SIMULADO II - APOSTILA 01
ESPANHOL
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
[INTERPRETAÇÃO] O texto a seguir é referência para as questões 1 a 3.
01. [INTERPRETAÇÃO] Ao fazer o elogio à democracia, o autor aponta, também, defeitos do regime. Tendo isso em vista, considere as seguintes afirmativas: 1. A democracia apresenta grandes incoerências internas. | 2. O sistema econômico tem grande poder sobre as decisões. | 3. O regime democrático tem, na sua contraparte, muitas alternativas. | 4. As articulações entre os partidos são pouco claras, dada sua indefinição. | Comprovam a afirmação de que o autor tanto elogia quanto critica o regime democrático as afirmativas:
1 point
02. [INTERPRETAÇÃO] O autor é sarcástico em algumas afirmações, como em:
1 point
03. [INTERPRETAÇÃO] Assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses NÃO tem o mesmo sentido da expressão em CAIXA ALTA.
1 point
[INTERPRETAÇÃO] Texto para a próxima questão:
04. [INTERPRETAÇÃO] “TIVESSE VIVIDO O SUFICIENTE PARA VER OS FRUTOS DE SUAS IDEIAS, Copérnico decerto teria odiado a revolução que involuntariamente causou.” (3º parágrafo) | Em relação ao trecho que o sucede, o trecho em CAIXA ALTA tem sentido de:
1 point
[INTERPRETAÇÃO] Texto para a próxima questão:
05. [INTERPRETAÇÃO] Considere as seguintes definições do “bobo” em comparação ao “esperto”, apontadas no texto: I. Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída (referência 1). | II. o bobo é um Dostoievski (referência 2). | III. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil (referência 4). | IV. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida (referência 5). | V. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie (referência 6). | Dentre os pares de adjetivos abaixo listados, qual está em acordo com as definições do “bobo” elencadas acima?
1 point
[INTERPRETAÇÃO] O texto a seguir é referência para as questões 6 a 8.
06. [INTERPRETAÇÃO] O autor inicia o texto falando de nosso estranhamento quando conhecemos outros países, com seus usos e costumes. Ao fazer isso, sua intenção é:
1 point
07. [INTERPRETAÇÃO] Na 3ª linha do terceiro parágrafo, “Isso” se refere:
1 point
08. [INTERPRETAÇÃO] Ser “quase um ponto fora da curva” significa:
1 point
09. [INTERPRETAÇÃO] Este material publicitário foi criado com o propósito de sensibilizar as pessoas e de despertar nelas uma atitude de conscientização no que refere à violência contra a criança. | Analisando a estratégia argumentativa utilizada, avalie as afirmativas que seguem sobre os possíveis sentidos movimentados por essa campanha. | I. A presença da cinta, como elemento não verbal, permite que o leitor compreenda que a campanha está fazendo uma associação com a prática de repreender pela violência, ligada a uma cultura relacionada à concepção de que “surrar” não é errado, mas um instrumento de educação para as crianças. | II. No que refere à combinação dos elementos verbais e não verbais, é imprescindível, para que a campanha alcance seu objetivo e coloque em circulação os diferentes sentidos que a compõem, a combinação da palavra “temidos” e da ideia de temor suscitada a partir da imagem de um cão feroz, formada pela cinta. | III. Da afirmação de que “Não há desculpas para os maus tratos contra as crianças”, é possível inferir que o recurso à palavra “desculpa” atribui à justificativa para a violência um caráter de pretexto ou falsidade e revela que um dos objetivos da campanha é defender que mesmo a educação não é desculpa para a violência. | IV. A campanha chama atenção para a ocorrência de “maus tratos” e, portanto, também tem como especificidade a conscientização sobre a gravidade dos crimes de pedofilia e estupro contra crianças, ações marcadas pela violência e pelo temor. | V. Combinada com os elementos não verbais do material, a contradição dos sentidos de “vestir” a cinta e de “temer” a cinta se mostra essencial, uma vez que é a partir da percepção de que essas duas ações são possíveis, mas que uma delas não é apropriada, que o interlocutor compreende o propósito da campanha. | VI. O sentido de campanhas normalmente é enriquecido a partir da combinação de diferentes elementos – como é o caso do verbal e do não verbal –, no entanto, essa combinação não é elemento indispensável, uma vez que a campanha tanto pode ser produzida somente com textos verbais quanto somente com imagens. Disso é possível inferir que os elementos textuais, embora importantes, poderiam, sem comprometimento de sentido, ser suprimidos do material publicitário em questão. | Está correto apenas o que afirma em:
1 point
Captionless Image
LITERATURA
10. [LITERATURA] Sobre literatura, gênero e estilo literários, pode-se dizer que: I) tanto no verso quanto na prosa pode haver poesia. | II) todo momento histórico apresenta um conjunto de normas que caracteriza suas manifestações culturais, constituindo o estilo da época. | III) o texto literário é aquele em que predominam a repetição da realidade, a linguagem linear, a unicidade de sentido. | IV) no gênero lírico os elementos do mundo exterior predominam sobre os do mundo interior do eu poético. | Assinale a alternativa correta:
1 point
11. [LITERATURA] Considere as seguintes afirmações: I. O objetivo da catequese jesuítica, no século XVI, era a conversão do gentio (catequizar os índios, alterando a sua cultura e crenças). | II. O objetivo da catequese jesuítica, no século XVI, era incutir no índio o sentimento de resistência às violências do colonizador. | III. A aculturação dos indígenas era um dos objetivos do Padre Anchieta. | Está correto o que vem afirmado em:
1 point
12. [LITERATURA] Com relação aos gêneros literários, é INCORRETO afirmar que, no gênero...
1 point
13. [LITERATURA] Em Os Lusíadas, Camões:
1 point
14. [LITERATURA] Entende-se por literatura informativa no Brasil:
1 point
LÍNGUA PORTUGUESA
[PORTUGUÊS] Texto para a próxima questão:
15. [PORTUGUÊS] Analise o processo de formação da palavra “embranquecimento”, avaliando se há prefixos e/ou sufixos adicionados a um ou mais radicais. Outra palavra formada por esse mesmo processo é:
1 point
[PORTUGUÊS] Texto para a próxima questão:
16. [PORTUGUÊS] Há no conto lido várias palavras criadas por meio do processo de formação denominado derivação. Considerando as palavras dos itens a seguir, a única formada pelo processo de derivação parassintética é
1 point
[PORTUGUÊS] Texto para a próxima questão:
17. [PORTUGUÊS] Diferentes pronomes podem ser empregados com a finalidade de acompanhar, retomar ou substituir substantivos em um texto. Na apresentação sintética da vida e obra de Roberto Bolaño, os pronomes estão presentes de diferentes maneiras, destacando-se CORRETAMENTE:
1 point
[PORTUGUÊS] Texto para a próxima questão:
18. [PORTUGUÊS] Os advérbios em português servem para traduzir variadas circunstâncias, mas também, em alguns contextos, como nos textos argumentativos, são usados para expressar um ponto de vista defendido pelo produtor do texto. Esse segundo uso do advérbio aparece em:
1 point
BIOLOGIA
19. [BIOLOGIA] O estudo das atividades químicas de uma célula permite verificar que ela apresenta a formação de água e gás carbônico, a partir de moléculas de glicose. Esse fato já é indício de que essa célula deve apresentar entre suas estruturas citoplasmáticas
1 point
20. [BIOLOGIA] Se as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou da fermentação, quando um atleta desmaia após uma corrida de 1000 m por falta de oxigenação adequada de seu cérebro, o gás oxigênio que chega aos músculos também não é suficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares, que passam a acumular
1 point
21. [BIOLOGIA] A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética. | As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:
1 point
22. [BIOLOGIA] Apesar da carne bovina ser frequente na dieta humana, a proteína bovina não é encontrada em nosso corpo. Isso ocorre porque
1 point
23. [BIOLOGIA] Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim devem consumir preferencialmente os seguintes tipos de alimentos, respectivamente:
1 point
24. [BIOLOGIA] Nas angiospermas, quais são os tecidos responsáveis pelo crescimento?
1 point
25. [Biologia] Assinale o tecido vegetal em que NÃO se observa atividade celular:
1 point
26. [BIOLOGIA] Um estudante, na aula de zoologia, recebe uma lâmina de microscopia para identificação. Ao levá-la ao microscópio, observa um organismo unicelular com presença de um envoltório nuclear evidente. Ao utilizar um corante vital, observa a presença de um sistema de endomembranas e flagelos para a locomoção. Este organismo pertence ao reino:
1 point
[BIOLOGIA] Leia os versos da música "Águas de Março", de Tom Jobim, para responder à questão.
27. [BIOLOGIA] O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical.A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da:
1 point
QUÍMICA
28. [QUÍMICA] As afirmativas incompletas:
1 point
Captionless Image
29. [QUÍMICA] O último elétron de um átomo tem números quânticos principal e secundário, respectivamente, 4 e 0 (quatro e zero). Sabendo-se que este é o único elétron do subnível mencionado, a carga nuclear do átomo deve ser:
1 point
30. [QUÍMICA] Elementos de um mesmo grupo apresentam similaridades nas propriedades e também nas fórmulas que podem formar. Por exemplo, existem alguns halogênios, como o cloro, o bromo e o iodo, que têm a capacidade de formar quatro tipos de oxiácidos diferentes. Veja o caso do cloro: HClO (ácido hipocloroso), HClO2 (ácido cloroso), HClO3 (ácido clórico) e HClO4 (ácido perclórico). De acordo com essas informações, indique o nome correto do seguinte ácido: HbrO2:
1 point
31.[QUÍMICA] A água da chuva é naturalmente ácida em virtude da presença normal de CO2(g) (dióxido de carbono) na atmosfera, que reage com a água e forma o ácido de fórmula H2CO3(aq). No entanto, óxidos de enxofre, como o SO2(g), e de nitrogênio, como o NO2(g), contribuem para elevar ainda mais o pH da água, porque, ao se combinar com ela, eles reagem e formam os ácidos H2SO3(aq)e HNO3(aq). Os nomes respectivos dos três ácidos mencionados são:
1 point
32. [QUÍMICA] Assinale a alternativa que enuncia as nomenclaturas corretas das seguintes bases, respectivamente: NaOH, Mg(OH)2, Ca(OH)2 e Al(OH)3:
1 point
33. [QUÍMICA] Um alcano encontrado nas folhas de repolho contém em sua fórmula 64 átomos de hidrogênio. O número de átomos de carbono na fórmula é:
1 point
34. [QUÍMICA] A vida na Terra se organizou em torno de alguns poucos elementos, dos quais os mais encontrados na estrutura dos seres vivos são: hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio. Além da disponibilidade (esses elementos estão entre os mais abundantes na crosta terrestre e na água do mar), outros fatores devem ter contribuído para a utilização desses elementos pelos seres vivos. No que se refere ao carbono, por exemplo, a capacidade de seus átomos de se ligarem entre si, formando cadeias, que podem incluir também átomos de outros elementos, deve ter desempenhado um papel essencial. Dessa capacidade resulta a formação de um grande número de compostos e estruturas diversas, com suas diferentes propriedades. Nas figuras abaixo estão exemplos dessas cadeias.
1 point
Captionless Image
[QUÍMICA] Texto para as questões 35 e 36:
35. [QUÍMICA] A fim de separar as duas fases do sistema, pode-se promover:
1 point
36. [QUÍMICA] Supondo que o líquido C tenha sido inteiramente removido do sistema, o conteúdo restante é:
1 point
GEOGRAFIA
37. [GEOGRAFIA] Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o território brasileiro. | I – Não possui dobramentos de formação geológica recente. | II – A posição geográfica, ocupando a porção Centro-Oriental da Plataforma Sul-Americana, explica a sua relativa estabilidade geológica. | III – Os crátons, estruturas geológicas datadas da era Pré-Cambriana, predominam na maior parte da superfície do território nacional. | IV – Em geral, as bacias e coberturas sedimentares coincidem com as planícies brasileiras, sobretudo na porção sul do território nacional. | Assinale a única alternativa abaixo que lista todas as afirmativas corretas.
1 point
38. [GEOGRAFIA] Relevo e o conjunto de diferentes formas apresentadas pela superfície terrestre, as quais são definidas pela estrutura geológica a partir da combinação de ações da dinâmica externa e interna da Terra. Com base no texto acima e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:
1 point
[GEOGRAFIA] Texto para a próxima questão:
39. [GEOGRAFIA] Tendo como referência o texto acima e os conhecimentos de geomorfologia, a ciência que estuda as formas do relevo, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O relevo é o resultado da atuação das chamadas forças endógenas e exógenas. Os processos endógenos estão associados à dinâmica das Placas Tectônicas e os exógenos relacionados à atuação de fenômenos externos dentre os quais a climática. | ( ) Durante a era Cenozoica, as formas de relevo, em grande escala, permaneceram estáveis em consequência do equilíbrio entre forças exógenas e endógenas. | ( ) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, que ocorrem em grandes maciços rochosos, como é o caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas vezes em catástrofes e danos à população, podem ser processos naturais de degradação, que participam da evolução das formas do relevo. | ( ) Os processos de agradação ocorrem predominantemente no Brasil em relevo de planícies. | Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
1 point
40. [GEOGRAFIA] Observe a figura a seguir. Sobre o tema esquematicamente representado, é correto afirmar verdadeiro ou falso que:
1 point
Captionless Image
41. [GEOGRAFIA] Cientistas do séc. XIX elaboraram uma escala de tempo geológico a partir da análise da idade relativa das diferentes camadas que compõe um perfil de solo. Utilize seus conhecimentos sobre os processos de formação das camadas sedimentares para indicar a alternativa que lista as camadas em ordem cronológica.
1 point
Captionless Image
42. [GEOGRAFIA] As grandes unidades ou macroformas do relevo brasileiro são genericamente identificadas por planaltos, depressões e planícies, decorrentes de atividades tectônicas e climáticas que se processaram ao longo de milhões de anos. | Quanto às planícies, apenas uma alternativa está incorreta. Assinale-a:
1 point
43. [GEOGRAFIA] Assinale a alternativa CORRETA sobre a dinâmica de massas de ar no Brasil:
1 point
44. [GEOGRAFIA] Na divisão do relevo paranaense, o primeiro planalto é chamado de Planalto de:
1 point
45. [GEOGRAFIA] Um antigo deserto, denominado Botucatu, sofreu a cobertura de um derrame basáltico extenso que abrangeu uma grande parte do atual Rio Grande do Sul. Esse conjunto forma a região de terras mais elevadas do Estado, sendo nela predominantes as rochas areníticas e basálticas. A forma de relevo a que o texto se refere é a de:
1 point
HISTÓRIA DO BRASIL
46. [HISTÓRIA DO BRASIL] A Crise do Antigo Sistema Colonial: Não resta outra coisa senão cada um defender-se por si mesmo; duas coisas são necessárias a fim de se recuperar a mão livre no que diz respeito ao comércio e aos índios. (Manuel Beckman, 1684). | As duas principais reivindicações do líder da Revolta que leva seu nome são:
1 point
47. [HISTÓRIA DO BRASIL] A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia. As afirmações abaixo relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes. | 1. No vale amazônico, o extrativismo vegetal – as drogas do sertão – e a captura de índios atraíram os colonizadores. | 2. A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa. | 3. O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração. | 4. A zona missioneira no Sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras. | 5. O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão-de-obra para a expansão da lavoura. | As afirmações CORRETAS são:
1 point
48. [HISTÓRIA DO BRASIL] (FUVEST – SP) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas,
1 point
49. [HISTÓRIA DO BRASIL] No final do século XVIII, rebeliões e conflitos coloniais contribuíram para colocar em xeque o sistema colonial brasileiro. Em relação aos acontecimentos e às conjunturas que contribuíram para o entendimento dessa chamada crise do período colonial no país, assinale a afirmativa INCORRETA:
1 point
HISTÓRIA
50. [HISTÓRIA] As civilizações da antiguidade clássica - Grécia e Roma - desenvolveram uma estrutura socioeconômica |I. a escravidão foi indispensável para a manutenção do ideal democrático em Atenas, uma vez que os cidadãos ficavam desincumbidos dos trabalhos manuais e das tarefas ligadas a sobrevivência. | II. a escravidão foi abolida em Atenas quando Péricles estabeleceu o direito político a todos os cidadãos, reconhecendo, dessa forma, a igualdade jurídica e social da população da Grécia. | III. os escravos romanos, por terem pequenas propriedades e direitos políticos, conviveram pacificamente com os cidadãos romanos, como forma de evitar conflitos e a perda de direitos. IV. os escravos romanos, que se multiplicavam com o expansionismo de Roma, estavam submetidos a autoridade de seu senhor, e sua condições obedecia mais ao direito privado do que ao direito público. | É CORRETO apenas o que se apresenta em:
1 point
51. [HISTÓRIA] A presença islâmica na Península Ibérica estende‐se desde 711, data da Batalha de Guadalete, quando os visigodos foram vencidos pelos invasores árabes, até o século XV, quando, em 1492, os reis católicos da Espanha conquistaram o reino de Granada, último núcleo muçulmano na Península. Tal convivência entre as culturas ocidental e árabe em um mesmo espaço geográfico, durante cerca de sete séculos, teve como consequência principal:
1 point
52. [HISTÓRIA] O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
1 point
[HISTÓRIA] Leia o texto abaixo para poder responder à questão seguinte:
53. [HISTÓRIA] Essa diferença com o Ocidente manifestou-se também no plano religioso e político, tendo como um de seus resultados:
1 point
[HISTÓRIA] Leia o texto abaixo para poder responder à questão seguinte:
54. [HISTÓRIA] Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que:
1 point
FÍSICA
55. [FÍSICA] Em uma pista de testes um automóvel, partindo do repouso e com aceleração constante de 3 m/s², percorre certa distância em 20 s. Para fazer o mesmo trajeto no mesmo intervalo de tempo, porém com aceleração nula, um segundo automóvel deve desenvolver velocidade de:
1 point
56. [FÍSICA] O que acontece com o movimento de dois corpos, de massas diferentes, ao serem lançados horizontalmente com a mesma velocidade, de uma mesma altura e ao mesmo tempo, quando a resistência do ar é desprezada?
1 point
57. [FÍSICA] Um móvel desloca-se sobre uma trajetória retilínea obedecendo à seguinte equação horária: d = t² + 5t + 6 (SI) | A equação horária da velocidade do movimento deste móvel é:
1 point
58. [FÍSICA] Nos tratamentos dentários deve-se levar em conta a composição dos materiais utilizados nos restaurados, de modo a haver compatibilidade entre estes e a estrutura dos dentes. Mesmo quando ingerimos alimentos muito quentes ou muito frios, espera-se não acontecer tensão excessiva, que poderia até vir a causar rachaduras nos dentes. | Entre as afirmativas a seguir, qual a mais adequada para justificar o fato de que efeitos desagradáveis dessa natureza podem ser evitados quando:
1 point
59.[FÍSICA] Na depilação, o laser age no interior da pele, produzindo uma lesão térmica que queima a raiz do pelo. Considere uma raiz de pelo de massa m = 2,0 x 10ˉ¹⁰ kg inicialmente a uma temperatura o Ti = 36°C que é aquecida pelo laser a uma temperatura final o Tf = 46°C. Se o calor específico da raiz é igual a o c = 3000 J/(kg °C) , o calor absorvido pela raiz do pelo durante o aquecimento é igual a
1 point
60. [FÍSICA] Observando as imagens formadas por dois espelhos planos de um objeto entre eles colocado, Carlos verifica que, para determinado ângulo, formam-se 5 imagens, entretanto, fazendo variar o ângulo entre os espelhos, o número de imagens diminui. Pode-se concluir que:
1 point
61. [FÍSICA] Os espelhos esféricos possuem diversas aplicações. Com relação a uma experiência envolvendo espelhos esféricos ou curvos, em um determinado laboratório, considere as afirmativas: 1. A imagem de objeto, colocado na frente de um espelho convexo, é sempre virtual. | 2. A imagem de um objeto, colocado na frente de um espelho côncavo, é sempre real. | 3. A distância focal é sempre igual ao raio do espelho. | 4. A imagem de um objeto, projetada em um anteparo, é sempre real. | Estão CORRETAS apenas:
1 point
62. [FÍSICA] Estima-se que o campo elétrico produzido pela terra, nas vizinhanças de sua superfície, seja de 150N/C, vertical, apontando para baixo. Que carga deveria ter uma moeda de massa 1,5g para que a força elétrica sobre ela equilibrasse a força gravitacional? (Use g = 10m/s²)
1 point
63. [FÍSICA] A figura seguinte representa algumas linhas de força de um campo elétrico uniforme e três pontos internos A, B e C desse campo. A reta que passa pelos pontos A e C é perpendicular às linhas de força. É correto afirmar que:
1 point
Captionless Image
MATEMÁTICA
64. [MATEMÁTICA] Sabendo que 𝑎 é um número real, considere a função f(x)=ax+2, definida para todo número real x. Se f(f(1)))=1 então:
1 point
65. [MATEMÁTICA] No plano cartesiano abaixo está representado o gráfico da função f:[-3,8]➵[-2,7], no qual os pontos pretos destacados são os pontos em que o gráfico passa sobre os cruzamentos da malha. Seja k=f(-3)+f(-1)+f(3)-f(4)+f(5). O valor de x para o qual f(x)=k é:
1 point
Captionless Image
66. [MATEMÁTICA] Sabendo que 𝑎 e 𝑏 são números reais, considere a matriz quadrada de ordem 3 na imagem abaixo. Se a soma dos elementos em cada linha da matriz A tem sempre o mesmo valor, então o determinante de A é igual a?
1 point
Captionless Image
67. [MATEMÁTICA] (MACK) Qual é o número de maneiras diferentes de colocar em uma linha de um tabuleiro de xadrez (8 posições) as seguintes peças brancas: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, a rainha e o rei?
1 point
68. [MATEMÁTICA] No cardápio de uma festa, constavam dez diferentes tipos de salgadinhos, sendo que seis são servidos frios e os demais quentes. O garçom encarregado de arrumar a travessa e servi-la foi instruído para que a mesma contivesse sempre 2 diferentes tipos de salgadinhos frios e 2 diferentes dos quentes. De quantos modos diferentes o garçom podia selecionar os salgadinhos para compor a travessa?
1 point
69. [MATEMÁTICA] Considerando a PA de razão 2 e primeiro termo igual a 2, e a PG que possui mesma razão e mesmo primeiro termo, qual a diferença entre o décimo termo da PG e o décimo termo da PA?
1 point
70. [MATEMÁTICA] Para descobrir a altura de um prédio, Luiz mediu a sombra do edifício e, em seguida, mediu sua própria sombra. A sombra do prédio media 7 metros, e a de Luiz, que tem 1,6 metros de altura, media 0,2 metros. Qual a altura desse prédio?
1 point
71. [MATEMÁTICA] Na figura a seguir temos que PQ = 4 m, QR = 6 m e RS = 10m. Sabendo que os segmentos QQ’, RR’ e SS’ são paralelos e que PS’ mede 26 m. Determine o comprimento do segmento PQ’ em metros.
1 point
Captionless Image
72. [MATEMÁTICA] Em um recente vendaval, um poste de luz de 9 metros de altura quebrou-se em um ponto a uma distância x do solo. A parte do poste acima da fratura inclinou-se e sua extremidade superior encostou no solo a uma distância de 3 m do mesmo. A que altura x do solo o poste quebrou?
1 point
FILOSOFIA
73. [FILOSOFIA] “Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.” (REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.) | A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado:
1 point
Captionless Image
74. [FILOSOFIA] A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e leva-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um. (NIETZSCHE. F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural. 1999). | O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
1 point
75. [FILOSOFIA] A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura. (HEGEL. G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré-socrática: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural. 2000 (adaptado)). | O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a):
1 point
[FILOSOFIA] Textos para a próxima questão:
76. [FILOSOFIA] Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que:
1 point
77. [FILOSOFIA] Heráclito de Éfeso foi o pensador metafísico, criador da ideia de que “Não se pode entrar num mesmo rio duas vezes, pois, na segunda vez, tanto o rio, como nós mesmos estaremos mudados.” E para representar tal condição do cosmos, comparou o mundo à uma fogueira eterna, dizendo então que tudo é como o fogo, que ele também chamou de devir. Dos pensamentos propostos abaixo, qual deles pertence a Heráclito de Éfeso?
1 point
SOCIOLOGIA
78. [SOCIOLOGIA] A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta pais e responsáveis por crianças e adolescentes e os profissionais da educação e saúde em relação ao ‘jogo’ Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos participantes e sugere o suicídio como última etapa. (Disponível em: Tribuna PR. Acesso em: 22 abr. 2017). | Esse foi um dos alertas, nos últimos meses, relacionados ao “jogo Baleia Azul” e à possibilidade de suicídios de adolescentes (13 a 17 anos) ligadas a ele. | Pode-se realizar uma relação desses possíveis suicídios com os tipos de suicídios de Durkheim, pois, para esse pensador, os indivíduos são determinados pela realidade coletiva. |Assim, os suicídios gerados pelo “jogo” seriam classificados como:
1 point
79. [SOCIOLOGIA] A Sociologia surge no século XIX, momento marcado por uma intensa crise social na Europa. Émile Durkheim não deixou de ser influenciado por esse contexto. Nesse sentido, um dos seus objetivos era fazer da Sociologia uma disciplina científica capaz de criar repostas aos desafios enfrentados pela sociedade moderna.Entre os desafios, colocava-se a crescente contradição entre capital e trabalho, entendida pelo autor como um exemplo dos efeitos de um estado de anomia, caracterizado:
1 point
80. [SOCIOLOGIA] “Solidariedade orgânica” e “solidariedade mecânica” são conceitos propostos pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) para explicar a 'coesão social' em diferentes tipos de sociedade. De acordo com as teses desse estudioso, nas sociedades ocidentais modernas, prevalece a 'solidariedade orgânica', onde os indivíduos se percebem diferentes embora dependentes uns dos outros. A lógica do mercado capitalista, entretanto, baseada na competição individualista em busca do lucro, pode corromper os vínculos de solidariedade que asseguram a coesão social e conduzir a uma situação de 'anomia'. De acordo com os postulados de Durkheim, é CORRETO dizer que o conceito de “anomia” indica:
1 point
81. [SOCIOLOGIA] A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma Sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. (ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 336). Em vista do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
1 point
ESPANHOL
[ESPANHOL] Texto para as próximas questões:
82. [ESPANHOL] Según el texto es correcto afirmar que:
1 point
83. [ESPANHOL] De acuerdo a la lectura del texto se entiende que...
1 point
[ESPANHOL] Texto para as próximas questões:
84. [ESPANHOL] Según el texto es correcto afirmar que el Príncipe William:
1 point
85. [ESPANHOL] Tras la lectura del texto se entiende que el Duque de Cambridge...
1 point
[ESPANHOL] Texto para as próximas questões:
86. [ESPANHOL] De acuerdo con el texto: I. El riesgo de accidentes con conductores que usan el móvil mientras conducen es equivalente a los que conducen tras haber consumido alcohol. | II. En Gran Bretaña, la ROSPA propone que ningún conductor use el teléfono móvil o pieza similar mientras conduce, y la policía estatal asume esta responsabilidad. | III. Lo ideal sería que el aparato dejase de funcionar mientras el vehículo está en marcha. | IV Estados Unidos, Gran Bretaña y Canadá han intentado impedir el uso del móvil mientras uno conduce porque en estos países es muy alto el índice de accidentes. | V. Los países que no opinaron en el estudio de la Universidad de Toronto, demuestran poca preocupación con el tema de los conductores que cometen estas fallas.
1 point
87. [ESPANHOL] Según el texto la expresión “Por tal motivo (...)”, puede ser reemplazada por
1 point
[ESPANHOL] Texto para as próximas questões:
88. [ESPANHOL] El texto trata de:
1 point
89. [ESPANHOL] "Apellido", "rojo" y "embarazada" se traducen respectivamente como:
1 point