SIMULADO CRONOMETRADO MÓD 1
SIMULADO ESPECÍFICO DE FÍSICA - MÓDULO 1
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Nome *
E-mail *
1. (CEFET-SC-MODELO ENEM) – Observe a tira abaixo:
O pensamento da personagem no último quadrinho traduz a relatividade dos conceitos de repouso e movimento. A que podemos atribuir a dificuldade de Jon em perceber a rotação da Terra?
1 point
Captionless Image
Clear selection
2. (UNIP-SP) – O gráfico a seguir representa a velocidade escalar de um móvel em função do tempo.O móvel inverte o sentido de seu movimento
1 point
Captionless Image
Clear selection
3. (USS-RJ-MODELO ENEM)
Com relação à historinha acima, digamos que a limusine passe por dois quebra-molas seguidos, nos instantes t₁ e t₂. Qual é o gráfico que melhor descreve a velocidade do veículo no trecho considerado?
1 point
Captionless Image
Clear selection
4. (MODELO ENEM) – Eduardo foi com seu cachorro ao supermercado. O cachorro tem uma coleira com uma guia com um extenso fio. Na impossibilidade de entrar no supermercado com seu cachorro, Eduardo amarra a extremidade do fio em um poste e vai fazer compras. O cachorro, inicialmente parado junto ao poste, corre com velocidade constante, em linha reta, afastando-se do poste até o fio ficar completamente esticado. Em seguida, o cachorro descreve uma trajetória circular em torno do poste com o fio esticado em seu comprimento máximo e sem enrolar no poste. Depois de um certo tempo, já muito cansado, o cão se dirige lentamente rumo ao poste, com velocidade constante, em linha reta, parando junto ao poste.
Despreze o intervalo de tempo gasto pelo cão para acelerar e para frear.
1 point
Assinale a opção que representa como 
a distância d entre o cão e o poste varia com o tempo t
Assinale a opção que representa como
a distância d entre o cão e o poste varia com o tempo t
Clear selection
5. O gráfico a seguir representa a posição (espaço) de um carro e de um ônibus em função do tempo. O carro e o ônibus podem ter a mesma velocidade escalar instantânea no instante:
1 point
Captionless Image
Clear selection
6. (PISA-MODELO ENEM) – Em alguns parques de diversão, há atrações vertiginosas. A da fotografia tenta simular uma queda livre vertical. Tem quatro cadeiras, com quatro lugares cada uma, que são largadas do alto de uma torre. A 20 metros do chão, começa a freada. A partir do momento em que a cadeira é largada do alto da torre até ao momento em que começa a freada, a distância ao chão, d, em metros, é dada pela seguinte fórmula: d = 100 – 5,0 t² em que t é o tempo de queda, em segundos.
Considere as proposições que se seguem:

( I ) A altura inicial das cadeiras, relativa ao chão, vale 100m
( II ) A queda livre das cadeiras dura 4,0s
( III) O tempo de descida das cadeiras desde sua partida até a chegada ao solo vale √20 s
(IV) Em 1,0s de queda livre, as cadeiras percorrem 5,0m Estão corretas apenas
Estão corretas apenas
1 point
Captionless Image
Clear selection
7. (UERJ-MODELO ENEM) – Considere a tirinha abaixo.
O autor expressa o fato de que o deslocamento é uma grandeza física vetorial. Uma outra tirinha que enfatize esse mesmo caráter vetorial, envolvendo uma grandeza física diferente, não poderá ser elaborada se o conceito físico for o de:
1 point
Captionless Image
Clear selection
8. (MODELO ENEM) – A figura ilustra a foto estroboscópica de um pássaro que percorre uma trajetória curvilínea da esquerda para a direita em movimento uniformemente variado
O intervalo de tempo entre duas fotos consecutivas é constante e igual a 0,10s.Que vetores, dentre os numerados de (1) a (5), você escolheria para representar a velocidade vetorial e a aceleração vetorial no ponto P?
Velocidade Vetorial Aceleração Vetorial
1 point
Captionless Image
Clear selection
9.(UFU) – Um menino está sobre um vagão-prancha de 10,0m de comprimento, que se desloca sobre trilhos retilíneos com velocidade constante de módulo 36,0km/h em relação ao solo. Em um certo momento, o menino começa a se deslocar da parte de trás do vagão e alcança sua frente após 5,0 segundos, com passadas regulares.
Um aluno faz as seguintes afirmações, para o intervalo considerado:
I. A velocidade do menino, em relação ao vagão, tem módulo igual a 8,0m/s.
II. A velocidade do menino, em relação ao solo, tem módulo igual a 12,0m/s.
III. O deslocamento do menino, em relação ao solo, tem módulo igual a 50,0m.
IV. O deslocamento do menino, em relação ao vagão, tem módulo igual a 10,0m.

São corretas:
1 point
Captionless Image
Clear selection
10. (UESB-BA) – Um barco desloca-se, em linha reta, paralela mente às margens de um rio. O barco gasta 20s para ir de uma posição A a uma posição B, movimentando-se em sentido contrário ao da correnteza e gasta 10s para voltar de B para A.A velocidade da correnteza é suposta constante e a velocidade do barco, em relação à água, também é constante e de módulo igual a 6,0m/s.A distância entre as posições A e B vale:
1 point
Clear selection
11. (MODELO ENEM) – Uma escada rolante liga os pontos A e B e tem velocidade constante, em relação à superfície terrestre, de módulo V e dirigida de A para B. Uma pessoa P₁ vai de A para B, com velocidade relativa à escada dirigida para baixo e de módulo Vp, em 10s. Uma pessoa P₂ vai de B para A, com velocidade relativa à escada dirigida para cima e de mesmo módulo Vp, em 20s.Uma pessoa P₃ vai de A para B, mantendo-se em repouso em relação à escada, em um intervalo de tempo de duração T.
1 point
O valor de T
O valor de T
Clear selection
12. (MODELO ENEM) – Uma bicicleta de circo tem roda traseira com diâmetro D e roda dianteira com diâmetro 2D. A bicicleta está movendo-se em um plano horizontal com velocidade escalar constante V = 5,0m/s, sem que os pneus derrapem.
Considere, num dado instante, os pontos dos pneus indicados na figura.
A respeito dos módulos das velocidades dos pontos, em relação ao solo, assinale a opção correta:
1 point
Captionless Image
Clear selection
(MODELO ENEM) – Texto para as questões 13 e 14
Um atleta bate uma falta, em um jogo de futebol, e a bola descreve uma parábola voltando ao solo sem ser tocada por qualquer outro jogador. O efeito do ar foi desprezado. Em relação aos eixos cartesianos x e y, representados na figura, a equação da trajetória da bola é dada por:y = 1,0x – 0,025x² (SI)
Captionless Image
13. A distância horizontal D percorrida pela bola desde que foi chutada até seu retorno ao solo vale:
1 point
Clear selection
14. A altura máxima H, atingida pela bola, é igual a:
1 point
Clear selection
15. (MODELO ENEM) – Na decisão de um campeonato brasileiro um jogador bate uma falta e consegue fazer o gol. Pretende-se calcular a altura H da bola no exato instante em que ela está cruzando a linha do gol
Sabe-se que as coordenadas cartesianas da posição da bola x (horizontal) e y (vertical) variam com o tempo t segundo as relações.
x = 11,0t (SI)
y = 11,0t – 5,0t² (SI)
A distância horizontal percorrida pela bola desde sua partida do solo até chegar na linha de gol foi de 22,0m O valor de H é:
1 point
Captionless Image
Clear selection
⏩ (DO NOT MODIFY THIS ANSWER-for official purposes only ) FORM_TIMER_UNIQUE_IDENTIFIER *
This is your unique identifier. Please do not modify this.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy