IFF TÉCNICO SUBSEQUENTE .2017
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome completo *
Turma *
O que são os direitos humanos?
Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
 
Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.
O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos.
 
Fonte: <https://nacoesunidas.
QUESTÃO 1 A palavra “inerentes” na expressão “Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos” não pode ser substituída, sem alteração do sentido geral do texto, por *
1 point
 QUESTÃO 2 O texto defende a tese da universalização dos direitos humanos: “Todos merecem estes direitos, sem discriminação.” Qual das sentenças reproduzidas abaixo NÃO encontra apoio nessa tese?   *
1 point
QUESTÃO 3 Analisando a função da palavra “humanos” na expressão “direitos humanos” podemos afirmar que: *
1 point
TEXTO 2 Direito Trabalhista
A história das relações trabalhistas é ampla e começou a partir do momento em que os seres humanos sentiram a necessidade de realizar tarefas, muitas vezes, para sobreviver, criando ferramentas e usando ao seu favor a sua força. Mas, isso não significa que os trabalhos realizados na Pré-História são os mesmos executados na atualidade.
Antigamente, existia a crença de que o trabalho devia ser realizado apenas pelos escravos ou pobres, que haviam sido destinados a isso. Já a nobreza não o praticava, pelo simples motivo de que poderia perder sua dignidade. Seguindo esse conceito, a escravidão foi considerada uma das primeiras formas de trabalho.
Geralmente, os escravos eram prisioneiros de guerras, inimigos, que acabavam se tornando propriedade de outra pessoa. Em Roma, por exemplo, eles realizavam atividades variadas de agricultura, como pastores; ou para diversão, como gladiadores, músicos, etc. Já na Grécia, executavam serviços nas fábricas usando suas diversas habilidades. E, quando obtinham a liberdade, eles deveriam trabalhar com o que costumavam fazer recebendo um salário.
Após séculos, durante a Idade Moderna, a partir das explorações a outros continentes, com as navegações dos europeus, houve ainda mais a necessidade de utilizar a mão de obra escrava, sendo essas pessoas um produto que era comercializado. Essa forma de trabalho prevaleceu, por exemplo, no Brasil até ser abolida pela Lei Áurea, em 1888. Com o passar do tempo, o homem foi diversificando suas formas de trabalho.
Direito Trabalhista após a Revolução Industrial
A Revolução Industrial (entre XVIII e XIX) trouxe uma transformação nas condições de trabalho. As atividades, que antes eram executadas apenas pelo homem, foram substituídas pelas máquinas, e, como consequência, muitas pessoas ficaram desempregadas. Essa situação fez com que a qualidade de vida dos trabalhadores se tornasse precária, tendo que trabalhar, muitas vezes, mais do que 14 horas diárias. Mulheres e crianças eram discriminadas e não recebiam uma remuneração justa. Além disso, ocorriam vários acidentes.
As primeiras revoltas sociais foram fruto dessas condições precárias, dentre elas, a igualdade era um dos principais pontos defendidos. Outro fato importante dentro do direito trabalhista aconteceu com o fim da Primeira Guerra Mundial, quando houve a inclusão dos direitos trabalhistas dentro das constituições no mundo. Uma delas foi a do México, em 1917, que limitou a jornada de trabalho para 8 horas, por exemplo, e definiu outras regras.
Além disso, surgiu a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919, que teve como principal base o Tratado de Versalhes, em Genebra. Esse organismo seria responsável por ditar normas, convenções e recomendações sobre direito trabalhista. Esses conceitos também foram incluídos na Declaração dos Direitos Humanos de 1948.
Direito Trabalhista no Brasil
A exploração do trabalho teve início no país ainda com a chegada dos portugueses, em 1500, a partir do momento em que começaram a escravizar os povos indígenas. O trabalho livre só foi repensado com o surgimento da Lei Áurea (1888), que aboliu o trabalho escravo e, também, a partir da chegada dos imigrantes da Europa. As primeiras leis trabalhistas surgiram no fim do século XIX, como, por exemplo, a que tratava da regulamentação do trabalho de menores nas fábricas, por meio do Decreto nº 1.313, de 1891.
Com a Proclamação da República (1889), no ano de 1922, houve a criação dos Tribunais Rurais de São Paulo, um dos principais instrumentos para resolver os problemas trabalhistas no país, além da organização dos primeiros sindicatos que auxiliariam os trabalhadores na busca pelos seus direitos.
Foi, principalmente, após a Revolução de 1930, período de governo de Getúlio Vargas, que muitas mudanças foram realizadas nesta área, dentre elas a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a Constituição de 1934, a primeira a citar o direito trabalhista brasileiro. Além disso, houve outras novidades como o surgimento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943; a Constituição de 1946, após o regime ditatorial de Getúlio Vargas; e o surgimento de outras leis trabalhistas após a Ditadura Militar.  
Fonte: <http://direito-trabalhista.info/>  Adaptado

QUESTÃO  4  De acordo com o texto, as relações trabalhistas: *
1 point
QUESTÃO 5 A palavra “esse”, no segundo parágrafo do texto, funciona retomando uma ideia apresentada anteriormente, que pode ser resumida por qual das sentenças abaixo? *
1 point
QUESTÃO 6 Podemos inferir, pelas ideias veiculadas na introdução do texto, que
1 point
Clear selection
QUESTÃO 7 Segundo o texto, NÃO é consequência direta ou indireta da revolução industrial: *
1 point
QUESTÃO 8 “Foi, principalmente, após a Revolução de 1930, período de governo de Getúlio Vargas, que muitas mudanças foram realizadas nesta área, dentre elas a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a Constituição de 1934, a primeira a citar o direito trabalhista brasileiro.” Observe a posição da palavra principalmente nos enunciados abaixo e assinale a alternativa em que as alterações realizadas produzem uma mudança no sentido do trecho.   *
1 point
 
TEXTO 3
 
PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ  (fragmento)
 
Bertolt Brecht
 
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis:
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo:
Quem os ergueu?

QUESTÃO 9 O tema do poema reproduzido acima é: *
1 point
QUESTÃO 10 Julgue as afirmativas a respeito dos textos 2 e 3:  I. O texto 2 é predominantemente informativo. II. O texto 3 se propõe a promover a reflexão do leitor. III. O texto 2 se utiliza de uma linguagem poética e metafórica. IV. O texto 3 é um poema, com versos livres.   Estão corretas apenas as alternativas *
1 point
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google.