Pós Graduação Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar
Nada preocupa mais pais, educadores, instrutores e equipes de saúde, perceber que seus esforços para o ensino, treinamento e recuperação da saúde estão sendo em vão. A dificuldade de aprendizagem é um dos primeiros sintomas de que algo está errado, seja durante o processo, seja pela ausência do mesmo, no caso do ambiente hospitalar.

Pais e educadores, sobretudo de escolas particulares, buscam formar indivíduos cada vez mais competitivos, capazes de passar no ENEM, nas universidades federais, concursos e outros processos seletivos. Quando o objetivo esbarra na dificuldade em aprender, a Psicopedagogia Clínica é a área mais solicitada para diagnosticar e intervir.

Nas escolas públicas, a Psicopedagogia tem um caráter de maior inclusão social, derrubando as barreiras da fome, das distâncias, das escolas precárias... permitindo um plano de ação para a superação dos problemas de aprendizagem decorrentes desse cenário, auxiliando os pais, o aluno e equipe técnico-pedagógica.

A Psicopedagogia hospitalar vem crescendo cada vez mais em termos de mercado de trabalho. A disseminação das PICS – Práticas Integrativas Curriculares de Saúde e o reconhecimento de que a prevenção da doença e a cura se fazem pela integração de fatores psíquicos e físicos num ambiente humano e acolhedor, requerem a formação de profissionais com uma visão crítica e abrangente, sobre os problemas de aprendizagem. Sua contribuição nas equipes multidisciplinares vem sendo cada vez mais reconhecida e requisitada.

Nas empresas, onde o cenário torna-se cada vez mais competitivo, compreender as causas da dificuldade de aprendizagem nos treinamentos ministrados que se rebatem sobre o desempenho profissional, tem ficado a cargo dos psicopedagogos institucionais que integram o corpo técnico das equipes de treinamento.

Email address *
Conquiste uma nova profissão: Psicopedagogia Clínica, uma especialização cada vez mais requisitada por pais e educadores
OBJETIVO - aprender para ajudar a aprender
Ao final do curso o profissional especialista estará apto a:

• Desenvolver uma ação preventiva e terapêutica das dificuldades de aprendizagem no nível clínico, hospitalar e institucional;
• Conhecer os problemas e situações que impactam o processo de aprendizagem, em diferentes contextos, a fim de facilitar a aquisição de uma visão sistêmica e superar desafios inerentes aos processos de ensino e de aprendizagem;
• Amenizar a situação de risco psicossocial de crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizado.
• Realizar avaliação psicopedagógica, elaborar diagnóstico e preparar um plano de intervenção para indivíduos que apresentem problemas de aprendizado.
• Integrar equipes multidisciplinares de saúde e educação no sentido de contribuir para a melhoria do espaço, métodos e técnicas do processo de aprendizagem.
• Pesquisar e propor ações no processo de aprendizagem humana: seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia.

Psicopedagogia Institucional - escolas, empresas e hospitais - um mercado que cresce a cada dia
A Psicopedagogia Hospitalar vem sendo indicada por profissionais de diferentes áreas, como, médicos, psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas...
PÚBLICO - ALVO - para quem é o curso
Profissionais graduados na área da Educação e da Saúde interessados em aprimorar seu conhecimento para desenvolver-se na orientação e atendimento: Educadores Sociais, Professores, Pedagogos, Coordenadores e Diretores, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e áreas afins.
ÁREAS DE ATUAÇÃO - O QUE ESSE CURSO PODE FAZER PELA MINHA CARREIRA
A especialização em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, permitirá ao profissional atuar em:

1 – Psicopedagogia clínica – individual e grupal - poderá abrir seu próprio consultório ou clínica, prestar atendimento individual ou em grupo;
O psicopedagogo clínico atende crianças, jovens e adultos em consultórios e clínicas especializadas. A partir das terapias, o profissional realiza o diagnóstico e propõe as técnicas para solucionar o problema e orientar os pais. O trabalho é feito em conjunto com outros profissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros.

2 – Psicopedagogia Institucional
A área institucional não se limita às escolas, mas também universidades, empresas e hospitais. Dessa maneira os trabalhos psicopedagógicos não se restringem apenas a assistência ao problema, mas também, a prevenção e a promoção da saúde, ou seja, desenvolvem atividades com professores, alunos, sujeitos hospitalizados ou em instituições afins para evitar que alguma dificuldade de aprendizagem se instale, além de promover processos de humanização e aprendizagem nos ambientes hospitalares.

2.1. Educacional
O psicopedagogo institucional educacional - trabalha nas escolas, dando assistências aos educadores e demais profissionais da instituição de ensino. O profissional propõe as técnicas e práticas de intervenção psicopegagógica para solucionar problemas no processo de aprendizagem diretamente nos espaços institucionais, além de sugerir medidas que tornem o ambiente educacional mais adequado à auxiliar os alunos a se desenvolverem de forma integral.

2.2. Hospitalar
O acompanhamento pedagógico hospitalar já é uma realidade em muitos hospitais pelo Brasil. Pode-se entender que é uma das ferramentas da humanização hospitalar existentes, além de propiciar a continuidade ao direito de escolaridade das crianças e adolescentes, independente de sua situação.
A Psicopedagogia Hospitalar ajuda esses indivíduos a superar o trauma do ambiente, o longo tempo de internação e a manter a motivação e criatividade que tanto contribuem para a cura e a recuperação mais rapidamente.

2.3. Empresarial
O treinamento empresarial é uma realidade na maior parte das empresas e muitos profissionais especializados em problemas de aprendizagem contribuem com o corpo técnico responsável pelos treinamentos, com métodos adequados ao ensino de adultos, por exemplo, a identificar problemas como alcoolismo e outros que podem interferir na aprendizagem e no desempenho profissional.

3 - Lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em institutos ou combinar mais de uma dessas atividades.

4 - No setor público, poderá participar de concursos públicos, conforme edital dos mesmos.

A Psicopedagogia Empresarial abriu um enorme campo pela sua contribuição nos treinamentos dos colaboradores
MATRIZ CURRICULAR
PSICOPEDAGOGIA CLINICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR

Teoria e Pratica da Psicopedagogia
Diagnóstico, Avaliação e Intervenção
Distúrbios Neurológicos
Educação e Humanização em Hospitais
Metodologia Cientifica
Didática do Ensino Superior
Ética na Saúde
Relacionamento Interpessoal
Trabalho de Conclusão de Curso

CARGA HORÁRIA TOTAL: 620 HORAS
Curso Semi-presencial - Diploma igual ao do presencial
Duração 12 meses

FUNCIONAMENTO DO CURSO
01 encontro mensal
Sábados: 08:30h as 18:00h
Duração Presencial: 12 Meses
Carga Horária Total: 620 horas

PRÓXIMA TURMA

Aula inaugural GRATUITA: 16 de junho de 2019

Período - Junho de 2019 a Maio de 2020 (Período Total Incluindo período de Trabalho de Conclusão do Curso)

Workshop Gratuito - Aula inaugural - 15/06/2019
Tema: As 4 áreas que Pedagogos mais ganham dinheiro ajudando outras pessoas
• Os 5 cursos que um Pedagogo de sucesso precisa fazer
• Como o trabalho voluntário impacta no currículo e por onde começar
• As áreas de atuação da Psicopedagogia Clínica – dicas práticas para um consultório com agenda lotada
• As áreas de atuação da Psicopedagogia Institucional – porque cresce tanto esse mercado e como tirar proveito disso para sua carreira na área educacional, empresarial e hospitalar.
Morgana Bechepeche - Facilitadora
Palestrante, Escritora e Pedagoga
Pedagoga (UFES), autora do livro didático MEU ESTADO, O ESPÍRITO SANTO (Ed. Scipione), MBA em Gerenciamento de Projetos (UCL), Especialização em Inteligência Emocional, Coordenadora do Programa de Treinamento e Produção de Material Didático para trabalhadores portuários em parceria com Faculdade UCL, OGMO-ES e Marinha do Brasil, desde 2009, mais de 3.000 horas de treinamentos ministrados na área de relacionamento interpessoal. Coordenadora do programa de reformulação do ensino da Língua Portuguesa da Prefeitura de Vitória e instrutora de cursos didáticos com técnicas de produção de textos para escolas públicas e particulares.
Reserve sua vaga GRATUITA agora:
Nome Completo *
Your answer
Whatsapp *
Your answer
Graduação *
Your answer
5 BÔNUS GRÁTIS! CONCLUA SUA INSCRIÇÃO
Conclua sua inscrição gratuita no Workshop da aula inaugural que enviaremos os bônus pra você:

 10 LIVROS ESSENCIAIS PARA PSICOPEDAGOGOS E EDUCADORES - Vídeo
 COMO LIDAR COM BIRRAS E CRISES DA CRIANÇA AUTISTA – Vídeo
 MANUAL PRÁTICO DE DIAGNÓSTICO PARA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA – E-Book
 EDUCAÇÃO INCLUSIVA – LIVRO ÚNICO
 ONDE E COMO ATUA O PSICOPEDAGOGO - Vídeo

CONTATOS
Instituto Fênix de Ensino, Pesquisa e Humanização
27 99716 7595 / 27 3222 - 1117
contato8@institutofenix.com
Quer ir além? Passe para a próxima seção para conhecer o cronograma, valores e garantir sua vaga na Pós >>>>
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Instituto Fenix de Ensino e Pesquisa. Report Abuse - Terms of Service