INFLUÊNCIAS GENÉTICAS E AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DE RITMOS CIRCADIANOS EM LACTENTES
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (T.C.L.E.)
Título do estudo: INFLUÊNCIAS GENÉTICAS E AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DE RITMOS CIRCADIANOS EM LACTENTES (CAAE: 85670217.0.0000.5013).

1. O estudo se destina a investigar se há relação do desenvolvimento infantil e do sono com o ritmo circadiano (eventos cíclicos com períodos de aproximadamente 24 horas) em lactentes e saúde mental e cronotipo (preferência por determinados horários) materno no domicílio e condição socioeconômica familiar.

2. A importância deste estudo é a de melhor entender estes aspectos e que este conhecimento poderá ser útil para o desenvolvimento estratégias interventivas sobre o desenvolvimento infantil.

3. O resultado que se deseja alcançar é o seguinte: identificar a associação entre ritmos biológicos (eventos cíclicos relacionados ao ciclo claro escuro do ambiente) e o desenvolvimento infantil.

4. A coleta de dados começou em maio/2018 e terminará em dezembro/2021.

5. O estudo será feito on-line.

6. A sua participação consistirá em responder questões de múltiplas escolhas e/ou abertas, sobre o desenvolvimento infantil e sono de seu filho, bem como sobre sua saúde mental e cronotipo e condição socioeconômica familiar. Isso levará em torno de 30 minutos para responder.

7. Os incômodos e possíveis riscos à sua saúde física e/ou mental são: sentir leve desconforto ao responder questionários em ambiente virtual. Esses cessarão tão logo seja concluída a participação ou na decisão de não seguir com a pesquisa.

8. Os benefícios esperados com a sua participação na pesquisa, mesmo que não diretamente são: melhorias nas atitudes e práticas em relação ao sono infantil e, consequentemente, um melhor estado de saúde e desenvolvimento da criança.

9. Você poderá contar com a seguinte assistência: orientação/indicação para procurar ajuda profissional, caso haja algum indício de alterações detectada pelos questionários da pesquisa ;

10. Você será informada do resultado final do projeto e sempre que desejar, serão fornecidos esclarecimentos sobre cada uma das etapas do estudo.

11. A qualquer momento, você poderá recusar a continuar participando do estudo e, também, que poderá retirar seu consentimento, sem que isso lhe traga qualquer penalidade ou prejuízo.

12. As informações conseguidas através da sua participação não permitirão a identificação da sua pessoa nem do seu filho, exceto para a equipe de pesquisa, e que a divulgação das mencionadas informações só será feita entre os profissionais estudiosos do assunto após a sua autorização.

13. O estudo não acarretará nenhuma despesa para você.

14. Você será indenizado(a) por qualquer dano que venha a sofrer com a sua participação na pesquisa (nexo causal).

15. Você receberá essa via do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por e-mail.

Essa pesquisa é regida pela Resolução 510/16.

Endereço dos responsáveis pela pesquisa:
Instituição: Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
Centro de Medicina Circadiana (CMC) - Faculdade de Medicina (FAMED)
Campus A.C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n - Tabuleiro do Martins, AL, 57072-900
Telefone: (82) 3214-1858
Orientador da pesquisa: Prof. Dr. Tiago Gomes de Andrade
Contato da pesquisadora: Profa. mestra Larissa Tenório Andrade Correia
E-mail: larissa.correia@arapiraca.ufal.br
O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas analisou e aprovou este projeto de pesquisa (parecer de n° 3.986.722). E-mail: comitedeeticaufal@gmail.com

Declaro que entendi os objetivos da pesquisa, riscos e benefícios quanto a minha participação

Email address *
*
Seu nome: *
Telefone com DDD: *
Cidade: *
Estado: *
Clique em próxima, caso tenha aceitado participar da pesquisa.
Desde já agradecemos sua colaboração!
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy