Inscrição - FOTO PRETA - DIÁLOGOS
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
INFORMAÇÕES

FOTO PRETA - DIÁLOGOS
Coletivo Afrotometria



FOTOPRETA - DIÁLOGOS tem como proposta apresentar e dialogar acerca da produção fotográfica-visual e seus aspectos, através dos olhares de profissionais e artistas negros, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários em relação à população e cultura afro-brasileira. A fotografia tem o poder de contar, criar e provocar narrativas, e assim, traduz em cores, movimentos e expressões o que vê - ou como vê - quem a produz. Essas questões ligadas à presença e não presença de corpos negros e suas manifestações na fotografia, permeiam os diferentes eixos de diálogos propostos.

- 28 de outubro - 18h às 20h - FOTO PRETA - DIÁLOGOS - RETRATO PARA TORNAR VISÍVEL
Convidado: Wagner Celestino
Mediação: Tiago Alexandre Santana
60 vagas
Inscrições: 29 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-Alvo: A partir de 16 anos
Plataforma: Zoom

Neste debate entre Tiago Alexandre e Wagner Celestino, é feita uma análise da importância dos retratos que Wagner Celestino, fotógrafo que vem fazendo retratos de personalidades do movimento negro desde a década de 70, e de como esses registros relatam contribuições de suma importância para a construção do país.



- 9 de novembro - 18h às 20h - FOTO PRETA - DIÁLOGOS - NARRATIVAS DECOLONIAIS
Convidada: Isabela Alves
Mediação: Tiago Alexandre
50 Vagas
Inscrições: 29 de setembro até o preenchimento das vagas
Público-alvo: A partir de 16 anos interessadas em artes visuais.
Plataforma: Zoom

A artista visual Isabela Alves e o fotógrafo Tiago Alexandre trazem reflexões sobre as narrativas decoloniais que vem emergindo no cenário artístico contemporâneo, e como galerias, museus e o mercado de artes visuais em geral têm se relacionado com essa demanda.


* * *

Isabela Alves trabalha com comunicação, artes visuais e desenvolvimento de marcas. Estuda Letras na Universidade de São Paulo. Na publicidade, passou pela Suba Junto, e atualmente é do time Énois - Laboratório de Jornalismo, faz parte do coletivo de fotografia negra Afrotometria, onde desenvolve atividades voltadas a artes visuais. Enquanto artista, pesquisa sobre afetividade, decolonialidade e tecnologia ancestral, racializando os relacionamentos e as demonstrações de afeto. Além de discutir o lugar da pessoa preta no mundo.


Tiago Alexandre Santana é fotógrafo, jornalista, formado em produção audiovisual (FMU) e em técnico em processos fotográficos (Senac). Especializou-se em fazer retratos de pessoas negras e através desse tema realiza projetos visuais. Fez retratos para capa de discos, livros, publicou em jornais e revistas. Participou de exposições coletivas e individuais, uma delas na Espanha. É membro fundador do Afrotometria, coletivo de fotógrafos negros. Trabalha como arte educador, realiza projetos expositivos, faz cobertura de eventos e dirige editoriais.


Wagner Celestino é fotógrafo e documentarista nasceu em 1952 na zona leste da cidade de São Paulo, através do seu trabalho tem realizado um fundamental esforço de preservação da memória de artistas negros inestimáveis à cultura brasileira. Wagner Celestino é autor do fotolivro “Cortiços - a realidade que ninguém vê” de 1997, seu trabalho faz parte do acervo do Museu Afro Brasil. Fez a cobertura fotográfica de apresentações da velha guarda do samba em São Paulo, além de publicar em jornais e revistas.




***ATENÇÃO***

- Atividade não-presencial com coordenação à distância. Os encontros serão ao vivo por meio de plataforma de reunião on-line.

- Se inscreva apenas se tiver disponibilidade para participar da atividade.

- Caso a oficina tenha mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção de participantes por meio da análise da ficha de inscrição pelos coordenadores.

- A confirmação da sua participação será enviada por e-mail, fique atento à sua caixa de entrada e caixa de spam.

- Todas as atividades do Programa são gratuitas.

***

Oficinas Culturais - Formação para o Interior é um Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua na formação e na vivência da população no campo da cultura. O Programa é administrado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – e tem como objetivo aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas. A programação no Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo é realizada em parceria com as prefeituras de cada município, para público interessado a partir de 16 anos.

Qualquer dúvida, escreva para interioronline@oficinasculturais.org.br
Nome: (nome completo ou nome social; ao concluir a oficina, seu certificado será emitido da forma como for preenchido esse campo) *
Você tem interesse e disponibilidade para participar da atividade - FOTO PRETA - DIÁLOGOS - RETRATO PARA TORNAR VISÍVEL, no dia 28/10, das 18h às 20h? *
Você tem interesse e disponibilidade para participar da atividade FOTO PRETA - DIÁLOGOS - NARRATIVAS DECOLONIAIS, no dia 9/11, das 18h às 20h. *
Você é funcionário(a) de Secretaria, Departamento, Fundação ou outro órgão ligado à área cultural? *
Se a resposta anterior foi "Sim", qual o órgão, cargo/função e município?
Por que você deseja participar dessa atividade? *
Data de Nascimento *
Profissão
Escolaridade *
Tipo de Documento *
Número do documento *
CPF (somente números)
Gênero *
Raça/etnia *
Link de Rede Social
Telefone Fixo/Celular com DDD) *
Estado *
Cidade *
Como soube desta Oficina Cultural?
Deseja receber a programação cultural da Poiesis? *
Quais outras atividades formativas você teria interesse de ver na programação das Oficinas Culturais?
Estou ciente que a oficina pode ser parcialmente gravada e autorizo o uso das imagens e áudios para fins de comprovação de realização da atividade. *
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This form was created inside of Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Report Abuse