CCBB - Brasília | Inscrição para o Curso de Processos Compartilhados
Email address *
ANA FRADE – 22/08, 14H
O Programa CCBB Educativo  —  Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Esta é a terceira edição do curso Processos Compartilhados, que aborda aspectos da concepção, montagem, expografia e reflete sobre as especificidades da exposição presente. Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural.

Partindo de uma visita investigativa à mostra Ex Africa, o curso visa trabalhar o conceito de patrimônio, mais especificamente sua preservação, tal como é entendida e praticada pela Museologia, por meio da conservação preventiva e documentação de bens materiais musealizados, quando em situação de exposição.

Convidada: Ana Frade
Ana é graduada pela Universidade de Brasília em Museologia e em Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas e Desenho. Especialista em Museologia pelo MAE/USP. É servidora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, e entre os anos 2002 e 2016 foi cedida para a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, onde atuou na área museológica e de patrimônio histórico e artístico. A partir de 2010, passou a desenvolver atividades técnicas museológicas no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República – MuN. Concomitantemente com o trabalho no MuN, exerceu o cargo de Gerente do Museu de Arte de Brasília. Desde 2016, presta serviços autônomos de museologia, e é a museóloga da Coleção Sérgio Carvalho - um acervo que no final de 2017 contabilizou 1.950 obras de arte contemporânea brasileira –, sendo responsável por sua documentação, conservação preventiva e assessoramento técnico ao colecionador na sua gestão.

A atividade é gratuita, e são disponibilizadas 25 vagas.
Por favor, preencha corretamente os dados para que possamos entrar em contato com você.
Os selecionados serão comunicados por email.

Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms