“É imperativo rever a estratégia de emprego científico de modo a corrigir as assimetrias geradas”

Exmo. Sr. Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia,
Professor Doutor ‎Paulo Ferrão

O aviso de abertura da segunda edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) na vertente individual (Ind) foi conhecido no passado dia 14 de Dezembro, tendo sido anunciadas 300 vagas distribuídas pelas mesmas categorias do concurso anterior. Face a tão reduzido número de posições, urge analisar as deficiências do recente CEECInd 2017 e propor medidas de correcção.

Vista isoladamente, a distribuição de vagas pelos 4 níveis de contratação possíveis na edição de 2017 do CEECInd até poderia fazer algum sentido e estar, como V. Exa. referiu, em linha com as melhores práticas a nível europeu. Na primeira edição do CEECInd, a taxa de aprovação rondou os 12% em cada um dos quatro níveis de contratação, com a seguinte distribuição em percentagem do total de vagas financiadas (500 vagas): 55% Investigador Júnior, 31% Investigador Auxiliar, 13% Investigador Principal e 1% Investigador Coordenador. O programa CEECInd deve, no entanto, ser analisado no contexto das várias iniciativas de emprego científico do MCTES, a maior parte delas da responsabilidade da FCT, e que incluem vagas de investigador no âmbito dos CEEC Individual e Institucional, Norma Transitória DL 57/2016 - Lei 57/2017, projectos de investigação FCT, contabilizando 4424 contratos (dos quais apenas 1% são contratos sem termo de carreira de investigação).

A esmagadora maioria destas 4424 vagas foi dirigida a investigadores doutorados com reduzida experiência de investigação pós-doutoral (cerca de 4032 das vagas para Investigadores Júnior), deixando quase sem opções os investigadores que trabalham actualmente no Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) com contratos a termo nas categorias de Investigador Auxiliar, Principal e Coordenador. Muitos destes investigadores exercem a sua actividade de forma independente há mais de 10 anos e têm equipas de investigação que lideram, suportando as suas equipas com financiamento nacional e internacional por eles cativado. Para estes investigadores, estiveram disponíveis, no âmbito do CEECInd, apenas 154 vagas para Investigador Auxiliar, 66 vagas para Investigador Principal e 4 para Investigador Coordenador. A estas podemos ainda somar as 168 vagas de investigador nestas mesmas categorias geradas no âmbito do CEEC Institucional (CEECInst), das quais apenas 52 são para lugares de carreira na categoria de Investigador Auxiliar. O somatório das vagas disponibilizadas para Investigadores Auxiliares, Principais e Coordenadores não chega a 10% do total de vagas para investigadores (ver Fig. 1).

Fig. 1 - Representação do número de contratos de investigação previstos pela FCT (dados do Observatório de Emprego Científico a 8 de Janeiro de 2019). Os contratos para investigadores Júnior incluem os contratos a disponibilizar via CEECIndividual (276), CEEC Institucional (63), Norma Transitória DL 57 (2075), e integrados em projectos de investigação (1618). Note-se que de 4424 contratos previstos, apenas um reduzido número foi já formalizado e apenas na categoria júnior.
Esta distorção no número de vagas por categoria leva a que os concursos abertos no âmbito de projectos financiados pela FCT, ou no âmbito da aplicação da Norma Transitória prevista no artigo 23º do Decreto-Lei n.º 57/2016, destinados maioritariamente a Investigadores Júniores, tenham com frequência candidatos únicos, ou não tenham mesmo candidato algum. Por outro lado, os investigadores financiados no âmbito do programa investigador FCT apresentado em 2012 e 2013, que garantem com financiamento próprio linhas de investigação que integram investigadores júniores, viram terminados os seus contratos, sem encontrarem uma forma de garantir o seu salário através das iniciativas de emprego científico do governo. Isto coloca em causa a sustentabilidade do SCTN. Este desequilíbrio foi bem ilustrado pelas notícias que vieram a público na sequência da divulgação dos resultados do CEECInd, o qual esteve nas manchetes por ter deixado sem contrato investigadores de reconhecido mérito internacional. Este resultado mostra claramente que a contratação de investigadores não foi feita por mérito absoluto, mas apenas relativo, cumprindo uma quota de 12% em cada categoria. O facto de investigadores com tanta experiência como estes estarem ainda com contratos a termo ilustra bem a precariedade estrutural do SCTN e a necessidade de o governo apoiar medidas que estimulem a contratação sem termo.

Num cenário mais optimista, que soma às vagas de Investigador de carreira do CEECInst o total das vagas que supostamente serão abertas no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP, 186 vagas), apenas 1 em cada 20 investigadores contratados a termo poderá aspirar a um contrato sem termo na carreira de investigação, e na categoria mais baixa (Investigador Auxiliar). De notar que o PREVPAP é um instrumento excepcional, que não terá repetição em anos futuros, e cuja implementação é ainda incerta por manifesta falta de reforço orçamental das instituições para fazer face às contratações.

A nossa análise não ficaria completa sem referir que alguns dos investigadores das categorias Auxiliar, Principal e Coordenador poderão encontrar uma solução de emprego que lhes permita continuar a fazer investigação nas vagas abertas para a carreira docente na categoria de Professor Auxiliar. O programa CEECInst de 2018 apoia a contratação de 169 lugares de Professor Auxiliar, que se juntam às cerca de 200 vagas para a mesma categoria abertas em concursos regulares. Ainda assim, apenas 19% das vagas disponíveis são direcionadas aos investigadores mais seniores.

Terminamos alertando para o atraso na implementação dos vários instrumentos de emprego científico, o qual pode levar a situações paradoxais como a de investigadores que terminaram os seus contratos em 2018 terem que enfrentar uma situação de desemprego estando propostos para financiamento pelo CEECInd, e tendo simultaneamente parecer positivo para integração na carreira no âmbito do PREVPAP. Este tipo de situações poderá levar à não concretização da totalidade das vagas, porque um mesmo candidato pode ser contemplado por vagas abertas no âmbito de instrumentos diferentes de emprego científico.

Apelamos ao MCTES para que reveja urgentemente a sua estratégia de contratação de modo a permitir e fomentar o estabelecimento de uma carreira científica sólida e sustentável, capaz de produzir melhor ciência ao serviço dos enormes desafios que a nossa sociedade enfrenta.

Apelamos à FCT para que aproveite a nova edição do CEECInd para corrigir a desigualdade de oportunidades gerada pelos instrumentos de emprego científico já implementados, disponibilizando sobretudo vagas para as categorias de Investigador Auxiliar, Principal e Coordenador, e valorizando de facto o mérito absoluto. Apelamos também para que o número de vagas seja igual ao da edição anterior.

Assinaturas recolhidas
1. Ermelinda Maçôas (Ciência2008 + InvFCT2013 no IST-ID, actualmente no desemprego)

2. Catarina Magalhães (InvFCT2013 no CIIMAR, atualmente com um contrato de um ano integrado num projeto do CIIMAR)

3. Luísa V. Lopes (Ciência 2007, InvFCT2013, CEEC2017 como Investigador Principal, Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes, Lisboa)

4. Cláudia G. Almeida (InvFCT2013, CEEC2017 como investigador auxiliar, CEDOC - NOVA Medical School, Lisboa, atualmente com contrato temporário de investigador doutorado)

5. Teresa Summavielle (Ciência 2007, InvFCT2012, actualmente Investigadora Principal no I3S, Porto)

6. Sérgio Ávila (BPD 2005-2009, BGCT 2009, Ciência 2008 (Investigador Auxiliar CIBIO-Açores), InvFCT 2015, actualmente como Investigador Principal, CIBIO-Açores)

7. Aliaksandr Shaula (InvFCT2012, atualmente com bolsa de pós-doutoramento de 6-8 meses na Universidade de Aveiro)

8. Ana C Brito (BPD2009, InvFCT2013, seleccionada para financiamento no CEEC2017 como investigadora Auxiliar mas ainda sem contrato, atualmente como investigadora auxiliar convidada, Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa)

9. Ruben Heleno (BPD2009, InvFCT2012, CEEC2017, CFE-DCV Universidade de Coimbra, actualmente no desemprego)

10. Susana Araújo (Ciência 2007, InvFCT2012, seleccionada para financiamento no CEEC call de 2017 como Investigadora Principal mas ainda sem contrato; no desemprego desde Junho de 2018)

11. Carla António (InvFCT2012 Investigadora Auxiliar, sem contrato desde 31 Julho 2018, actualmente Investigadora Auxiliar Convidada/BCC até Junho 2019, ITQB NOVA, Oeiras)

12. Luísa Custódio (InvFCT2012, seleccionada para financiamento no CEEC2017 como Inv. Principal mas ainda sem contrato).

13. Isabel Correia (Ciência 2007, InvFCT2012 como Investigador Principal, IST/Universidade de Lisboa, actualmente no desemprego)

14. Montserrat Comesaña (Ciência2008 + InvFCT2013 no CIPsi/Universidade do Minho, no desemprego desde Janeiro 2019)

15. Hugo Rebelo (BPD2010+InvFCT2013, actualmente desempregado, CIBIO, Universidade do Porto)

16. João Amaral (Universidade de Aveiro, BPD FCT 2010-2017, actualmente Investigador Auxiliar pelo concurso iFCT de 2015)

17. João Pedro d’Alvarenga (CESEM/NOVA FCSH, InvFCT2012 como Investigador Principal, seleccionado para financiamento no CEEC2017 como Investigador Principal ainda sem contrato, actualmente com Bolsa de Cientista Convidado)

18. Susana Rodríguez Echeverría (BPD2006-2009, contratos a tempo parcial como docente, Ciência 2008, InvFCT2013, CFE-DCV Universidade de Coimbra, no desemprego desde Janeiro 2019)

19. Elsa Lamy (BPD2010-2014, InvFCT2013, seleccionada para financiamento no CEEC call de 2017 como Investigadora Auxiliar mas ainda sem contrato)

20. Federico Herrera (BPD2009, InvFCT2013, investigador auxiliar no Instituto de Tecnologia Quimica e Biologica (ITQB-NOVA)). No desemprego desde 1 de Janeiro de 2019

21. Luisa Pinto (Investigadora Auxiliar pelo InvFCT2014 no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, Universidade do Minho)

22. Ana João Rodrigues (Investigadora Auxiliar pelo InvFCT2013 no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, Universidade do Minho; actualmente sem contrato)

23. João Filipe Oliveira (IEF Marie Curie Fellow 2012-14; Investigador Auxiliar pelo InvFCT2015 no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, Universidade do Minho)

24. Santiago Pérez Isasi (Investigador Auxiliar pelo InvFCT2014 no Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

25. Rui Davide Travasso (Ciência 2007, InvFCT2012 como Investigador Principal, correntemente Prof Auxiliar no Centro de Física da Universidade de Coimbra)

26. Joana Marques (EMBO fellow 2009, InvFCT2012, CEEC2017 como Investigadora Auxiliar, FMUP/i3S, no desemprego desde Agosto de 2018)

27. Paula Alexandrina de Aguiar Pereira Marques (Ciência2007 + InvFCT2013 na Universidade de Aveiro, atualmente contratada como Professora Associada a 0%)

28. Nuno Alexandre Pinto Rodrigues dos Santos (Ciência2007 + Investigador FCT 2013, atualmente Investigador Júnior contratado no âmbito de projeto FCT, no i3S, Porto).

29. Romana Santos (Ciência2008 + InvFCT2015 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

30. Ana T. Valdez (BPD2009-2014 FLUL e Yale, InvFCT2014 no CIDEHUS, UÉvora como Investigadora Auxiliar, CEEC2017 como Investigadora Principal na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

31. Sandra Sousa (Ciência 2008, InvFCT2013, actualmente Junior Researcher ao abrigo do DL57, I3S, Porto)

32. Andrea Zille (BPD2006-2011, Ciência2008 (Investigador Auxiliar) atualmente InvFCT2015 (Investigador Principal) no Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Universidade do Minho)

33. Miguel Remondes (InvFCT2014, Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes, Lisboa)

34. Liana C. Silva (Ciência 2008 + InvFCT 2014, iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa)

35. Rui Rosa (Ciência 2007 + IF 2013, FCUL, UL; actualmente sem contrato)

36. Sandra Martins (InvFCT2013, IPATIMUP/i3S, actualmente sem contrato)

37. Ana Márcia Barbosa (InvFCT2013, Universidade de Évora, actualmente sem contrato)

38. Ana Rita Grosso (BPD2010, Investigadora Auxiliar pelo InvFCT2014 na Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO) e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), seleccionada para financiamento no CEEC call de 2017 como Investigadora Auxiliar)

39. Olinda C. Monteiro (Ciência 2007 + InvFCT 2014, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

40. Marco António Campinho (BPD 2007-2010, 2010-2015, InvFCT2014, Centro de Ciências do Mar (CCMAR) Faro)

41. Fotini Hadjittofi (InvFCT2012, seleccionada para financiamento no CEEC2017 como Investigadora Auxiliar mas ainda sem contrato)

42. Ana Luísa Silva (Ciência2008 + InvFCT2014, Universidade de Aveiro)

43. Raquel Susana Brazão Xavier (BPD 2011-2016 + Investigadora Auxiliar InvFCT2015, CIBIO, Universidade do Porto)

44. Nicolas Van Goethem (Ciência 2007 + IF 2013, FCUL, UL)

45. Angelica Crottini (BPD2010+BPD2013+Investigadora Auxiliar InvFCT2014, CIBIO, Universidade do Porto)

46. Bruno M. Costa (Investigador Auxiliar pelo InvFCT2012 no ICVS, Escola de Medicina, Universidade do Minho até Junho 2018)

47. Karine Serre (BDP2011, InvFCT2014, Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes, Lisboa)

48. Ana Matias (BPD 2006 - 2012 + InvFCT 2012 + Bolsa de Cientista Convidado para coordenação de projeto próprio na Universidade do Algarve, até Maio de 2019)

49. Maria João Feio (Ciência 2008, Bolsas CC desde 2014 no MARE-Universidade de Coimbra até Dezembro 2018)

50. Eva Martins da Conceição (BPD 2012 - 2015 + InvFCT 2015, Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho)

51. Pedro Domingos (InvFCT, ITQB-NOVA)

52. Ricardo Campos (Ciência2008, IF2015)

53. Álisson Marques Gontijo (Investigador Principal pelo InvFCT 2012, CEDOC - NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa, atualmente com contrato temporário de investigador doutorado)

