Projeto Político Institucional - PPI (2019-2023)
Sou membro da: *
Subtema 3: Políticas de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (pág. 173 do PDI 2014-2018)
Aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, verdadeiros fomentadores do diálogo dentro de seu território, cabe provocar a atitude de curiosidade frente ao mundo e dialogar com este mundo numa atitude própria de pesquisa. O ato da pesquisa deve vir ancorado em dois princípios: o princípio científico e o princípio educativo.
Os Institutos Federais têm por desafio ir além da descoberta científica. O papel da pesquisa é estar diretamente ligada à humanidade, ou seja, estar presente na formação do trabalhador e na sua relação com o desenvolvimento científico. A pesquisa também deve ser baseada nos arranjos produtivos locais e regionais e coloca-los em destaque no âmbito nacional.
A pesquisa no IFSP tem por função preparar o estudante para o enfrentamento de questões sociais e culturais do arranjo local com uma visão humanista do processo.
Com relação às práticas de pesquisa a serem assumidas pela Rede Federal de EPT, o maior diferencial está no foco em pesquisa aplicada e sintonizada com as demandas do desenvolvimento local e regional, com vistas à inovação tecnológica.
Princípios norteadores da pesquisa:
• Pesquisa indissociada das ações de ensino e extensão;
• Pesquisa com função estratégica, perpassando todos os níveis de ensino;
• Desenvolvimento de pesquisas para o atendimento de demandas sociais, do mundo do trabalho e da produção, com impactos nos arranjos produtivos locais e contribuição para o desenvolvimento local, regional e nacional;
• Estímulo à pesquisa, preferencialmente comprometida com a inovação tecnológica e a transferência de tecnologia para a sociedade.
• Divulgação dos resultados da pesquisa.
Princípios norteadores da inovação:
• Transferência de tecnologia para a sociedade na forma de: competências científicas e tecnológicas dos egressos e pesquisadores; assistência técnica e tecnológica a inventores independentes e setores produtivos; comercialização de bens intangíveis, devidamente protegidos no âmbito da propriedade intelectual;
• Desenvolvimento de inovações educacionais, sociais e organizacionais, em parceria com outras instituições de ensino, organizações da sociedade civil e entidades governamentais;
• Contribuição à inovação tecnológica nas empresas pelo estabelecimento de parcerias de extensão tecnológica.
Princípios norteadores do ensino de pós-graduação:
• Formação de recursos humanos para os campos da Educação, Ciência e Tecnologia, visando à verticalização do ensino.
• Formação de profissionais para a pesquisa aplicada, a inovação tecnológica, a transferência de tecnologia para a sociedade e o exercício profissional especializado em estreita observação das demandas dos APL (Arranjos Produtivos Locais) e setores produtivos regionais.
Dentro deste contexto, o que você proporia para que seja considerado nesta reformulação do PDI no que se refere a Políticas de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação?
Your answer
Your answer
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms