Inquérito Basílica dos Mártires
Introdução e Objetivo:

Ricas de história, a identidade de cada uma das paróquias do Chiado — Nossa Senhora dos Mártires e Santíssimo Sacramento - deve ser preservada. Hoje em dia, em virtude do despovoamento do centro histórico de Lisboa, são paróquias com escassa população residente. Em seu lugar, são quotidianamente visitadas por inúmeros turistas e "paroquianos não residentes": os que aqui trabalham ou são atraídos pela beleza das igrejas ou pelas seculares tradições destas paróquias. Por uma ou outra razão, constituem referências eclesiais para muitos fiéis, o que exige uma resposta pastoral específica, que vá ao encontro da mobilidade e diversidade dos ritmos de vida das pessoas, dos turistas e dos "paroquianos não residentes", mas também dos que, sós, tristes, desiludidos, marginalizados, deambulam pela cidade e se concentram no seu centro histórico. Uma resposta pastoral que transforme estas "igrejas-museu" numa porta de esperança aberta e um espaço de acolhimento para todos.

O Conselho Pastoral Paroquial, ainda há pouco tempo constituído, e também ele formado por paroquianos que, na sua esmagadora maioria não residem no Chiado mas "adotaram" estas paróquias, pretende conhecer melhor a realidade destas comunidades tão atípicas e encontrar uma resposta pastoral para as expectativas e aspirações dos fiéis e visitantes que nelas se cruzam e, queira Deus, constituir com os fiéis que nelas queiram fixar-se, como uma fraternidade animada pelo espírito de unidade, que seja uma presença credível da Igreja no coração da cidade. Eis porque fazemos chegar à sua mão este inquérito, na esperança que perca uns minutos a preenchê-lo.

Bem haja!

Basílica de Nossa Senhora dos Mártires
Reside na Paróquia? *
Se não reside, porquei veio à Igreja?
Your answer
Está de passagem? *
Frequenta habitualmente uma destas Paróquias? *
Assinale aquilo que mais o atrai e com o que gostaria de colaborar *
Nesta opção gostaríamos de saber o que mais gosta na Paróquia dos Mártires e Sacramento e em que áreas estaria disposto a colaborar.
Required
Que actividades, no seu entender, deveriam ser criadas e melhoradas?
Your answer
Qual o seu género *
Grupos etários *
Para o caso de querer identificar-se para posteriores contactos indicar o nome o e-mail e número telefone:
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms