptar sua prática, rapidamente e sem preparação. E quais são as mudanças? Quais são os desafios que devemos enfrentar? Quais são as cautelas que podemos ter?
O ODR – online dispute resolution - tem princípios éticos, pois se baseia nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), inclusive incluindo a inteligência artificial (IA), documentada por instituições como o National Center for Technology and Dispute Resolution (NCTDR) e o ICORD (International Council for Online Dispute Resolution).
Portanto, para que o processo de resolução de disputas on-line seja eficaz e ético, o profissional deve compreender suas ferramentas, como será apresentado neste workshop.

Descrição:
Esta oficina pretende trabalhar e estimular a reflexão sobre o trabalho on-line, que é muito mais complexo do que simplesmente ligar o computador e usar uma plataforma de comunicação audiovisual.
Pretende apresentar uma visão histórica do ODR, apresentando alguns dos profissionais visionários que trabalham no campo desde os anos 2000, tais como Colin Rule e Daniel Rainey, além de apresentar as melhores práticas, recursos especiais, bem como os princípios éticos do ODR. Discutiremos o que podemos aprender com tudo isso para levar para o mundo colaborativo e enriquecer nossa prática.
Serão apresentados códigos de ética de instituições como o Centro Nacional de Tecnologia e Resolução de Disputas (NCTDR) e o ICORD (International Council for Online Dispute Resolution).
Serão expostos alguns dos cuidados que o profissional precisa para manter um diálogo bem sucedido, a conexão com os participantes, a confiança tanto na equipe de colaboração quanto no processo ao atuar em linha.
Devemos ter em mente que somos os guardiões e precisamos trabalhar pela credibilidade da Prática Colaborativa como um método bem sucedido e eficiente para resolver conflitos - especialmente on-line.
Afinal, aprender quais botões apertar no Zoom não significa que você tenha sido adequadamente treinado na Resolução de Disputas Online.

Bibliografia básica:
Padrões Éticos e Requisitos Mínimos para Profissionais Colaborativos do IBPC. https://ibpc.praticascolaborativas.com.br/standarts-eticos-2/
Ethical Principles for ODR Initiative. http://odr.info/ethics-and-odr/

Bibliografia complementar:
EBNER, Noam. “E-Mediation”. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2161451
GONÇALVES, Ana Maria Maia. “Uma análise da mediação on line baseada no modo como nosso cérebro funciona”. Originalmente publicado em inglês em https://www.mediate.com//articles/Goncalves1.cfm
RAINEY, Daniel. “Third-party Ethics in the Age of the Fourth Party”. International Journal of Online Dispute Resolution, 2014 (1) 1. P.37/56.
WING, Leah. Ethical Principles for Online Dispute Resolution – a GPS device for the field. International Journal of Online Dispute Resolution, 2016 (3) 1. P.12/29.


Dados Pagamento do IBPC:
Banco Itaú
CNPJ: 20.967.629/0001-12
Agência: 0742;
Conta Corrente: 13362-2
PIX: 20.967.629/0001-12 (CNPJ)

Ingresso Parceiros: é necessário o envio do comprovante de associação dos institutos parceiros para o e-mail capacitacoes@praticascolaborativas.com.br
Ingresso Associadas/os IBPC: controle interno
Email *
Nome
*
CPF *
Endereço Completo *
Celular com DDD *
Área de Atuação *
Ingressos *
A/s inscrição/ões será/ão efetivada/s mediante envio dos dados para pagamentos via e-mail e eventual confirmação. Pagamentos via PIX ou transferência bancária. Dados da conta estão logo acima na descrição do curso. *
Ao me inscrever para esse curso tenho ciência de que não poderei reproduzir os materiais aqui recebidos e que minha imagem poderá ser utilizada para divulgação das atividades educacionais e pedagógicas do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, sem fins comerciais ou lucrativos, nas redes oficiais do Instituto e seu site. *
Eu compreendi que devo: ter uma webcam funcionando em um tablet, laptop ou computador desktop, comparecer a todas as sessões pessoalmente, ter vídeo e áudio ligados durante as sessões, ter uma conexão de internet forte e confiável suficiente para usar vídeo e áudio *
Em caso de desistência e justificativa formal de desistência de participação, a devolução de valores será efetuada na conta do participante desistente em até 30 dias após a realização do evento, contanto que observadas as condições abaixo: Para formalizar a desistência e solicitação de reembolso, é necessário o envio do pedido, cópia do atestado médico (em caso de problemas de saúde) e as informações para depósito, para o e-mail: capacitacoes@praticascolaborativas.com.br, acompanhado dos respectivos exigidos. As devoluções por cancelamento seguirão os seguintes critérios:- Até 7 dias após a compra – reembolso de 100% do valor pago - Até 05/06/2021 – reembolso de 50% do valor pago - A partir do dia 05/06/2021 não haverá nenhum tipo de reembolso por desistência ou cancelamento por qualquer motivo, sendo no entanto possível apresentar um substituto para a vaga - Desistência por problemas de saúde comprovadas até 17/06/2021 – reembolso de 80% do valor pago ** Após os períodos mencionados acima, não haverá nenhum tipo de reembolso por desistência. *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy