Assistir a palestra...
Listamos abaixo algumas potenciais palestras e lhe pedimos que marque o seu nível de interesse para cada uma.
Precisamos falar sobre teste de código de infra
Infraestrutura está virando código, e como todo código, precisa ser testada de forma automática, pois alterar o comportamento de um ambiente sem necessidade de interação manual é uma tarefa perigosa, se executada sem nenhuma checagem automatizada. (Rafael Gomex)
talvez
com certeza
DevOps Behind The Scenes
DevOps vem se mostrando uma metodologia adotada por muitas empresas de tecnologia dentro e fora do país. Muita tecnologia, novas ferramentas, processos e cultura. Muito se fala em se preocupar mais com cultura. Mas o que realmente devemos nos preocupar na adoção? Qual é o problema cultural que deixa o desafio ainda maior? E o cargo DevOps? Nesta talk, vamos apresentar uma visão na prática dos principais desafios e soluções encontradas, usando uma experiência durante 8 anos em 4 grandes empresas que ajudamos a introduzir DevOps como solução de problemas culturais e técnicos. (Mateus Prado)
talvez
com certeza
Deploy Contínuo na Prática
"Vamos conversar um pouco sobre o processo de entrega com deploy contínuo de aplicações ou sites estáticos.Para chegar a esta condição é necessário avanços e preciso que visitemos alguns outros processos que são também estruturantes como por exemplo integração e entrega contínuos, testes automatizados, gerência de serviços e de configuração entre outros.Nesta apresentação iremos abordar um exemplo prático de hotsite containerizado que tem deploy contínuo com o processo sendo suportado sob Gilab + Gilab-CI + Rancher." (Adriano Vieira)
talvez
com certeza
Testes de módulos Puppet
A ideia dessa oficina é construir um módulo Puppet completo com testes unitários e de aceitação. NÍVEL: Intermediário ( Por: Guto Carvalho )
talvez
com certeza
ChatBots com Linguagem Natural OpenSource com Rocket.Chat
Como implementar uma cultura chatops usando chatbots opensource independentes de APIs de serviços externos, usando Rocket.Chat e hubot-natural. (Diego Dorgam)
talvez
com certeza
"You build it, you run it" - Mantendo sua infraestrutura como parte da aplicação!
Muito se fala sobre desenvolvimento ágil, integração continua e deploy continuo para aplicações. Mas do que tudo isso adianta se a sua infraestrutura não tiver a capacidade de se transformar na mesma velocidade que a sua aplicação? E se sua equipe pudesse ser responsável por gerir sua própria infraestrutura, diretamente do repositório da sua aplicação, sem depender de tickets ou emails. Vamos ver como algumas ferramentas de DevOps podem empoderar os times de devs através da automação. (Igor Souza)
talvez
com certeza
Sindrome de impostor - você não está sozinhona Prática
Seguindo o formato de bate-papo conversaremos sobre Sindrome de Impostor, um problema que afeta boa parte da população (sem que nem saiba disso), como ela nos afeta e algumas maneiras de lidar com ela (Marco Antonio Martins Júnior aka Somatorio)
talvez
com certeza
Pipelines Turbinadas: Impulsionando a cultura DevOps com Contêineres, Qualidade e Segurança na nuvem
"Muitas equipes encontram dificuldades em configurar e automatizar estágios mais avançados da sua pipeline, o que consome muito esforço e gera um grande obstáculo para uma adoção efetiva da Entrega Contínua. Como ""turbinar"" a adoção de pipelines de entrega que contemplem uma boa diversidade de testes, como testes funcionais, de desempenho e de segurança?Nesta palestra iremos mostrar como utilizamos contêineres para disponibilizar para as equipes do Estaleiro, a nuvem privada do Serpro, ambientes pré-configurados com diversas ferramentas de testes funcionais, de desempenho e de segurança, que podem ser utilizados como serviço. Isto acelera a adoção das práticas de Entrega Contínua pelas equipes sem que elas percam o foco no que realmente interessa: gerar valor para o negócio." (Misael da Silva Santos)
talvez
com certeza
Jenkins por dentro e por fora
Uma visão geral do Jenkins e um caso real de criação de plugin em Java de rodar scripts Oracle pelo SQL*Plus (https://wiki.jenkins-ci.org/display/JENKINS/SQLPlus+Script+Runner+Plugin) (Fernando Boaglio)
talvez
com certeza
Serpro Estaleiro: Plataforma como Serviço e DevOps de Verdade
Como a criação de uma infraestrutura de plataforma como serviço possibilitou a aplicação real de DevOps no SERPRO (Gleison Tavares Diolino)
talvez
com certeza
DevOps não é só ferramenta!
Palestra sobre os desafios da cultura DevOps em relação à sua banalização e mal uso através de propostas tecnológicas que não levam em conta a mudança de cultura necessária para a implantação de um time DevOps produtivo e ágil. (Bruno Rafael de Medeiros Silveira)
talvez
com certeza
Blameless: A culpa não é sua
Ainda é muito praticado a cultura de responsabilizar as (outras) pessoas nas organizações por falhas, erros em incidentes e problemas. Uma das maneiras de mudar é implementar a cultura Blameless (Postmortem), ela tem o objetivo de não apontar para pessoas mas sim identificar e corrigir nos processos a causa da ocorrência. Blameless é muito importante para o aprendizado e crescimento das equipe nas organizações, ela é parte fundamental para que o Second e Third Way (The Three Way) seja bem implementado. Blameless também é aplicado em outras indústrias como aviação e engenharia. (Fernando Ike)
talvez
com certeza
Docker, Rancher e a Hospedagem de Produtos Interlegis
Como o Docker e o Rancher facilitaram o trabalho de criação e manutenção de serviços hospedados para Casas Legislativas no Interlegis (Fábio Kaiser Rauber)
talvez
com certeza
Serverless & DevOps
"Serverless é um estilo de arquitetura onde não temos servidores*, lidando apenas com serviços de terceiros. Isso significa escalabilidade quase infinita, menos downtime e menor manutenção. Claro que Serverless não é a resposta para qualquer problema, mas pode ser uma boa escolha.Nessa talk, vou desmistificar o conceito de Serverless, apresentando os principais provedores, arquiteturas, pontos positivos e negativos – e como a cultura DevOps se encaixa nesse novo paradigma.* Brincadeira: Serverless ainda tem servidores ;)" (Jonatas Baldin)
talvez
com certeza
Testes de Infraestrutura na Prática
"Como as práticas de testes tem influenciado o desenvolvimento de infraestrutura? Quais práticas e ferramentas a comunidade de Ansible e Puppet tem adotado? Quais principais diferenças de *estratégia* e o que muda no mundo imutável dos containers.Saindo dos testes unitários, integração e aceitação até chegarmos em práticas mais modernas como testes de resiliência (chaos engineering). Entenda como testes podem ajudar a amplificiar seus ciclos de feedback, reduzir MTTR e aumentar sua velocidade de desenvolvimento." (Jairo da Silva Junior)
talvez
com certeza
A arquitetura de monitoramento da plataforma de vídeos da Globo.com
"Nessa palestra pretendo apresentar a arquitetura de monitoramento da plataforma de vídeos da Globo.com, que constitui um dos componentes mais críticos e estratégicos da empresa.Pretendo apresentar seus componentes principais (desde o player até os software de visualização de dados) e como se foi sua evolução ao longo dos últimos meses.Com um grande enfoque na arquitetura da solução, pretendo apresentar os desafios, as razões por trás das escolhas que fizemos, os tradeoffs das implementações e os próximos passos.Alguns dos componentes que serão abordados serão:- o player de vídeos da Globo.com- as métricas de usuário (coletadas via client-side)- as métricas de sistema (coletadas via server-side)- Kafka, como barramento de streaming de mensagens- ELK, para coleta e armazenagem de métricas- Parquet, para Big-Data- Graphite, para consultas de séries temporais- Grafana, para visualização de dados" (Lucas Moreira Rodrigues Costa)
talvez
com certeza
Fazendo entregas continuas no governo federal
Em um órgão do primeiro escalão do governo federal, estamos aplicando um modelo de DevOps com entregas continuas a cerca de 2 anos. Com uma média de uma entrega a cada 2,5 dias, a nosso experiência demonstra que este modelo não só é vantajoso como traz muitos benefícios. Nesta apresentação explicaremos algumas das técnicas DevOps utilizadas, como Canary Releases, Modelo de Testes, Monitoração Continua e Gerenciamento Contínuo Baseado no Prince 2. (Marcos Macedo)
talvez
com certeza
DevOps, a revolução ruidosa
A cultura DevOps está modificando radicalmente como as organizações planejam, produzem, mantém seus produtos e serviços numa escala sem precedentes em toda história da TI, não importando o tamanho da empresa. A cultura DevOps está sobre o ombro de gigantes, saiba quem são e como o legado deles impactam profundamente a cultura DevOps. E descubra como transformar organizações de baixa produtividade em alta performance. (Fernando Ike)
talvez
com certeza
API para automação de DevOps
Como utilizar a API da Cloudez para automatização o provisionamento, configuração, gerenciamento e monitoramento da sua infraestrutura cloud (Arthur Furlan)
talvez
com certeza
Pipeline de módulos Puppet com GitLab e Jenkins
Nesta palestra vamos demonstrar o processo de integração entre GitLab e Jenkins para criar uma esteira de testes automatizados para módulos Puppet. ( Por: Guto Carvalho )
talvez
com certeza
Automação de processos em empresas tradicionais
"Vou mostrar como implementamos uma cultura de automação de processos de infraestrutura, segurança e deploy em uma empresa tradicional. Demonstrar exemplos de métricas que pode ser coletadas para evidenciar os ganhos obtidos, sejam eles do ponto de vista de governança, processos e também financeiros. Reduzimos quase 500k reais com automação somente no ano de 2016. Falaremos sobre os principais desafios e quais foram os ""atalhos do campo"" para chegar ao sucesso." (Luiz Henrique de Souza)
talvez
com certeza
Lean DevOps: O quê? Quando? Onde?
Iremos discutir na palestra e também como ferramentas do pensamento Lean (Lean Thinking) podem ajudar na necessária transformação corporativa. Discutiremos algumas idéias acerca de KPI, Kanban, Smart Goals, Hoshin Kanri e outras para que instituções de todos os tamanhos e seguimentos tenham a agilidade pretendida, potencialize a entrega de serviços resilientes e, principalmente, com eficência ao negócio e com resultados sustentáveis de investimento.Até lá! (Adriano Vieira)
talvez
com certeza
DevOps: Workshop é necessário
Como começar a praticar DevOps e não simplesmente automatizar a "bagunça"? Este é o workshop que destila os conceitos básicos com exercícios práticos de como aplicar DevOps numa organização através dos conceitos em que DevOps é fortemente inspirado como Toyota Production System, Lean, PDSA. NÍVEL: Iniciante (Fernando Ike)
talvez
com certeza
Codando seu chatbot opensource com Rocket.Chat e HubotNatural
Oficina de criação de Chatbots Opensource, usando o Rocket.Chat e HubotNatural
talvez
com certeza
Uso de nuvens públicas pelo setor público: como evitar o aprisionamento nos provedores de serviços de nuvem?
O interesse do setor público brasileiro em utilizar nuvens públicas tem sido cada vez maior, numa realidade de forte redução orçamentária, necessidade de aumento da eficência e agilidade e cobrança da sociedade por um governo mais digital. Ao mesmo tempo que oferece diversas oportunidades para o enfrentamento desta realidade o uso de nuvens públicas pelo setor público também apresenta um grande risco: o aprisionamento das organizações públicas nos provedores de serviços de nuvem. Nesta palestra vou apresentar um conjunto de práticas que buscam mitigar os principais riscos de aprisionamento das organizações públicas em provedores de serviços de nuvem. (Vinícius de Faria Silva)
talvez
com certeza
Case APPAI: Implementando DevOps em um ambiente legado na arquitetura .Net
A APPAI é uma organização beneficente do estado do Rio de Janeiro que atende mais de 200 mil associados na área de benefícios sociais. Desde 1986, o ambiente tecnológico da APPAI vem sendo desenvolvido em diversas tecnologias Microsoft (VB.Net, C# Webforms e C# MVC com arquitetura SOA). Em 2015, foi iniciado o projeto de implementação de DevOps com foco em automação de tarefas de gerência de configuração, testes, implantações e processos de aprovação. Neste trabalho, vamos apresentar a estratégia adotada na APPAI para a integração dos sistemas legados com novas aplicações usando uma arquitetura baseada em microserviços e containers Dockers com MongoDB. (Marcelo Nascimento Costa)
talvez
com certeza
Persistência de dados em containers com REX-Ray
Minha proposta é falar sobre um melhor controle sobre volumes de containers Docker utilizando o driver REX-Ray. Permitindo assim ter mais flexibilidade para trabalhar com persistência de dados dentro dos containers (Gabriel Martins Andrade)
talvez
com certeza
DevOps State of Union 2017
A ideia dessa palestra é fazer uma rápida introdução à DevOps e mostrar o resultados em números dos últimos 8 anos do movimento DevOps no mundo. NÍVEL:: Iniciante ( Por: Guto Carvalho )
talvez
com certeza
Aplicações no piloto automático com o padrão autopilot
Automatizar tarefas repetitivas de carater operacional como inicio, scala, reconfiguração e recuperação da aplicação é uma atividade necessária para a camada de operações. Entretanto se isso for feito manualmente, a atividade pode ser propensa a falhas. Para resolver este problema os profissionais de devops tentam usar padrões que tentam diminuir a necessidade de configuração. Em kubernetes/swarm temos uma camada de services que é responsável pelo balanceamento e conhecimento dos pods/containeres que estão em execução, agregando em um unico ponto o acesso a estes containres. Esta solução nem sempre é ideal, pois a aplicação pode ter a necessidade de se reconfigurar, em caso de falhas por exemplo. o padrão autopiloto permite uma abordagem mais reativa para as aplicações no cluster permitindo uma melhor integração entre os componentes que contém uma aplicação. (Carlos Alberto Rodrigues de Oliveira Santana)
talvez
com certeza
DevSecOps: Adotando uma cultura de segurança ágil
Compartilhar a experiência de como nós no Banco Safra, uma das maiores instituições financeiras do país, adotamos práticas de segurança dentro da cultura DevOps. (Bruno Dantas)
talvez
com certeza
Puppet 5: Tudo o que você precisa saber para migrar seu ambiente
Nesta palestra falaremos sobre o recente Puppet 5, passando pelas principais novidades e mostrando um caminho seguro e eficaz para migrar seu ambiente para essa nova major version. ( Por: Guto Carvalho )
talvez
com certeza
DevOps com Kubernetes
"Iremos fazer um overview sobre o Kuberentes. Falar sobre a arquitetura, sobre o que é o Kubernetes, o que podemos fazer com ele, e os problemas que ele resolve. Ao final iremos rodar ao vivo algumas demos, mostrando: Autoscaling horizontal, Explicando Replication Controller, Helthcheck - Liveness probeness, Rolling update e Jobs" (Jonathan Dias Baraldi)
talvez
com certeza
Site Reliability Engineering - Uma cultura de vanguarda!
Esta talk visa apresentar os conceitos do Site Reliability Engineering, que foi criado no Google em 2003, muito antes da explosão do termo DevOps e que está ganhando mercado cada vez mais. (Pery Lemke)
talvez
com certeza
Cloud DevOps Mobile
Entrega contínua para Apps Móveis usando serviços de nuvem (Cristiano Gomes)
talvez
com certeza
Aplicando SCRUM em times de Operação
Nesta palestra vamos falar de SCRUM sendo aplicado em times de operação. Vamos entender o que funciona, o que não funciona e como adaptar o modelo para ajudar times de operação a melhorar sua comunicação e colaboração. ( Por: Guto Carvalho )
talvez
com certeza
Submit
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms