Consulta à população paranaense sobre a oferta gratuita do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM)
Você levará apenas 7 minutos para responder.

Os CELEM são os Centros de Línguas Estrangeiras Modernas que ofertam gratuitamente cursos de idiomas à população do Estado do Paraná. Sendo pioneiros nessa modalidade de ensino, criado em 15/08/1986, os CELEM têm colaborado com a democratização do acesso à aprendizagem de línguas estrangeiras no Paraná e no Brasil. A qualidade e a diversidade dos cursos ofertados pelos CELEM (atualmente Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês, Mandarim, Polonês e Ucraniano) evidenciam que o conhecimento em línguas estrangeiras em um mundo plurilíngue pode e deve estar à disposição dos(as) cidadãos(ãs) paranaenses.

Com a justificativa de investigar a organização e funcionamento dos CELEM, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) está realizando uma Avaliação apenas com os(as) estudantes, professores(as) e direção de escolas que estão no CELEM neste ano de 2017 para saber sobre a situação dessa oferta.

Como associações e como professores(as) que atuam no ensino de línguas estrangeiras e que defendem a democratização do acesso a estes idiomas, acreditamos que seja extremamente oportuno que tal consulta seja mais ampla e conte tanto com as representatividades dos(as) professores(as) responsáveis pelos cursos, quanto com a participação da população paranaense beneficiada por estes cursos.

Assim sendo, apresentamos aqui uma CONSULTA ABERTA, em uma Ação conjunta de caráter coletivo e colaborativo entre as Associações de Professores(as) de Línguas Estrangeiras do Estado do Paraná (APEEPR-Espanhol, fundada em 25/05/1985, APFPR-Francês, fundada em 10/10/1986, APLIEPAR-Inglês, fundada em 09/11/1986, APIPR-Italiano, 11/09/1986), de modo a ampliar o debate acerca da oferta dos CELEM no Estado do Paraná.

Esperamos que com o encaminhamento e resultados desta consulta aberta, a SEED possa se sensibilizar em ouvir as contribuições de outras vozes interessadas e envolvidas com o ensino de idiomas no Estado do Paraná. Ao finalizarmos essa Consulta Aberta, divulgaremos amplamente os resultados, bem como esperamos nos reunir com a SEED para apresentá-los e discuti-los conjuntamente no sentido de buscar o melhor caminho para a reorganização do CELEM. Desde já agradecemos sua colaboração!

Você levará apenas 7 minutos para responder.

Início da Consulta: 05/08/2017
Término da Consulta: 30/10/2017

Item 1 - Insira seu RG (apenas números) *
Your answer
Item 2 - Escreva o nome da sua cidade *
Your answer
Item 3 - Sobre sua relação com o Centro de Línguas CELEM: *
Item 4 - Se você já estudou ou estuda atualmente no CELEM, selecione o(s) idioma(s) cursado(s):
Item 5 - Caso tenha interesse em estudar no CELEM, selecione o(s) idioma(s) que você gostaria de aprender:
Item 6 - Você é: *
Item 7 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente, de acordo com a Instrução nº010/2013 da SEED, o Curso Básico do CELEM tem suas turmas formadas com um número mínimo de 20 estudantes e máximo de 30 estudantes. Já o Curso de Aprimoramento, o mínimo de 15 estudantes e o máximo de 28 estudantes.
7.1 Na sua opinião, seria mais adequado para qualidade das aulas de línguas estrangeiras e para adequada atenção às individualidades dos(as) estudantes, que as turmas do CELEM tivessem quantos(as) estudantes por turma? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre o número de estudantes por turma no CELEM:
Your answer
Item 8 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente no CELEM são ofertados cursos nos níveis Básico (duração de 2 anos, exceto os idiomas Japonês, Mandarim e Ucraniano com duração de 3 anos) e Aprimoramento (1 ano de duração).
8.1 Na sua opinião, seria interessante a oferta de cursos do CELEM com níveis mais avançados? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a oferta de níveis mais avançados no CELEM:
Your answer
Item 9 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente a certificação dos cursos do CELEM é entregue ao término dos cursos. Ou seja, após 2 ou 3 anos no curso Básico; e após um ano no curso de Aprimoramento.
9.1 Na sua opinião, seria mais interessante se a certificação do CELEM fosse a cada ano cursado? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a certificação no CELEM:
Your answer
Item 10 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente os Cursos do CELEM não possuem material didático próprio, ou seja, cabe aos(às) professores(as) dos cursos a elaboração e/ou reprodução dos materiais adotados para as aulas.
10.1 Na sua opinião, seria mais adequado para a qualidade das aulas dos cursos do CELEM que as escolas, através da SEED, adotassem algum tipo de material didático (livro didático) para utilização? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a aquisição de materiais didáticos no CELEM:
Your answer
10.2 Na sua opinião, seria mais adequado para a qualidade das aulas dos cursos do CELEM que as escolas, através da SEED, fizessem aquisição de dicionários e outros materiais para a biblioteca? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a aquisição de materiais didáticos no CELEM:
Your answer
Item 11 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente, todas as escolas públicas estaduais do Paraná possuem o CELEM, pois desde sua criação em 1986 sempre se objetivou que TODAS as ESCOLAS tivessem seu próprio Centro de Línguas que atendesse estudantes, pais/mães e interessados(as) da própria comunidade, como uma oportunidade a mais de acesso a outras línguas estrangeiras, além daquelas já estudadas no horário normal de aula do Currículo Escolar. Uma reorganização da oferta do CELEM indica também a possibilidade de se concentrar os cursos em apenas algumas escolas, constituindo-se como um polo de ensino, estratégia que limita tanto o número de turmas quanto o acesso para toda a população paranaense interessada na aprendizagem de idiomas.
11.1 Na sua opinião, qual seria a melhor opção para que fosse possível todos(as) os(as) interessados(as) frequentarem os cursos do CELEM? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre o formato de oferta dos cursos do CELEM:
Your answer
Item 12 - CONTEXTUALIZANDO: Os(As) professores(as) da Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná possuem um Plano de Carreira o qual prevê que a capacitação e a atualização profissional sejam parte de suas trajetórias de anos dedicadas ao ensino.
12.1 Na sua opinião, seria mais adequado para a qualidade das aulas dos cursos do CELEM que a SEED organizasse e investisse recursos todos os anos nessa Formação Continuada específica para os(as) professores(as) de línguas estrangeiras? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a formação continuada e específica dos(as) professores(as) do CELEM:
Your answer
Item 13 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente a legislação federal brasileira prevê que os(as) professores(as) tenham 33% de Hora Atividade referente à Jornada de Trabalho. Essa Hora Atividade é destinada à preparação e planejamento das aulas, atualização, correções de atividades e provas, atendimento aos(às) pais/mães e estudantes, etc. Contudo, no Estado do Paraná, a SEED a partir deste ano de 2017 e através da Resolução nº113/2017, não tem cumprido essa determinação. A consequência desse descumprimento é a sobrecarga de aulas dos(as) professores(as), pois se obrigam a pegar mais aulas e consequentemente a trabalhar em mais escolas, inclusive levando trabalho para casa, impedindo que desenvolvam sua profissão com mais qualidade.
13.1 Na sua opinião, seria mais adequado para a qualidade das aulas dos cursos do CELEM que os(as) professores(as) tivessem assegurado seu direito sobre a Hora Atividade? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a Hora Atividade dos(as) professores(as) do Paraná:
Your answer
Item 14 - CONTEXTUALIZANDO: Atualmente se observa que há estudantes que desistem dos cursos do CELEM por motivos como passagem de ônibus cara, início de outros cursos como o Pré-vestibular, por não ser um curso obrigatório, por não gostar da língua estrangeira escolhida, etc.
14.1 Na sua opinião, quem são os agentes responsáveis por organizar, oferecer recursos e executar ações permanentes que possam combater essa desistência? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre os agentes responsáveis para o enfrentamento da desistência dos(as) estudantes do CELEM:
Your answer
14.2 Na sua opinião, pensando na Rede Pública Estadual de Educação Básica do Paraná, seria interessante que a oferta de línguas estrangeiras do CELEM fosse de caráter obrigatório para os(as) estudantes matriculados(as) nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), no Ensino Médio e na Educação Profissional (cursos técnicos)? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a obrigatoriedade da matrícula dos(as) estudantes da Rede Pública de Educação Básica nos cursos do CELEM:
Your answer
14.3 Na sua opinião, seria interessante que a oferta de línguas estrangeiras do CELEM fosse de caráter obrigatório para os(as) estudantes matriculados(as) em qual nível de ensino? Por quê? Marque quantas opções desejar. *
Required
14.4 Na sua opinião, seria interessante que a oferta de línguas estrangeiras do CELEM fosse de matrícula obrigatória no sentido de ser uma ação de combate à desistência e evasão escolar dos(as) estudantes matriculados(as) no CELEM? Por quê? *
Caso necessário, esse espaço é para justificar sua opinião sobre a obrigatoriedade da matrícula dos(as) estudantes da Rede Pública de Educação Básica nos cursos do CELEM como ação de combate à desistência e evasão escolar.
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms