Territórios subalternos: O Papel das Irmandades de Homens Pretos na Expansão do Rio de Janeiro Setecentista (Século XVIII).
Olá Pessoal,

Temáticas do Curso :
1.Territórios subalternos: O Papel das Irmandades de Homens Pretos na Expansão do Rio de Janeiro Setecentista (Século XVIII).
2. O Sistema de Organização Coletiva Metropolitano;
3. Devoção e Identidades
4. Aula de Campo.

Investimento de R$ 25,00** por cada aula, totalizando R$ 100,00.
INSTITUTO PRETOS NOVOS - CNPJ 08.171.201/0001-63
DEPÓSITO CAIXA ECONÔMICA - AG.3246- OPERAÇÃO 003 C/C 281-0 OU CREDITO/DEBITO
FAVOR ENVIAR O COMPROVANTE DE DEPÓSITO VIA EMAIL oficinas@pretosnovos.com.br (PARA EFETIVAR A INSCRIÇÃO).

O IPN agradece as adesões.O mini curso terá a verba revertida para o custeio.
Será emitido CERTIFICADO DE HORAS COMPLEMENTARES, para aquele que for assistir todas as aulas.

LOCAL E HORÁRIO:
CDURP - RUA SACADURA CABRAL, 133 - ZONA PORTUÁRIA - RJ (AUDITÓRIO ANDRÉ REBOUÇAS)
TODAS AS AULAS SERÃO A PARTIR DAS 15:00 AS 18:00 HORAS.

AULA EXTERNA - ULTIMA AULA IV - Aproximação de Campo: será dia 09/08/2018, as 10 horas na Cinelândia, próximo ao elevador do metro.

PRIMEIRA PARTE – AULA I (11/07/2018)
Territórios subalternos: O Papel das Irmandades de Homens Pretos na Expansão do Rio de Janeiro Setecentista (Século XVIII).
Your answer
PROPÓSITO:
Apresentar uma narrativa historiográfica acerca do papel das Irmandades de Homens Pretos e na expansão do Rio de Janeiro Setecentista (século XVIII), a partir do micromarco que se estende, longitudinalmente, da Rua da Vala (atual Rua Uruguaiana), a leste, ao Campo de Santana, a oeste; e, latitudinalmente, da Rua Larga de São Joaquim (atual Avenida Marechal Floriano), ao norte, à Rua do Piolho (atual Rua da Carioca), ao sul; Estruturar a proposta dentro de uma abordagem transdisciplinar, perpassando por algumas áreas do conhecimento, como Planejamento Urbano, Relações Internacionais, Cartografia Histórica, Paleografia, Direito, Sociologia, Antropologia, História Urbana e História da Igreja no Brasil e em Portugal.
SEGUNDA PARTE – AULA II (18/07/2018)
O Sistema de Organização Coletiva Metropolitano - As Confrarias Religiosas de Africanos e seus Descendentes em Lisboa
Your answer
OBJETIVO:
Apresentar ao público um panorama acerca do processo de expansão ultramarina lusitano em África, destacando os primeiros movimentos de conquista, missionação e construção da alteridade que empreendeu a Coroa portuguesas no continente (Portugal em África) e das consequências desse empreendimento na Metrópole (África em Portugal) a partir da criação dos primeiros sodalícios religiosos compostos por negros libertos, forros e escravizados na capital portuguesa.
TERCEIRA PARTE – AULA III (25/07/2018)
Devoção e Identidades - A Devoção à Nossa Senhora do Rosário e aos “Santos Negros”
Your answer
OBJETIVO:
Nessa aula, abordaremos a construção do significado do culto à Nossa Senhora do Rosário e aos de nominados ‘Santos Negros”. Destacaremos os principais personagens e acontecimentos históricos e políticos que corroboraram e propiciaram para a difusão dessas devoções entre as populações africanas escravizadas transmigradas de África e Portugal para a colônia portuguesa na América, o Brasil.
ULTIMA AULA IV - DIA 09/08/2018, 10 h
Aproximação de Campo: será dia 09/08/2018, as 10 horas na Cinelândia, próximo ao elevador do metro. - Visitação às Igrejas de Irmandades de Pretos ao longo das Ruas Uruguaiana, Alfândega e Avenida Passos
Your answer
OBJETIVO:
Visita aos templos para compreender a história das igrejas de irmandades de homens pretos no quadrilátero urbano analisado.
NOME DO ALUNO *
Your answer
TELEFONE *
Your answer
EMAIL *
Your answer
IDENTIDADE OU CPF *
Your answer
OCUPAÇÃO DO ALUNO *
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms