DATA DE REALIZAÇÃO: 23/10
HORÁRIO: 9 às 13h
LOCAL: Auditório | Museu de Arte da Bahia
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Desmontando Borépeteī. Oficina com duração de 4 horas, destinada a pessoas que tenham assistido ao espetáculo. A atividade demonstra os processos criativos do Teatro Popular de Ilhéus, suas técnicas e estéticas. Dirigida por Romualdo Lisboa, com participação do elenco do espetáculo.
Etapas da oficina:
Alongamento e aquecimento – integração silenciosa com o elenco. (20 min)
Pulsação da cena – exercícios de energia e criação de pulsação única. (60 min) + intervalo (10 min)
O corpo e a voz – treinamentos vocais e caixas de ressonância. (30 min)
Partituras corporais – criação de partituras com base no trabalho de corpo e apresentação da técnica do Mondrongo. (60 min) + intervalo (10 min)
Histórico e apresentações – breve relato sobre o Teatro Popular de Ilhéus. (30 min)
Perguntas e curiosidades – bate-papo final com os participantes. (30 min)
Destinada a pessoas que tenham assistido ao espetáculo. (importante comunicar nessa atividade que para participar, devem assistir ao espetáculo na noite anterior)
Ementa: A oficina demonstra por dentro, os processos criativos do Teatro Popular de Ilhéus, suas técnicas e estéticas. Dirigida por Romualdo Lisboa, com a participação do elenco do espetáculo, a desmontagem acontece nas seguintes etapas:
1. Alongamento e aquecimento. À medida que os participantes chegam vão se integrando ao elenco do Teatro Popular de Ilhéus que conduz um alongamento / aquecimento. Nesse momento indicamos silêncio, sem apresentações ou cumprimentos. Duração:20 minutos.
2. Pulsação da cena. Com fluidez a dinâmica passa do aquecimento para a busca de impulsos para a troca de energia. Todos os participantes são levados a exercitar a criação de pulsões internas que geram energia. Na sequência o treinamento leva à troca de energia livre, que permite a criação de uma pulsação única na sala de ensaio. Duração: 60 minutos. Intervalo de 10 minutos.
3. O corpo e a voz. No retorno do intervalo os participantes são conduzidos para a realização de treinamentos vocais que permitem compreender a extensão de cada voz e as variadas caixas de ressonância do corpo. Duração: 30 minutos.
4. Partituras corporais. Após os exercícios de voz, os participantes poderão experimentar a criação de partituras corporais com base no trabalho de corpo executado no início, incluindo canto ou falas. Será apresentada neste momento a técnica do Mondrongo, que consiste numa série de exercícios usados pelo Teatro Popular de Ilhéus para a criação de personagens. Aqui o treinamento exige repetições e aprimoramento dos desenhos de partituras. Ao fim teremos uma pequena cena montada a partir do que cada atriz, ator, construiu no treinamento. Duração: 60 minutos. Intervalo de 10 minutos.
5. Agora sim, são realizadas as devidas apresentações e cumprimentos. Na sequência é apresentado um rápido histórico do Teatro Popular de Ilhéus, suas escolhas éticas, estéticas e políticas. Duração: 30 minutos. 6. Perguntas e curiosidades. Os participantes vão poder fazer perguntas sobre o Teatro Popular de Ilhéus, sobre o espetáculo e suas curiosidades. 30 minutos.