Atividade Complementar 1 e 2-Ensino Médio - Educação Física -  3o ano- 1º Bimestre - E. E. TRÊS PODERES
PLANO DE ESTUDO TUTORADO
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA            

TOTAL DE SEMANAS:4
NÚMERO DE AULAS POR SEMANA:2
NÚMERO DE AULAS POR MÊS:8

GÊNERO: Ginástica.

OBJETO DE CONHECIMENTO:
Ginástica de Condicionamento Físico
Saúde e Qualidade de Vida
Noções Básicas de Fisiologia Humana e Fisiologia do Exercício.

HABILIDADE(S):
EF89EF08P8. Compreender as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, avaliando a relação das diferentes mídias nesses processos, a fim de combater formas de discriminação e preconceito.
EF89EF09P8. Reconhecer os fatores de risco relacionados ao uso de substâncias para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais, assim como promover ações para a redução do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
EF89EF10P8. Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando os possíveis benefícios para melhoria da qualidade de vida.
EF89EF11P8. Identificar os elementos constitutivos e os fundamentos culturais e filosóficos dos diversos tipos de ginástica de conscientização corporal e discutir a prática dessas manifestações, avaliando a possibilidade dessas contribuírem para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Atividade Física e Sedentarismo


Email *
NOME COMPLETO *
TURMA *
Alegria de viver
SAÚDE E BEM ESTAR SOCIAL
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças

Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc. O "bem-estar social" da definição veio de uma preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo. A definição adotada pela OMS tem sido alvo de inúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde.O ambiente físico é talvez o fator mais importante que deve ser considerado na classificação do estado de saúde de um indivíduo. Isso inclui fatores como água e ar limpos, casas, comunidades e estradas seguras, todos contribuindo para a boa saúde.

A percepção de saúde varia muito entre as diferentes culturas, assim quanto as crenças sobre o que traz ou retira a saúde. A OMS define ainda a Engenharia sanitária como sendo um conjunto de tecnologias que promovem o bem-estar físico, mental e social. Sabe-se que sem o saneamento básico (sistemas de água, de esgotos sanitários e de limpeza urbana) a saúde pública fica completamente prejudicada. A OMS reconhece ainda que a cada unidade monetária (dólar, euro, real, etc.) dispendida em saneamento economiza-se cerca de quatro a cinco unidades em sistemas de saúde (postos, hospitais, tratamentos,etc.) e que cerca de 80% das doenças mundiais são causadas por falta de água potável suficiente para atender as populações.

Um dos principais fatores ambientais que afetam a saúde é a qualidade da água, especialmente para a saúde dos lactentes e das crianças em países em desenvolvimento. Estudos mostram que em países desenvolvidos, a falta de espaços de lazer no bairro que inclua o ambiente natural conduz a níveis mais baixos de satisfação nesses bairros e níveis mais elevados de obesidade e, portanto, menor bem-estar geral. Por isso, os benefícios psicológicos positivos do espaço natural em aglomerações urbanas devem ser levados em conta nas políticas públicas e de uso da terra. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e econômico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais da pessoa. Em geral, o contexto em que um indivíduo vive é de grande importância na sua qualidade de vida e em seu estado de saúde. O ambiente social e econômico são fatores essenciais na determinação do estado de saúde dos indivíduos dado o fato de que altos níveis educacionais estão relacionados com um alto padrão de vida, bem como uma maior renda. Geralmente, as pessoas que terminam o ensino superior têm maior probabilidade de conseguir um emprego melhor e, portanto, são menos propensas ao estresse em comparação com indivíduos com baixa escolaridade.

Texto adaptado. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde 
1) De acordo com o texto marque a afirmativa correta:
Clear selection
2) todas as alternativas estão corretas exceto:
Clear selection
3) todos são fatores que interferem no bem estar e na qualidade de vida das pessoas exceto.
Clear selection
ESTILO DE VIDA E ADOLESCÊNCIA
A palavra adolescente no latim significa crescer, que dá o sentido de modificação. Neste período ocorrem muitas mudanças físicas, fisiológicas, psicológicas e sociais. É um período de ganhos, no qual as pessoas sentem-se mais ativas e bem dispostas, ou seja, é o apogeu da saúde.  Nesta fase as amizades têm um alto grau de importância, o grupo exerce extrema influência no relacionamento do adolescente com o mundo, caracterizando seu jeito de ver e pensar sobre ele. É através dos amigos que os jovens conversam, trocam informações, tiram dúvidas, encontram liberdade para falar de assuntos que não possuem espaço no ambiente familiar. No entanto, muitos hábitos negativos e prejudiciais à saúde são estabelecidos nesta fase, podendo permanecer ao longo da vida, como o uso de álcool, drogas ilícitas e fumo sem contar a inatividade física. As diferentes opções tecnológicas (computador, televisão, telefone, etc) oferecem entretenimento de forma rápida e fácil. Este constante convívio acaba virando hábito e certas comodidades contribuem para o sedentarismo. Outro fator importante que contribui para o sedentarismo é o dia-a-dia experimentado por muitos adolescentes, que dividem o tempo entre trabalho e escola não separando um tempo para a prática de atividade física. Portanto, estilo de vida pode ser compreendido como a forma pela qual uma pessoa ou grupo vivenciam o mundo e, em conseqüência, se comportam e fazem escolhas.Vale lembrar que os componentes do estilo de vida podem mudar ao longo dos anos. Mas isso só acontece se a pessoa conscientemente enxergar algum valor em algum comportamento que deva incluir ou excluir, além de perceber-se como capaz de realizar as mudanças pretendidas.
QUALIDADE DE VIDA
Diferentemente de Estilo de Vida, o termo “Qualidade de Vida” envolve o bem estar físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos, e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. “A expressão ‘Qualidade de Vida’ foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, em 1964”, ao declarar que “os objetivos sociais não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Esses objetivos só podem ser medidos por meio da qualidade de vida que proporcionam às pessoas”. “Qualidade de Vida Relacionada à Saúde” e “estado subjetivo de saúde”são conceitos afins centrados na avaliação subjetiva do paciente, mas necessariamente ligados ao impacto do estado de saúde sobre a capacidade do indivíduo viver plenamente. Qualidade de vida relacionada à saúde é um conceito multidimensional que envolve aspectos físicos, psicológicos e sociais relacionados à saúde. Refere-se ao bem-estar total de um indivíduo. As dimensões essenciais da qualidade de vida relacionada à saúde incluem as funções física, social e emocional, como também a percepção do indivíduo a respeito de sua satisfação com a vida. Além dessas dimensões, outras, tais como a cognitiva ou neuropsicológica, sexual, produtividade pessoal, dor, sintomas e sono, compõem o que hoje se denomina qualidade de vida. Qualidade de vida também tem sido definida como a medida global da saúde percebida e dos custos relacionados às pessoas com e sem doenças ou Incapacidades.

IMPACTO DO ESTILO DE VIDA SOBRE  QUALIDADE DE VIDA
Existem sólidas evidências de que mudanças no estilo de vida têm grande impacto sobre a qualidade de vida individual e da população. Recentemente avaliaram 16.428 indivíduos com mais de 18 anos de idade com respeito a 4 medidas de qualidade
de vida relacionada à saúde: saúde geral, dias física e mentalmente não saudáveis, e dias com prejuízo para a realização de atividades de vida diária. Também avaliaram 3 hábitos de estilo de vida saudável: não fumar, prática de atividades físicas ou de lazer, e consumo diário de frutas e vegetais.
Os autores concluíram que ter dois ou mais hábitos de estilo de vida saudável está fortemente associado à qualidade de vida de pacientes portadores de diabetes mellitus. Embora grande parte dos estudos tenha sido feita com adultos, crianças com estilos de vida desfavoráveis também exibiram pobre qualidade de vida ao longo dos 3 anos de acompanhamento. Melhores hábitos de estilo de vida que levem ao adequado peso corporal, ao aumento da atividade física diária e à dieta saudável também se associam favoravelmente à qualidade de vida de sobreviventes de vários cânceres,12 como demonstrado em outro estudo de revisão, onde se verificou que 90% a 95% de todos os cânceres têm suas raízes no ambiente e no estilo de vida.
4 – Sobre Qualidade de Vida pode-se afirmar que: *
5  - O controle do estresse é um importante componente para a qualidade de vida. Este controle pode ser exemplificado em todas as opções, exceto em: *
06 - O componente nutrição também contribui para o bem-estar em se tratando de qualidade de vida. Em relação a este tema, todas as opções estão corretas, exceto em: *
07 - De acordo com o texto qualidade de vida. Em relação a este tema, todas as opções estão corretas, exceto em: *
08 – O termo estilo de vida pode assim ser compreendido: *
VIDA SEDENTARIA
SEDENTARISMO
O sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Segundo um trabalho realizado com ex-alunos da Universidade de Harvard, o gasto calórico semanal define se o indivíduo é sedentário ou ativo. Para deixar de fazer parte do grupo dos sedentários o indivíduo precisa gastar no mínimo 2.200 calorias por semana em atividades físicas.
CONSEQUÊNCIA DO SEDENTARISMO
 A vida sedentária provoca literalmente o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, caracterizando, no caso dos músculos esqueléticos, um fenômeno associado à atrofia das fibras musculares, à perda da flexibilidade articular, além do comprometimento funcional de vários órgãos.
DOENÇAS ASSOCIADAS À VIDA SEDENTÁRIA
DOENÇAS ASSOCIADA AO SEDENTARISMO
O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.
DEIXANDO DE SER SEDENTÁRIO
DEIXANDO DE SER SEDENTÁRIO
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:
 Praticar atividades esportivas como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de exercícios físicos de intensidade moderada durante 40 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana;
 Exercer as atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente

09)  O que é sedentarismo? *
10) Quais doenças estão relacionadas à vida sedentária exceto? *
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This form was created inside of Secretaria de Estado de Educação. Report Abuse