Ciclo de Estudos - Encontro 2 | "(DE)FORMAÇÃO: PEDAGOGIA DO ESQUISITO" com T. Angel, por Marcos Abranches Cia.

A Marcos Abranches Cia. convida todes interessades em participar do Ciclo de Estudo, 2º encontro, que acontecerá no dia 18 de março 2023, sábado, das 10h às 16h na UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI, em parceria com os Cursos de Dança e Teatro. A coordenação estará sob a responsabilidade de T. ANGEL, que desenvolverá o tema: "(De)Formação: Pedagogia do Esquisito". A proposta objetiva repensar dos corpos, e será conduzido por T. Angel, artista, performer, bacharel em História, Mestranda em Educação (USP), no Programa de Sociologia da educação: desigualdade e diferença, desenvolvendo pesquisas sobre corpas monstras na educação, atuando também como coordenadora pedagógicos em escolas da rede pública de ensino.

DATA: 18/03/2023
HORÁRIO: 10h às 16h
LOCAL: Universidade Anhembi Morumbi - R. Dr. Almeida Lima, 993 - São Paulo, SP.
LIMITE DE INSCRITOS: 30 pessoas, ordem de inscrição.
Inscrições até 16/03/23, ou até atingir o limite de inscritos.

A história do Brasil é marcada por processos que envolvem a exclusão e negligência de determinados grupos de pessoas, principalmente aqueles que historicamente sofreram com a desumanização, subalternização e opressão. Essa marca viva afetou – e ainda afeta – a vida de milhares de pessoas, e também estudantes, professoras e demais profissionais da educação, fazendo com que suas participações, acessos e presenças sejam atropelados por obstáculos. A escola – enquanto instituição – precisa reconhecer e assumir a sua responsabilidade enquanto produtora e reprodutora de violências e se comprometer aberta e publicamente no enfrentamento direto contra as estruturas que fomentam as injustiças sociais, desigualdades e os sistemas de necropolítica. São dessas reflexões, relações e atravessamentos - que sublinham as tensões entre as pessoas excluídas e o espaço escolar - que vem se rabiscando a Pedagogia do Esquisito. Como um ato de (des)aprender e (re)ensinar sensível, crítico e potente o suficiente para colaborar com a construção de outros contextos e narrativas possíveis.

T. Angel é uma pessoa trans não-binárie que tem graduação em História, especialização em Educação Inclusiva. T. Angel, artista, performer, bacharel em História, Mestranda em Educação (USP), no Programa de Sociologia da educação: desigualdade e diferença, desenvolvendo pesquisas sobre corpas monstras na educação, atuando também como coordenadora pedagógicos em escolas da rede pública de ensino. Tem pesquisado nas últimas décadas sobre a modificação corporal e diferentes usos do corpo, como a prática da suspensão. Dentro desse campo de pesquisa investiga e vive aquilo que entende como teoria freak. Trabalha desde 2005 com performance art e levou o seu trabalho para diferentes partes do Brasil. A sua pesquisa no campo das artes está focada na exploração dos limites e fronteiras psicofísicas. Questionando e friccionando o que é ser humano e o que pode o corpo. É ativista pelos direitos humanos e dos animais, com forte atuação nos movimentos LGBTQIA+ e Freak. Em 2015 publicou o livro A Modificação Corporal no Brasil – 1980-1990 e o Manifesto Freak. Criou a plataforma FRRRKguys em 2006 e é responsável pelo Grupo de Estudos Sobre Modificações Corporais – GESMC desde 2014. 

www.tang3l.com 

Este projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo  - Secretaria Municipal de Cultura

Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Nome completo *
RG *
E-mail *
Whatsapp com DDD *
Em breves palavras, diga os motivos que te levam a se interessar por este tema (máximo 500 caracteres) *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy