Webinar: Um olhar sistémico sobre as perturbações do comportamento alimentar
Formadores:
Dra. Patrícia Nunes, Psiquiatra e Terapeuta Familiar Sistémica. Experiência clínica na área das Perturbações do Comportamento Alimentar em contexto de consulta externa, internamento e unidade residencial.

Dra. Sertório Timóteo, Psiquiatra e Terapeuta Familiar Sistémico. Experiência clínica na área das Perturbações do Comportamento Alimentar em contexto de consulta externa e hospital de Dia. Formação em Psicodrama.

Introdução:
Uma das primeiras descrições de abordagem familiar no tratamento das perturbações do comportamento alimentar (PCA) na literatura médica remonta ao século XVII, em Inglaterra, quando o médico Richard Morton prescreve a uma das suas doentes com Anorexia nervosa (AN) o afastamento temporário do seu contexto familiar. Esta abordagem foi posteriormente designada por parentectomia e integrou a abordagem terapêutica da AN de Gull (1874), Lasègue (1873), Charcot (1885) e, mais tarde em Portugal, de Elysio de Moura (1947). Desde então, um longo caminho foi percorrido até às abordagens familiares actuais. A partir dos anos 1950s, as PCA passaram a ser classicamente consideradas pela Terapia Familiar Sistémica como doenças com foco na família, seja no modelo estratégico de Mara Selvini Palazzoli da Escola de Milão, no modelo estrutural de Salvador Minuchin ou no modelo transgeracional de Michael White. Mais recentemente, têm surgido outras abordagens, que se afastam da ideia de uma estrutura disfuncional da família que causa problemas nos seus elementos e valorizam a família como um espaço privilegiado para uma mudança de contexto que facilite a recuperação destes doentes.

Conteúdos:
Epidemiogia das perturbações do comportamento alimentar, sua etiopatogenia, psicopatologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico.

Perspectiva histórica e revisão teórica da terapia familiar sistémica nas perturbações do comportamento alimentar, com especial enfoque na Anorexia nervosa.

Apresentação de vinhetas de casos clínicos de famílias e respectiva discussão.
Role-play de sessão de terapia familiar sistémica.
Email address *
Nome: *
Morada: *
Localidade:
Código Postal: *
Telefone *
Profissão: *
Instituição:
NIF *
Sócio SPTF ? *
Se pretende recibo noutro nome indique aqui:
Clear selection
Outro NIF
Nome da Instituição e/ou outro nome
Morada
Código Postal
Dados para pagamento: Transferência bancária para o IBAN PT50 0033 00005008336039205 As inscrições são limitadas e só serão validadas após recepção do comprovativo de pagamento, enviado para info@sptfnorte.org *
Required
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy