Consulta à população paranaense sobre a oferta gratuita do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM)
Você levará apenas 7 minutos para responder.

Os CELEM são os Centros de Línguas Estrangeiras Modernas que ofertam gratuitamente cursos de idiomas à população do Estado do Paraná. Sendo pioneiros nessa modalidade de ensino, criado em 15/08/1986, os CELEM têm colaborado com a democratização do acesso à aprendizagem de línguas estrangeiras no Paraná e no Brasil. A qualidade e a diversidade dos cursos ofertados pelos CELEM (atualmente Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano) evidenciam que o conhecimento em línguas estrangeiras em um mundo plurilíngue pode e deve estar à disposição dos(as) cidadãos(ãs) paranaenses.

Com a justificativa de investigar a organização e funcionamento dos CELEM, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) está realizando uma Avaliação apenas com os(as) estudantes, professores(as) e direção de escolas que estão no CELEM neste ano de 2017 para saber sobre a situação dessa oferta.

Como associações e como professores(as) que atuam no ensino de línguas estrangeiras e que defendem a democratização do acesso a estes idiomas, acreditamos que seja extremamente oportuno que tal consulta seja mais ampla e conte tanto com as representatividades dos(as) professores(as) responsáveis pelos cursos, quanto com a participação da população paranaense beneficiada por estes cursos.

Assim sendo, apresentamos aqui uma CONSULTA ABERTA, em uma Ação conjunta de caráter coletivo e colaborativo entre as Associações de Professores(as) de Línguas Estrangeiras do Estado do Paraná (APEEPR-Espanhol, fundada em 25/05/1985, APFPR-Francês, fundada em 10/10/1986, APLIEPAR-Inglês, fundada em 09/11/1986, APIPR-Italiano, 11/09/1986), de modo a ampliar o debate acerca da oferta dos CELEM no Estado do Paraná.

Esperamos que com o encaminhamento e resultados desta consulta aberta, a SEED possa se sensibilizar em ouvir as contribuições de outras vozes interessadas e envolvidas com o ensino de idiomas no Estado do Paraná. Ao finalizarmos essa Consulta Aberta, divulgaremos amplamente os resultados, bem como esperamos nos reunir com a SEED para apresentá-los e discuti-los conjuntamente no sentido de buscar o melhor caminho para a reorganização do CELEM. Desde já agradecemos sua colaboração!

Você levará apenas 7 minutos para responder.

Início da Consulta: 05/08/2017
Término da Consulta: 30/09/2017

Item 1 - Insira seu RG (apenas números)
Your answer
Item 2 - Escreva o nome da sua cidade
Your answer
Item 3 - Sobre sua relação com o Centro de Línguas CELEM:
Item 4 - Se você já estudou ou estuda atualmente no CELEM, selecione o(s) idioma(s) cursado(s):
Item 5 - Caso tenha interesse em estudar no CELEM, selecione o(s) idioma(s) que você gostaria de aprender:
Item 6 - Você é:
Item 7 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente, de acordo com a Instrução nº010/2013 da SEED, o Curso Básico do CELEM tem suas turmas formadas com um número mínimo de 20 estudantes e máximo de 30 estudantes. Já o Curso de Aprimoramento, o mínimo de 15 estudantes e o máximo de 28 estudantes.
7.1 Na sua opinião, seria mais adequado para qualidade das aulas de línguas estrangeiras e para adequada atenção às individualidades dos(as) estudantes, que as turmas do CELEM tivessem quantos(as) estudantes por turma? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre o número de estudantes por turma no CELEM:
Your answer
Item 8 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente no CELEM são ofertados cursos nos níveis Básico (duração de 2 anos, exceto os idiomas Japonês, Mandarim e Ucraniano com duração de 3 anos) e Aprimoramento (1 ano de duração).
8.1 Na sua opinião, seria interessante a oferta de cursos do CELEM com níveis mais avançados? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a oferta de níveis mais avançados no CELEM:
Your answer
Item 9 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente a certificação dos cursos do CELEM é entregue ao término dos cursos. Ou seja, após 2 ou 3 anos no curso Básico; e após um ano no curso de Aprimoramento.
9.1 Na sua opinião, seria mais interessante se a certificação do CELEM fosse a cada ano cursado? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a certificação no CELEM:
Your answer
Item 10 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente os Cursos do CELEM não possuem material didático próprio, ou seja, cabe aos(às) professores(as) dos cursos a elaboração e/ou reprodução dos materiais adotados para as aulas.
10.1 Na sua opinião, seria mais adequado para a qualidade das aulas dos cursos do CELEM que as escolas, através da SEED, adotassem algum tipo de material didático (livro didático) para utilização? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a aquisição de materiais didáticos no CELEM:
Your answer
10.2 Na sua opinião, seria mais adequado para a qualidade das aulas dos cursos do CELEM que as escolas, através da SEED, fizessem aquisição de dicionários e outros materiais para a biblioteca? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a aquisição de materiais didáticos no CELEM:
Your answer
Item 11 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente, todas as escolas públicas estaduais do Paraná possuem o CELEM, pois desde sua criação em 1986 sempre se objetivou que TODAS as ESCOLAS tivessem seu próprio Centro de Línguas que atendesse estudantes, pais/mães e interessados(as) da própria comunidade, como uma oportunidade a mais de acesso a outras línguas estrangeiras, além daquelas já estudadas no horário normal de aula do Currículo Escolar. Uma reorganização da oferta do CELEM indica também a possibilidade de se concentrar os cursos em apenas algumas escolas, constituindo-se como um polo de ensino, estratégia que limita tanto o número de turmas quanto o acesso para toda a população paranaense interessada na aprendizagem de idiomas.
11.1 Na sua opinião, qual seria a melhor opção para que fosse possível todos(as) os(as) interessados(as) frequentarem os cursos do CELEM? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre o formato de oferta dos cursos do CELEM:
Your answer
Item 12 - CONTEXTUALIZANDO: Os(As) professores(as) da Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná possuem um Plano de Carreira o qual prevê que a capacitação e a atualização profissional sejam parte de suas trajetórias de anos dedicadas ao ensino.
12.1 Na sua opinião, seria mais adequado para a qualidade das aulas dos cursos do CELEM que a SEED organizasse e investisse recursos todos os anos nessa Formação Continuada específica para os(as) professores(as) de línguas estrangeiras? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a formação continuada e específica dos(as) professores(as) do CELEM:
Your answer
Item 13 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente a legislação federal brasileira prevê que os(as) professores(as) tenham 33% de Hora Atividade referente à Jornada de Trabalho. Essa Hora Atividade é destinada à preparação e planejamento das aulas, atualização, correções de atividades e provas, atendimento aos(às) pais/mães e estudantes, etc. Contudo, no Estado do Paraná, a SEED a partir deste ano de 2017 e através da Resolução nº113/2017, não tem cumprido essa determinação. A consequência desse descumprimento é a sobrecarga de aulas dos(as) professores(as), pois se obrigam a pegar mais aulas e consequentemente a trabalhar em mais escolas, inclusive levando trabalho para casa, impedindo que desenvolvam sua profissão com mais qualidade.
13.1 Na sua opinião, seria mais adequado para a qualidade das aulas dos cursos do CELEM que os(as) professores(as) tivessem assegurado seu direito sobre a Hora Atividade? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a Hora Atividade dos(as) professores(as) do Paraná:
Your answer
Item 14 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente se observa que há estudantes que desistem dos cursos do CELEM por motivos como passagem de ônibus cara, início de outros cursos como o Pré-vestibular, por não ser um curso obrigatório, por não gostar da língua estrangeira escolhida, etc.
14.1 Na sua opinião, quem são os agentes responsáveis por organizar, oferecer recursos e executar ações permanentes que possam combater essa desistência? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre os agentes responsáveis para o enfrentamento da desistência dos(as) estudantes do CELEM:
Your answer
14.2 Na sua opinião, pensando na Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná, seria interessante que a oferta de línguas estrangeiras do CELEM fosse de caráter obrigatório para os(as) estudantes matriculados(as) nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), no Ensino Médio e na Educação Profissional (cursos técnicos)? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a obrigatoriedade da matrícula dos(as) estudantes da Rede Pública de Educação Básica nos cursos do CELEM:
Your answer
14.3 Na sua opinião, seria interessante que a oferta de línguas estrangeiras do CELEM fosse de caráter obrigatório para os(as) estudantes matriculados(as) em qual nível de ensino? Por quê? Marque quantas opções desejar.
Required
14.4 Na sua opinião, seria interessante que a oferta de línguas estrangeiras do CELEM fosse de matrícula obrigatória no sentido de ser uma ação de combate à desistência e evasão escolar dos(as) estudantes matriculados(as) no CELEM? Por quê?
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a obrigatoriedade da matrícula dos(as) estudantes da Rede Pública de Educação Básica nos cursos do CELEM como ação de combate à desistência e evasão escolar.
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms