Lição 12 - Mudança sem Autorização
Embora já tenhamos visto que o sábado é o dia bíblico de repouso, instituído por Deus, observado pelos crentes, nos dias do Antigo Testamento, bem como pelo próprio Jesus e Seus seguidores, nos tempos do Novo Testamento, a maioria dos cristãos, hoje, santifica o domingo. Quem fez ou autorizou a mudança? Tem ela o apoio das Escrituras? Neste estudo, essas questões serão esclarecidas.

Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Lição 12 com o Pr. Nilton Lima
Seu Nome completo: *
Cidade e Estado: *
Telefone: *
1 - Quantos e quais são os textos bíblicos que falam do domingo? Mateus 28:1; Marcos 16:1, 9;Lucas 24:1; João 20:1, 19; Atos 20:7; 1 Coríntios 16:2 *
Nenhum dos versos acima se refere ao domingo como dia de adoração. Na Bíblia, o símbolo da ressurreição de Cristo é o batismo e não o domingo (Rm 6:3-8). Esses textos mencionam fatos que aconteceram no primeiro dia da semana, mas nenhum deles afirma que o primeiro dia da semana, o domingo, substituiu o sábado como dia de guarda.
2 - O que ocorreria na igreja cristã antes da volta de Jesus? 2 Tessalonicenses 2:3, 4; Daniel 8:12 *
A igreja de Cristo no decorrer dos séculos passaria por um período de apostasia (abandono de verdades bíblicas) e seria dominada por pessoas que não seguiriam a verdade, introduzindo nela costumes e práticas pagãos.
3 - Que prática era observada entre os pagãos nos tempos de Moisés? Deuteronômio 4:19; 17:2, 3 *
Nos tempos de Moisés os pagãos adoravam o sol, a lua e as estrelas, astros colocados no firmamento dos céus para “fazerem separação entre o dia e a noite”, para demarcarem “sinais, para estações, para dias e anos” e “alumiar a terra” (Gn 1:14-15). A criação era adorada em lugar do Criador (Rm 1:25).
4 - Que costume havia entre o povo de Deus nos tempos de Moisés? Êxodo 16:22, 23; Atos 15:21 *
Ao longo da história o povo eleito continuou a obedecer aos mandamentos conforme registrado em Êxodo 20. A santificação deste dia foi acompanhada pelo milagre semanal do maná que não caía no sétimo dia. Guardar o sábado é sinal de que pertencemos ao verdadeiro Deus e aceitamos Sua soberania (Ez 20:12).
5 - Que hábito Jesus e o apóstolo Paulo tinham em comum? Lucas 4:16; Atos 17: 2 *
Ambos tinham o costume de participar ativamente dos cultos na sinagoga aos sábados, pregando,ensinando. Das leituras bíblicas feitas na sinagoga Jesus e Paulo extraíam lições espirituais práticas que atraíam as pessoas para ouvi-los.
6 - Como Jesus considera certas práticas cristãs que não têm fundamento bíblico? Marcos 7: 6-8, 13 *
E em vão Me adoram, ensinando DOUTRINAS que são preceitos de HOMENS.A observância do domingo está estabelecida na tradição – em mandamentos de homem. Cristo disse claramente que O adoravam em vão, seguindo tradições impostas aos homens pelos líderes judeus. De igual maneira, a observância do domingo é tradição de homens e, portanto, não é aceitável a Deus.
Quem ordenou a guarda do domingo e quando isso ocorreu?
Foi o imperador Constantino, no dia 7 março do ano 321 d.C. A igreja romana adotou oficialmente a observância do domingo no ano 364 d.C. (Concílio de Calcedônia). Constantino era adorador do deus Sol. Converteu-se superficialmente, trazendo para a igreja cristã essa e outras práticas pagãs. “O Mandamento da Igreja determina e especifica a Lei do Senhor: Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa.” – Catecismo da Igreja Católica; edição revisada de acordo com o texto oficial em latim (Edições Loyola, 10ª edição, julho de 2000), p. 570.
7 - Quem instituiu a observância do sábado e quando isso ocorreu? Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11 *
Na semana da criação, no sétimo dia, Deus instituiu o sábado e colocou sobre ele um diferencial tríplice: descanso, bênção e santidade. Não importa com que sinceridade a pessoa guarde outro dia da semana, isso não o torna santo. Apenas Deus pode tornar um dia santo.
8 - Quem deve ter prioridade em nossa obediência? Atos 5:29; Tito 1:14 *
Antes importa obedecer a DEUS. Não se importem com mandamentos de HOMENS desviados da VERDADE. Jesus é o centro de nossa adoração e serviço. Separou o sábado como dia especial de relacionamento com Ele. Ser fiel na observância do sábado é demonstrar amor a Jesus. Ver Apêndice 3 na lição do aluno.Podemos escolher entre obedecer a Deus ou ao homem, os mandamentos divinos ou os mandamentos de uma igreja. Podemos escolher guardar o primeiro dia, domingo, a contrafação, ou o sétimo dia, sábado, o verdadeiro. Nossa escolha do dia de culto indica quem escolhemos como Senhor.
Recapitulação
A palavra “domingo” não aparece na BÍBLIA e sim primeiro dia da semana”.
Constantino trouxe o domingo (dia do Sol) do paganismo e permanece até os dias de hoje. Os pagãos adoravam o SOL no primeiro DIA da semana. O decreto de Constantino data SETE de março do ano 321 d.C.


Reflexão: Só há segurança na obediência plena aos mandamentos de Deus. Lembre-se das palavras de
nosso Salvador: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”.
Compromisso de fé: *
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy