Dia 31 de agosto de 2023. Registro de frequência da Mobilização dos Servidores da Agência Nacional de Mineração - ANM.

ORIENTAÇÕES SOBRE O REGISTRO DE FREQUENCIA PARALELO DURANTE GREVE/MOBILIZAÇÕES.

O REGISTRO DE FREQUENCIA PARALELO É A ÚNICA FORMA DO SERVIDOR PROVAR QUE ESTÁ EXERCENDO UM DIREITO GARANTIDO CONSTITUCIONALMENTE E NÃO FALTANDO INJUSTIFICADAMENTE AO SERVIÇO.

Companheiros e Companheiras, a função do Ponto Paralelo é registrar, diariamente, a presença do Servidor na PARALISAÇÃO/GREVE e demonstrar que ele não está faltando ao serviço, mas, sim, exercendo um direito que lhe é assegurado na Constituição da República: a GREVE.
Ele é INDISPENSÁVEL para afastar a hipótese de a Administração atribuir, o não registro oficial de frequência, abandono de serviço ou falta injustificada. Isto, porque, se o Servidor não assinou o ponto oficial, não tem como a Agência saber se a falta se deu por adesão à greve ou por outro motivo.
Todos já estão cientes de que, durante as paralisações de um dia ou durante a greve, é possível que a Administração, efetive o corte do ponto.

Caso isto ocorra, caberá ao SINAGÊNCIAS juntamente com a Comissão de Greve negociar junto à Diretoria Colegiada da Agência a possibilidade de compensação dos dias parados (mediante reposição dos salários eventualmente descontados) e, se não alcançar êxito, resta à entidade buscar as vias judiciais para tentar reverter tal situação. Entretanto, sem o preenchimento desse registro (de frequência paralela), essas ações, por parte do SINAGÊNCIAS, ficam inviabilizadas.

Diante disto, ALERTAMOS: os Servidores precisam preencher o registro, a ser disponibilizado no site do Sinagências https://sinagencias.org.br , no dia da mobilização/paralisação. Não há como preencher este formulário após a data da mobilização/greve. Lembramos que o registro deverá ser diário. Não podendo ser preenchido antes ou após a data em questão.

Nos dias que o REGISTRO DE FREQUENCIA PARALELO for assinado, NÃO ASSINE OU REGISTRE A FREQUENCIA NOS SISTEMAS DE FREQUENCIA da Agência.

Além de registrar a frequência no referido formulário, é importante que os Servidores solicitem, à chefia imediata (responsável pelo acompanhamento da frequência dos servidores nos locais, onde houver), que seja registrado, no sistema de frequência oficial e/ou no relatório de anomalias, a expressão: “exercício do direito de greve”.

Reiteramos a necessidade da manutenção de uma escala mínima de trabalho, durante o tempo em que a mobilização/greve durar, em percentual de 30% (trinta por cento) dos Servidores ativos em cada Superintendência e/ou Gerência. Isto, para assegurar, especialmente, o andamento dos serviços essenciais e o cumprimento das medidas urgentes.

Durante todo o movimento, o Jurídico do Sinagências estará de prontidão para garantir o exercício do direito de greve. O jurídico poderá ser contatado através do e-mail advocacia@sinagencias.org.br ou pelo WhatsApp 061 98339-1991.

O envio é considerado quando na terceira página você clicar em ENVIAR.


Sign in to Google to save your progress. Learn more
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Sinagências.