Oficina: Formação de professores para acolhimento e integração de estudantes migrantes / refugiados
Fundação Memorial da América Latina
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina

Ministrante: Prof. Carla Cursino, doutoranda em Estudos Linguísticos (UFPR) e professora de português em contexto de migração e refúgio.

Datas: 07, 14, 21 e 28 de novembro e 05 de dezembro

Horário: das 14h às 15h.

Muitas escolas brasileiras, sobretudo as públicas, recebem em suas salas de aula crianças e jovens em situação de migração ou refúgio. De mesmo modo, muitas universidades, instituições religiosas e ONGs abrem suas portas e oferecem cursos de português a migrantes e refugiados que buscam recomeçar suas vidas no Brasil. A pergunta que surge entre professoras e professores é sempre a mesma: “Como bem acolher esses estudantes que chegam ao Brasil e às escolas brasileiras com diferentes línguas e culturas?”. Assim, o objetivo principal desta oficina, que ocorrerá em 5 sessões, é sensibilizar docentes ou professores/as em formação para o acolhimento de estudantes em situação de migração e refúgio a partir da integração e valorização de suas línguas e culturas nos espaços escolares (em oposição ao apagamento de suas identidades linguísticas e culturais), a partir de uma perspectiva de educação plurilíngue e multicultural. Falaremos mais sobre o dia a dia de crianças e adolescentes nas escolas, mas professores/as que atuam com a comunidade migrante e refugiada em outros contextos são muito bem-vindos! Mais do que olhar apenas para a teoria, oferecemos ferramentas e ideias que podem fazer a diferença no dia a dia dos/as professores/as e, principalmente, dos/as alunos/as de outras em deslocamentos.


Público-alvo:

Professores/as, pedagogos/as e demais profissionais da área de Educação, de Linguística Aplicada e de Licenciaturas em geral, bem como estudantes de graduação e pós-graduação dessas áreas, e professores/as voluntários/as que atuem com alunos/as migrantes/refugiado/as.
E-mail *
Nome completo: *
Instituição: *
Quero me inscrever para (assinale todas as oficinas de que pode/deseja participar): *
Required
Ocupação: *
Área de formação: *
Celular para contato: *
As oficinas serão gravadas, com o objetivo de registrar e divulgar. Orientamos aos que não se sentirem confortáveis a deixarem suas câmeras desligadas. *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy