Atividade 13 - 4º Bim (Física - 2 ano - Óptica 1)
Atividade de Física do Prof. Humberto Oliveira.
Qual o seu nome? *
Escreva o seu nome completo.
Qual a sua escola e turma? *
1 point
Leia o texto abaixo e responda as questões.

Óptica é a parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Seu desenvolvimento ocorreu a partir da publicação da Teoria Corpuscular da Luz por Isaac Newton. Essa teoria admite que a luz é formada por um feixe de partículas.

A luz é uma onda eletromagnética e a sua velocidade no vácuo é de aproximadamente 300.000 km/s.

A Óptica, por sua vez, é dividida em:

1) Óptica Geométrica: estuda os fenômenos luminosos com base em leis empíricas (experimentais). Eles são explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza física da luz. A Óptica Geométrica usa como ferramenta de estudo a Geometria.

2) Óptica Física: Estuda a natureza física da luz e fenômenos como interferência, polarização, difração, dispersão, entre outros.

Raios de Luz: São linhas que representam a direção e o sentido de propagação da luz. A ideia de raios de luz é puramente teórica, e tem como objetivo facilitar o estudo.

Um conjunto de raios de luz, que possui uma abertura relativamente pequena entre os raios, é chamado de Pincel Luminoso.

Fontes de Luz
As fontes de luz são corpos capazes de emitir luz, seja ela própria, seja refletida. Fontes de luz podem ser classificadas em:
• Fontes de luz primárias: São fontes de luz que emitem luz própria.
• Fontes Secundárias: São aquelas que emitem apenas a luz recebida de outros corpos.

Meios de propagação da luz

- Meio transparente
Um meio é dito transparente quando ele permite a propagação regular da luz. Ou seja, um objeto colocado atrás dele pode ser percebido com detalhes, com nitidez. Por exemplo, papel celofane, vidro, ar, etc.

- Meio translúcido
Um meio é dito translúcido quando a propagação da luz ocorre de forma irregular, ou seja, eles são meios intermediários. Por exemplo, papel vegetal, vidro fosco, etc. Nesse tipo de meio óptico o observador não consegue enxergar com nitidez o objeto através do meio.

- Meio opaco
É o meio óptico que não permite a propagação da luz. Por exemplo, madeira, placa metálica, tijolo, etc. Nesse tipo de meio o observador não consegue enxergar o objeto através do meio.

PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA

A luz, durante sua propagação, obedece a uma série de princípios, descobertos inicialmente de forma empírica, ou seja, através da observação. Temos que nos lembrar que estamos analisando a luz de acordo com sua interpretação geométrica, ou seja, sem levarmos sua natureza ondulatória em conta. São eles:

Princípio da Independência dos Raios Luminosos: Quando dois raios de luz ou feixes de luz se cruzam, continuam suas trajetórias Individualmente. Um raio não interfere na trajetória de outro.

Princípio da Reversibilidade da Luz: A trajetória seguida pelo raio de luz, num sentido, é a mesma quando o raio troca o sentido de percurso.

Princípio da Propagação Retilínea dos Raios Luminosos: Em meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.
1) Entre as alternativas a seguir, escolha aquela que contém apenas fontes primárias de luz. *
2 points
2) Qual das afirmações abaixo é correta? *
1 point
3) Os corpos que permitem a passagem parcial da luz se chamam: *
2 points
4) Dois raios de luz, que se propagam em um meio homogêneo e transparente, interceptam-se em certo ponto. A partir desse ponto, pode-se afirmar que: *
2 points
5) As imagens abaixo correspondem a um acessório de segurança para quem tem que transportar um bebê na cadeirinha no banco de trás – o espelho retrovisor para bebê. Para que os pais possam ver o filho sentado na cadeirinha, fixada no banco traseiro e de costas para os ocupantes dos bancos da frente do carro, o espelho deve ser fixado no encosto de cabeça do banco traseiro, defronte ao bebê. Assim, os pais, ao olharem para o espelho retrovisor interno do automóvel, poderão ver a imagem refletida do bebê. O princípio da óptica geométrica que permite que isso seja possível é *
2 points
Captionless Image
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.