JavaScript isn't enabled in your browser, so this file can't be opened. Enable and reload.
Farmacêutico/Bioquímico - Nível Superior - Teste I
↓
Nossos Sites
↓
questoesdeconcursos.net
concursonews.com
Sign in to Google
to save your progress.
Learn more
* Indicates required question
QUESTÃO 01 - (NUCEPE/UESPI - 2014 - Prefeitura de Parnarama/MA - Farmacêutico/Bioquímico) Área absortiva, fluxo sanguíneo no local da absorção, estado físico do fármaco, hidrossolubilidade da substância e sua concentração no local de absorção são fatores determinantes de absorção dos fármacos administrados por via:
*
2 points
a) Intramuscular
b) Subcutânea
c) Oral
d) Retal
e) Sublingual
QUESTÃO 02 - (NUCEPE/UESPI - 2014 - Prefeitura de Parnarama/MA - Farmacêutico/Bioquímico) Sobre o diagnóstico laboratorial das hepatites é INCORRETO afirmar:
*
2 points
a) HBsAg (Antígeno de superfície do vírus da Hepatite B) está presente na hepatite B, tanto na condição aguda como na crônica.
b) Anti-HBs (Anticorpo contra o Antígeno de superfície do vírus da Hepatite B) é o marcador para a fase de imunização da hepatite B.
c) Anti-HBcM (Anticorpos IgM contra o córion do vírus da Hepatite B) é um marcador de infecção aguda de hepatite B.
d) Anti-HCV (Anticorpos contra o vírus da Hepatite C) é marcador de fase crônica da hepatite C.
e) Anti-HAVIgM está presente na fase aguda da hepatite A e o Anti-HAVIgG está presente na fase crônica da hepatite A.
QUESTÃO 03 - (NUCEPE/UESPI - 2014 - Prefeitura de Parnarama/MA - Farmacêutico/Bioquímico) Sobre o Coagulograma, NÃO podemos afirmar:
*
2 points
a) Velocidade de Hemossedimentação: resultado de sedimentação das plaquetas e atividade das substâncias plasmáticas, principalmente o fibrinogênio e as proteínas de fase aguda.
b) Tempo de Atividade da Protrombina: as anormalidades na via extrínseca e comum da cascata de coagulação podem prolongar o TP (fatores VII, V, X, protrombina ou fibrinogênio).
c) Tempo de Tromboplastina Parcial: avalia as vias intrínseca e comum da cascata da coagulação (pré-calicreína, cininogênio de alto peso molecular, fatores XII, XI, IX, VIII, X, V, protrombina e fibrinogênio).
d) Tempo de Sangramento: é um indicador de alterações numéricas (quantitativas) e funcionais (qualitativas) das plaquetas.
e) Prova do Laço: mede a hemostasia primária através da observação do número de petéquias.
QUESTÃO 04 - (NUCEPE/UESPI - 2014 - Prefeitura de Parnarama/MA - Farmacêutico/Bioquímico) São objetivos de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica, EXCETO
*
2 points
a) Estabelecer critérios para: a inclusão e a exclusão de medicamentos; a determinação de medicamentos de uso restrito; a prescrição e a dispensação.
b) Selecionar os medicamentos de acordo com o perfil epidemiológico local e que possuam eficácia e segurança terapêuticas comprovadas.
c) Observar disponibilidade no mercado, menor risco/benefício, menor custo/tratamento, maior estabilidade e propriedade farmacocinética mais favorável, apresentação de melhor comodidade de uso para o paciente e facilidade de armazenamento.
d) Definir o elenco de medicamentos que irá constituir o Guia Farmaco-terapêutico, assim como, a forma e os tipos de anexos a serem incluídos.
e) Relacionar os medicamentos por grupo terapêutico, utilizando a denominação comercial e especificações (concentração, forma farmacêutica e apresentação).
QUESTÃO 05 - (NUCEPE/UESPI - 2014 - Prefeitura de Parnarama/MA - Farmacêutico/Bioquímico) Quanto à resistência bacteriana, podemos afirmar:
*
2 points
a) O antibiótico é um fator de seleção que elimina as bactérias que resistem à ação dos antibióticos e seleciona as bactérias que apresentam sensibilidade.
b) O aumento da incidência de infecções microbianas resistentes a antibióticos, adquiridas nos hospitais, mas não na comunidade, tem chamado à atenção das autoridades de saúde.
c) Com o aumento da resistência bacteriana, nos últimos anos houve um aumento no número de antibióticos aprovados pelo FDA.
d) O sequenciamento do genoma revelou que um pequeno número de genes de resistência está presente em todas as bactérias.
e) O desenvolvimento de técnicas moleculares contribuiu para a identificação bacteriana, através do sequenciamento do DNA ou do gene 16S rRNA, o qual é altamente conservado e universal a todas as bactérias.
Submit
Clear form
Forms
This content is neither created nor endorsed by Google.
Report Abuse
Terms of Service
Privacy Policy
Help and feedback
Contact form owner
Help Forms improve
Report