Abaixo Assinado Pela Criação do Parque Nacional Serra Gandarela

De cada oito pessoas no mundo, uma não tem água para beber, perfazendo o total de quase um bilhão de pessoas. O problema não se deve apenas à escassez, mas também à POTABILIDADE de nossas águas, que se tornam cada vez menores pela má utilização dos recursos hídricos, poluição, desmatamentos e transtornos climáticos.

ÁGUA, patrimônio da vida que abrange 70 % do Planeta Terra, sendo 97,5% deste total em água salgada e o restante 2,5% em água doce. Entretanto, de toda água doce do planeta, 69,5% estão congeladas em neve e geleiras, 30,1% em lençóis freáticos (aqüíferos) e apenas 4% na superfície em forma de rios, lagos e vapor na atmosfera.

A região da Serra da Gandarela, localizada entre Rio Acima, Santa Bárbara, Caeté e Ouro Preto (próximo à Serra de Catas Altas – outro refúgio ecológico) é um dos últimos remanescentes intactos do Quadrilátero Ferrífero, rica em nascentes de água com os melhores padrões de qualidade no mundo (classe especial protegida pela resolução federal 357/05 CONAMA/MMA), além de apresentar uma rica biodiversidade, com áreas de Mata Atlântica e de Cerrado que abrigam a fauna, belas paisagens e cavernas. Uma riqueza rara está sendo ameaçada por empresas que querem explorar as reservas minerais locais, destruindo este manancial visando o lucro acima de qualquer conseqüência.

Sendo assim, nós abaixo-assinados, solicitamos ao Instituto Chico Mendes (ICMBIO), órgão federal que trata da criação e gestão de Parques Nacionais, que seja criado, com urgência, um Parque Nacional para proteger a Serra do Gandarela da ameaça de destruição. A criação do Parque Nacional da Serra da Gandarela é uma forma de resguardar estas riquezas naturais, mudando o foco de desenvolvimento para atividades de ecoturismo, que também podem ser viáveis economicamente, de forma sustentável e a longo prazo, sem a perda de tão valioso patrimônio natural.


Fontes:
http://serradagandarela.blogspot.com/
http://www.manuelzao.ufmg.br/folder_informa/folder_ultima/salvem-enquanto-e-tempo...gandarela
http://colunameioambiente.blogspot.com/2009/10/todos-os-olhos-na-serra-da-gandarela.html
http://www.charitywater.org/whywater/
http://www.who.int/water_sanitation_health/dwq/gdwq3rev/en/
http://www.gemswater.org/
http://www.gemswater.org/common/pdfs/gems_ar_2005.pdf
http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf

    Se concorda com a petição acima, ASSINE ABAIXO:

    O preenchimento dos campo é que validará sua assinatura ao ser entregue no documento de petição impresso ao ICMBIO. Siga atentamente às instruções para que os dados tenham valor legal.
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question