ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO DE GREVE DO DIA 31/03
ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO DE GREVE DO DIA 31/03
TEATRO - TURMAS 81, 82 e 83
PROFESSOR FELIPE FERREIRA FERRO

Sign in to Google to save your progress. Learn more
CONTEÚDOS:
A CRIAÇÃO CÊNICA A PARTIR DO FIGURINO
OBJETIVOS:
CRIAR UM PARANGOLÉ
NOME COMPLETO DO ESTUDANTE *
TURMA DO ESTUDANTE: *
O QUE SÃO OS PARANGOLÉS?O TEXTO A SEGUIR É UMA COLAGEM DE TEXTOS RETIRADOS DE SITES ONDE A OBRA “PARANGOLÉS” CRIADA PELO ARTISTA VISUAL, HELIO OITICICA, É ABORDADA. VOCÊS TERÃO UM PANORAMA SOBRE A IMPORT NCIA DESTA OBRA PARA O CONTEXTO ARTÍSTICO BRASILEIRO, ASSIM COMO, IRÃO ACESSAR ALGUMAS IMAGENS ONDE OS PARANGOLÉS SÃO APRESENTADOS.
Os Parangolés são capas, faixas e bandeiras construídas com tecidos e plásticos, às vezes com frases políticas ou poéticas. Ao vestir, correr ou dançar com um Parangolé, a pessoa deixa de ser um espectador para se tornar parte da obra de arte. É a partir do samba, da dança e da rua que Oiticica rompe definitivamente com as divisões entre artes visuais, música e dança, bem como com as noções de “estilo” e “coerência estética”, chegando a sua “descoberta do corpo”.  (Texto extraído do site do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - para acessar: https://mam.rio/obras-de-arte/parangoles-1964-1979/)


Parangolé, de Oiticica, é uma junção de tecidos coloridos que as pessoas vestem e dançam, como se trouxessem movimento às cores
Nininha da Mangueira vestindo P 25 Parangolé capa 21 Xoxoba (1968), de Hélio Oiticica, durante as filmagens de “H.O.”, de Ivan Cardoso, 1979. Foto Andreas Valentim
Projeto, desenvolvido na cidade de Santos, na Zona Noroeste, no ano de 2016, teve como participantes professores e estudantes de diferentes cursos da área da saúde e um grupo de mulheres que vive em uma região de vulnerabilidade e desejou promover experiências artísticas e culturais.
Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960.Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade-obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço. Apresenta a fusão de cores, estruturas, danças, palavras, fotografias e músicas. Estandartes, bandeiras, tendas e capas de vestir prendem-se nessas obras, elaboradas por camadas de panos coloridos, que se põem em ação na dança, fundamental para a verdadeira realização da obra: só pelo movimento é que suas estruturas se revelam (Texto extraído do site Itaú Cultural - para acessar: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3653/parangole)
APESAR DE SER UMA OBRA ARTÍSTICA SITUADA NO CAMPO DAS ARTES VISUAIS, OS PARANGOLÉS INSPIRAM NOSSAS AULAS DE TEATRO NO SENTIDO DE NOS ORIENTAR AO ESTUDO DO FIGURINO COMO COMPONENTE CÊNICO, COMO MATERIAL PROPOSITOR DE MOVIMENTO E DE COMPOSIÇÃO DA PERSONAGEM . SENDO ASSIM, IREMOS REALIZAR UMA SELEÇÃO DE MATERIAIS PARA A CONFECÇÃO DE PARANGOLÉS. O INTUITO É JUNTAR OS MATERIAIS SELECIONADOS PARA QUE POSSAMOS CRIAR E EXPERIMENTAR OS PARANGOLÉS EM SALA DE AULA. PORTANTO, FAÇAM ASSIM:
1) SEPARE ALGUM TECIDO, PLÁSTICO OU QUALQUER OUTRO MATERIAL QUE VOCÊ POSSA UTILIZAR COMO UMA CAPA, ESSAS CAPAS DE SUPER-HEROÍNA, SABE? BUSQUE SELECIONAR VÁRIOS MATERIAIS. VAMOS EXPERIMENTAR TODOS. *
2) FAÇA UMA SELEÇÃO DE IMAGENS. VOCÊ PODE ESCOLHER FOTOS ANTIGAS E ATUAIS, TANTO SUAS QUANTO DAS PESSOAS QUE SÃO IMPORTANTES PARA VOCÊ.
Clear selection
3) RETALHOS DE TECIDO, PLÁTICOS E PAPÉIS COLORIDOS TAMBÉM SÃO BEM-VINDOS *
4) ESCREVA AQUI QUAIS MATERIAIS VOCÊ SELECIONOU
5) GUARDE TUDO NUMA SACOLA E TRAGA PARA A PRÓXIMA AULA.
QUALQUER DÚVIDA, CHAMA O PROFESSOR ATRAVÉS DO EMAIL OU ENVIA MSG DE WHATS 48998316295
Dúvidas e sugestões: *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Prefeitura Municipal de Florianópolis. Report Abuse