54. Maria M. M. Santos (Ciência 2007, InvFCT2013, CEEC2017 como Investigador Principal, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa)

55. Vanessa Alexandra Morais (InvFCT2014, Instituto de Medicina Molecular | João Lobo Antunes, Lisboa)

56. Susana Isabel Fonseca de Almeida Santos Braga (Investigadora Principal pelo InvFCT2012, Universidade de Aveiro, actualmente sem contrato)

57. Verónica Ferreira (BPD 2007-2012, BPD 2012-2015, Investigadora Auxiliar pelo InvFCT2014; MARE - Universidade de Coimbra)

58. Sonia Maria Almeida Guedes de Melo (InvFCT2013 até Junho 2019 i3S, Porto)

59. Paulo César da Silva Pinheiro (InvFCT2012- out 2018, desempregado, bolseiro de investigação e actualmente em contrato temporário como Inv. Júnior do seu próprio projecto desde 1 Jan 2019, CNC Coimbra)

60. Raquel Godinho (Investigadora Auxiliar InvFCT2012, CIBIO/InBIO, Universidade do Porto, atualmente com contrato a termo até Agosto 2019)

61. Inês C. Gonçalves (actualmente Investigadora Auxiliar InvFCT2015, i3S, Porto)

62. Sandra Maria Araújo Costa (actualmente Investigadora Auxiliar InvFCT2014, ICVS, Escola de Medicina, Universidade do Minho)

63. Rita Covas (Ciência 2008, Investigadora auxiliar InvFCT2014, CIBIO, Universidade do Porto)

64. Jorge Durán Humia (Investigador auxiliar InvFCT 2015-2020, CFE, Universidade de Coimbra)

65. Ana Silveira Viana (Ciência 2007, Investigador FCT 2013, CQB, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)

66. David James Alexander Edward Harris (BPD1999-2008, Ciência 2008, Investigador principal InvFCT2014, CIBIO, Universidade do Porto)

67. Catarina Lopes Pinho (BPD (2007-2015), InvFCT2014, CIBIO, Universidade do Porto)

68. Carla Maria Duarte Nunes (2004-2007 BPD, Ciência2007 (2008-2012), Investigador Principal InvFCT2012, (2013-2018) Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, desde Setembro 2018 desempregada)

69. Márcia Almeida Liz (Investigadora Auxiliar InvFCT2015, i3S, Porto)

70. Leonardo Julián Magnoni (Investigador auxiliar InvFCT2014, CIIMAR-Universidade de Porto)

71. Elsa Peralta (Investigador auxiliar InvFCT2014, Centro de Estudos Comparatistas, FLUL, UL)

72. Catarina Vinagre (InvFCT2013, FCUL)

73. Irina de Sousa Moreira (Investigadora Auxiliar pelos programas Ciencia2008 no REQUIMTE, Universidade do Porto e IF2015, CNC, Universidade de Coimbra)

74. Ewa Bogel-Lukasik (Marie Curie Experienced Researcher 2004-2006 (IBET), Post-doc BPD 2006-2012, sem contrato 4 meses, 2013-2014 Investigadora Auxiliar, 2014-2018 Investigadora Auxiliar IF (Universidade Nova de Lisboa, FCT), atualmente no desemprego desde Janeiro 2019)

75. Hugo Miguel Santos (Investigador Auxiliar IF2015, LAQV-REQUIMTE FCT NOVA)

76. Ana Rita Fragoso (BPD2012, InvFCT2013, sem contrato desde 1 Janeiro 2019)

77. Alfredo Pereira (BPD2009, Marie Curie IIF 2012, InvFCT2014, Investigador Auxiliar Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho)

78. Helena da Silva (Investigadora Auxiliar IF2014, IHC-NOVA FCSH, contrato até Fevereiro 2020)

79. Pedro Ricardo Simão Antunes (BPD da FCT 2009-2013; IFCT 2013-2018, sem contrato desde 1 de janeiro de 2019)

80. Margarida Archer Frazão (Laboratório Associado 2003-2014, InvFCT2014, parecer positivo do PREVPAP, Investigadora Principal, ITQB NOVA)

81. João Bettencourt Relvas (Investigador Principal, I3S, Porto)

82. Ana Perera Leg (InvFCT2012, CIBIO, Universidade do Porto, no desemprego desde Agosto de 2018)

83. Everton Vasconcelos Machado (BPD/FCT 2010-2013; InvFCT (Inv. Auxiliar) 2013-2018)

84. Fernando P. Lima (InvFCT2012, CIBIO, Universidade do Porto, atualmente com contrato temporário de investigador doutorado)

85. Miguel Carneiro (BPD (2011-2015), InvFCT2014, CIBIO, Universidade do Porto)

86. Sebastiana Fadda (BPD / 32322/ 2006-, InvFCT 2012, no desemprego desde Junho 2018)

87. Rosa de Fátima Lopes de Freitas - Departamento Biologia, Universidade de Aveiro (UA) (2006-2012 Investigadora auxiliar Programa Ciência 2006 (UA); 2012-2014 Investigadora auxiliar CESAM (UA); 2014-2017 Pós-doc FCT (UA); Nov 2017 - Abril 2020 Investigadora projecto SMARTBIOR (UA)).

88. Renata Freitas (BPD até 2013; InvFCT até 2018, Contratada agora ao abrigo do seu próprio projeto, o que fragiliza os recursos humanos e materiais pensados para o projeto).

89. Filippo Bonini Baraldi (IF2014, Instituto de Etnomusicologia, Musica e Dança, FCSH, UNL)

90. Clara Isabel Ferreira Pereira (InvFCT 2015, I3S, Porto)

91. Ana X Carvalho (Welcome II 2012, IF 2013, actualmente Investigadora Principal no i3S, Porto)

92. Susana P. Gaudêncio (BPD 2007-2011, Welcome II 2012, InvFCT 2014 (Investigadora Auxiliar), UCIBIO-REQUIMTE,
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa)

93. Iola Melissa Fernandes Duarte (Ciência2007, InvFCT2014 -Investigadora Principal, CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro, Universidade de Aveiro)

94. Nelson Felipe Loureiro Vieira (BPD/FCT 2010-2012, InvFCT2014 - Investigador Auxiliar, Universidade de Aveiro)

95. Josefa N. S. Pandeirada (BPD2006, BPD2011, InvFCT2012, seleccionada para financiamento no CEEC Indiv. 2017 como investigadora Principal; Universidade de Aveiro. No desemprego desde julho 2018)

96. Célia Tavares de Sousa (BPD 2012-2017, INvFCT 2016; Investigadora Auxiliar Faculdade de Ciências da Universidade do Porto)

97. Andrei Kavaleuski (InvFCT2012, Universidade de Aveiro)

98. Rita Teodoro (InvFCT2013 - Investigador Auxiliar, CEDOC, Nova Medical School)

99. Armandina Lopes (Ciência 2007 FCUL + InvFCT2014 FCUP, Inv. Auxiliar)

100. José Carlos Brito (BPD/FCT2003-2008 + Ciência 2008 +InvFCT2013, CIBIO, Universidade do Porto)

101. André Pacheco (InvFCT2014 - Investigador Auxiliar, Universidade do Algarve)

102. Paulo Pereira (BPD 2002, Ciência 2007, InvFCT 2012, actualmente Investigador Principal no IBMC/i3S Porto com contrato a termo até Abril 2019)

103. Raquel Cardeira Varela (INVFCT 2016, Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa)

104. Erwan Garel (InvFCT2014 - Investigador Principal, Universidade do Algarve)

105. Cláudia Nunes dos Santos (BPD2009, BDP2012, InvFCT2013, investigador auxiliar no Instituto de Biologia Experimental e Tecnologica (iBET))

106. Célia Alves (InvFCT2014 Investigadora Principal, Universidade de Aveiro)

107. Alexandra Maria Moita Antunes (Ciência 2007 Investigadora Auxiliar IST, InvFCT2013 e CEEC2017 Individual Investigador Principal,Centro de Química Estrutural IST-ID, sem contrato desde 31 de Dezembro de 2018, à espera de celebrar novo contrato no âmbito do CEEC2017 Individual)

108. Florbela Pereira (Ciência 2007 FCT-UNL; BPD F&CT; Investigador junior DL57, FCT-UNL)

109. Francesco Vacchiano (BPD até 2013; InvFCT no ICS-ULisboa até Fevereiro 2020)

110. Ana Hilário (BPD 2006 - 2012, Ciência 2008, atualmente investigadora Auxiliar no CESAM, Universidade de Aveiro)

111. Regina Menezes (BPD 2003-2018, actualmente Junior Researcher ao abrigo do DL57, iBET, Lisboa)

112. Pedro Matos Soares (Ciência 2007, InvFCT2015 como Investigador Principal, Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)

113. Susana Salgado (BPD2008, InvFCT2014 no Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa)

114. Igor Clemente Tiago (BPD2010 Centro de Neurociências e Biologia Celular - UC, InvFCT2014 no Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra)

115. Telmo Morato (Ciência 2008, IF 2013, IMAR Universidade dos Açores; actualmente a terminar o contrato IF)

116. Catarina Pimentel (BPD 2008 - 2015, InvFCT2015 no ITQB NOVA)

117. Jorge V. Rocha (post-doc BPD no IST-ULisboa 2009-2015,Individual Marie Curie Fellowship 2015-2017 + investigador post-doc 2017-presente na Universitat de Barcelona)

118. José Pedro de Abreu Coutinho (ex-Investigador Principal, Universidade de Aveiro, actualmente sem contrato de trabalho)

119. Rita M Cardoso (BPD 2006-2012, 2012-2016 Investigador Aux. Convidado; BPD 2016-presente, Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)

120. Mónica Truninger (Ciência 2007 - Inv. Aux; InvFCT2012 - Inv. Principal, Actualmente Lab Associado - Inv. Auxiliar, ICS-ULisboa)

121. Andreia Marques Valente (Investigadora Auxiliar FCUL, InvFCT2013 e CEEC2017, Centro de Química Estrutural - pólo FCUL, sem contrato desde 31 de Dezembro de 2018, à espera de celebrar novo contrato no âmbito do CEEC2017 Individual)

122. André Santos Campos (Investigador Auxiliar FCSH/UNL, InvFCT2015)

123. Aleksey Yaremchenko (Ciência2008, Inv. Auxiliar, Universidade de Aveiro; InvFCT2013, Inv. Principal, Universidade de Aveiro)

124. Tânia Nobre (BCC 2013-2016, BPD 2016-2019, sem contrato a partir de Março de 2019, Universidade de Évora)

125. José Melo-Ferreira (BPD/FCT (2009-2015), InvFCT2014, Investigador Auxiliar, CIBIO, Universidade do Porto)

126. Miguel Prudêncio (Ciência2007, InvFCT2013, atualmente Group Leader, Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Lisboa, Portugal)

127. Ana Magalhães (BPD/FCT (2006-2013), BPD (2013-2015), InvFCT2015 I3S Po)

128. António de Vilhena Andrade Ferreira Sykes (BPD FCT (2008-2013), BPD (2014), Invited Researcher (BCC FCT CCMAR 2014-2015), InvFCT2014, actualmente Investigador Auxiliar, Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Faro)

129. Sofia Engrola (BPD 2009-2014; InvFCT2014, Investigadora Auxiliar no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Faro)

130. Helena Manuela Mendes Oliveira Baldassarre (Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho; a aguardar assinatura de contrato no âmbito da Norma Transitória; No desemprego desde 1 de janeiro de 2019)

131. Eurico Morais de Sá (EMBO post-doc fellowship (2011), Marie Curie IEF (2012-2013) e InvFCT2013 no IBMC, Porto). Actualmente Investigador Principal no IBMC/i3S, Porto)

132. Alexandra Monteiro (BPD2008, InvFCT2014, seleccionada para financiamento no CEEC2017 como investigadora Principal, Universidade de Aveiro)

133. Stanislav Lazarov Ferdov (Departamento de Física, Universidade do Minho)

134. Matthew Edward Price Davies ((BPD 2014-2016, IF2015), INESC TEC)

135. Gabriela Almeida (Ciência 2007, BPD/FCT, Inv FCT2013, actualmente Investigadora Junior no âmbito de projeto do grupo no I3S Porto)

136. Inês Domingues ((SFRH/BPD/90521/2012), Depto Biologia, Universidade de Aveiro)

137. Maria de Fátima Carvalho (InvFCT2013 no CIIMAR, selecionada para financiamento no CEEC call de 2017 como Investigadora Principal mas ainda sem contrato; no desemprego desde 1 de Janeiro de 2019)

138. Rodrigo Almeida (Ciencia2007, IF2012 como Investigador Principal, sem contrato desde Julho de 2018, a aguardar aprovação de BCC de 8 meses).

139. Ana Rita Petronilho, (IFCT2014, contrato até junho de 2020, ITQB-NOVA)

140. João Pedro Nunes (IF2015 como Investigador Auxiliar, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa)

141. Ana Raquel Marcelino Mesquita (Ciência 2008; IF2013 como Investigadora Auxiliar, IF2015 como Investigadora Principal)

142. Claudio Areias Franco (IF2013, Investigador Principal no Instituto de Medicina Molecular | João Lobo Antunes, Lisboa)

143. Cristina Isabel Videira Fernandes ((SFRH/BPD/75201/2010), INET-md, NOVA FCSH)

144. Cristina Barrias (IF2015, Investigadora Principal no INEB, I3S, Universidade do Porto)

145. Raquel M. Gonçalves (IF2014, Investigadora Auxiliar no INEB, i3S, Universidade do Porto)

146. Alexandra M. Lopes (Investigadora Auxiliar pelo InvFCT2014 no IPATIMUP, i3S, Universidade do Porto)

147. Filipe Martinho (IF2013 como Investigador Auxiliar no CFE-UC, actualmente investigador na Universidade de Coimbra (CFE-UC) no âmbito da Norma Transitória DL57)

148. João Canning Clode (Investigador Auxiliar no MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Contrato IF 2014))

149. Sílvia Castro (BPD2007-2013, InvFCT2013, contratos a tempo parcial como docente, CFE-DCV Universidade de Coimbra, no desemprego desde Janeiro 2019)

150. Florbela Pereira (Investigador Junior DL57)

151. Cristina Brito (InvFCT 2015)

152. Ana Luísa Carvalho (BPD2003; InvAuxiliar UCIBIO-FCT-NOVA)

153. João Vicente (Ciencia2007 (FFUL) / InvFCT2015 (ITQB-NOVA))

154. Francisca Alves Cardoso (Investigadora Auxiliar pelo InvFCT2015 no Centro em Rede de Investigação em Antropologia, polo Universidade NOVA FCSH)

155. Bruno Pinto (BPD2016, seleccionado para financiamento no CEEC2017 como investigador Auxiliar mas ainda sem contrato, Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa)

156. Nelson Saibo (Investigador Principal - IF2012, ITQB-NOVA)

157. Artur Moro (BPD (2011-2018), desde 19-12-2018 Inv. Junior (NT) na FCT-UNL)

158. Paula Ferreira (Equiparada a Inv. Coordenadora IF2015)

159. Joana Gaspar de Freitas (BDP2011-2017; voluntária na ciência entre Set.2017 e Mai. 2018; ERC Starting Grant, Nov. 2018)

160. Rita Abranches (Laboratório Associado ITQB (2003-2014), InvFCT2014 (2015-presente), parecer positivo do PREVPAP, Investigadora Principal, ITQB NOVA)

161. Ana Lourenço (Profª Auxiliar, DQ/FCT/UNL)

162. Márcia Alexandra da Silva Correia (investigadora)

163. Leonard Monsaingeon (postdoc FCT 2013 + postdoc project I&D 2018 + investigador doutoramento project I&D 2019, FCUL, UL)

164. Alice Santiago Faria (BD + BPD, Investigadora Integrada do CHAM, FCSH/NOVA, com contrato no âmbito da Norma Transitória e à espera de celebrar novo contrato no âmbito do CEEC2017 Individual)

165. José R. B. Gomes (Ciência 2007 (CICECO-UA, 2007-2012); Eq. Inv. Aux. (CICECO-UA, 2012-2013); IF2012 (CICECO-UA, 2013-2018); Eq. Inv. Princ. (CICECO-UA, 2018-...))

166. Benedita Andrade Pinheiro (BPD 2010, Investigadora Junior DL57)

167. Telma Marques (Estudante Doutoramento)

168. Duncan Paul Fagg (Ciência 2007, InvFCT2014, seleccionado para financiamento no CEEC Indiv. 2017; Universidade de Aveiro)

169. M. Luísa Sousa (BPD (2014-2018); Investigador junior DL57, FCT-UNL; Prof. aux. conv. a 20%, a título gratuito, FCT-UNL)

170. Cláudia Maria Batista Lopes (Investigador DL57)

171. Joana Fradinho (Investigador junior DL57, FCT-UNL)

172. Sandra Ataíde Lobo (Investigadora FCSH/NOVA com contrato a termo resolutivo incerto a iniciar em Fevereiro de 2019)

173. Ana Cláudia Dias (BPD2006, InvFCT2013, proposta para financiamento no CEECIND2017, Universidade de Aveiro)

174. Uladzimir Khomchanka (Ciência 2008 - Inv. Auxiliar, Universidade de Coimbra; InvFCT2014 - Inv. Principal, Universidade de Coimbra)

175. Didier Cabanes (Investigator Principal, i3S-IBMC, Porto)

176. Susana Costas (Investigadora Auxiliar)

177. Jaime Mota (Prof. Auxiliar, FCT NOVA)

178. Sara Fateixa (Investigador Junior)

179. Carlos Conde (Principal Investigator - i3S/IBMC)

180. João Loureiro (Professor Auxiliar no Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra e Vice-Coordenador do CFE-UC)

181. Patricia Maximo (Contrato de Investigacao de Projecto)

182. Carlos Lodeiro (Professor Associado com dupla Agregação, Departamento de Química, FCT Caparica, Universidade NOVA de Lisboa)

183. Tiago A. Marques (Senior Research Fellow na University of St Andrews e Professor Auxiliar convidado na FCUL)

184. Guillermo Velo-Antón (BPD/FCT (2011-2017), InvFCT2014, Investigador Auxiliar, CIBIO, Universidade do Porto)

185. Javier Fernández Lodeiro (Investigador (DL57))

186. Guillermo Velo-Antón (BPD/FCT (2011-2017), InvFCT2014, Investigador Auxiliar, CIBIO, Universidade do Porto)

187. Andrés Rodríguez Seijo (Seleccionado para financiamento no CEEC2017 como Investigador Junior mas ainda sem contrato e desempregado desde Novembro de 2017)

188. Carolina Sá (BPD2016)

189. Anna Olsson (Investigadora Principal, IBMC/i3S, Porto)

190. Nuno Grancho (BD, Investigador do DINÂMIA'CET-IUL, desempregado e à espera de celebrar novo contrato no âmbito do CEEC2017 Individual)

191. João Paulo Telo (Professor Auxiliar)

192. Maxim L. Kuznetsov (Investigador Auxiliar Ciência 2007/Investigador Coordenador IF2013)

193. Carlos Eduardo Sabino Bernardes (Pós-Doc)

194. Marta Moita (Investigadora Principal, Champalimaud Research)

195. Duarte M. S. Albuquerque (BPD e futuro Investigador TRU33 pelo IST - Coordenador de dois projectos científicos)

196. Bernardo Duarte (Seleccionado para financiamento no CEEC2017 como investigador Junior mas ainda sem contrato,
atualmente como investigador de pós-doutoramento no MARE, Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa)

197. Monica Sousa (Investigator Principal, i3S-IBMC, Porto)

198. Isabel A. Abreu (Investigador FCT ITQB-NOVA)

199. Marcos Mateus (Investigador Auxiliar (precário) no IST)

200. Ana Moita (BPD (FCT 2010-2015)+BPD (FCT 2015-2016)+Investigador FCT2015 (desde Dez 2016))

201. Joaquim Miguel Badalo Branco (Investigador Auxiliar, DECN/IST)

202. Rita Ventura (Lab. Associado 2005-2014, BCC 2015, Investigadora Unid. Inv. MostMicro, ITQB NOVA)

203. Alice Martins (Investigador Auxiliar Convidado-MARE-IPLeiria)

204. Tiago Ramos (Pos-Doc FCT no IST)

205. Ana Maria PLR Botelho do Rego (Professor associado com Agregação, IST, Univ. de Lisboa)

206. Mário Alexandre de Jesus Garrido (BPD 2016-2019, proposto para financiamento no CEEC-Ind 2017, Investigador
Responsável de projeto financiado pela FCT)

207. Sara Soares (Estudante de doutoramento (PD/BD (2017))

208. Sérgio Timóteo (Diversas bolsas entre 2014 e 2018; Financiamento aprovado no CEECInd2017; Desempregado
desde Agosto de 2018)

209. Maria Antónia Pires de Almeida (Investigadora BPD 2005-2008, Ciência 2007, BPD 2014-2017, Contrato DL 57/2016 ISCTE-IUL 2018)

210. Judit Morello Bullón (Postdoctoral fellow)

211. Raquel Seruca (investigadora contratada do Ipatimup)

212. Cristina M. Cordas (Anterior: Inv. Aux, Ciência 2008; Desempregada; Pós-doc; Actual: Investigadora Doutorada (FCT-UNL, DL57/Lei57))

213. José Silva Lopes (Investigador (DL57 NT))

214. Pedro José de Castro Esteves (InvFCT 2015, Investigador Principal, CIBIO, Universidade do Porto)

215. Ricardo Ferreira (Post-Doc na Universidade de Uppsala)

216. José Gaspar (Bolsa Cientista Convidado (BCC))

217. Pedro Teles (Investigador CIENCIA 2008+Investigador Auxiliar IST-ID)

218. Filipa F. Mendes (Ciência 2007 (ITN/IST), IF2012 Inv.Principal (IST, ULisboa), Inv. Auxiliar IST, ULisboa desde 2016)

219. Inês de Fátima Afonso Mariz (BPD 2012, Investigadora DL57; IST-UL)

220. Maria de La Salete Balula (Investigador Principal)

221. Sofia Sampaio (Investigadora Pós-Doc (2009-2013, CRIA, ISCTE-IUL); Contrato IF 2013 (CRIA, ISCTE-IUL); actualmente sem contrato)

222. José Esperança (Ciência 2007, InvFCT2012, actualmente Investigador Principal no LAQV/Requimte, FCT NOVA)

223. Marcelo Caetano (Bolseiro de pós doutoramento há mais de 4 anos sem perspectivas de contrato)

224. Milena Paneque (BPD (2010-2016), Técnico de Saúde, i3S)

225. Catarina Ginja (Marie Curie Fellow 2011-15; Investigador Auxiliar pelo InvFCT2014 no CIBIO-InBIO, Universidade do Porto)

226. Alexandra Moreira (Investigadora Principal, Univ Porto)

227. Maria Teresa Condesso de Melo (FCT BPD2004, FCT BPD2007, FCT Ciência2008, IST Inv Auxiliar + BCC 2013-18, Actualmente no desemprego a aguardar concurso BPD))

228. Tiago Cordeiro (Investigador auxiliar ITQB-NOVA. Seleccionado para financiamento no CEEC2017)

229. Nuno Cruz (BI/BM/BD (1998-2014); BPD (2015-2019))

230. Miguel Nuno Bugalho (Investigador Auxiliar, Programa Ciência 2008; Investigador Principal, Programa Investigador FCT 2014)

231. Sérgio Sousa (Investigador Laboratorio Associado (2008-2014), InvFCT2015, REQUIMTE)

232. Conceição Colaço (Investigador auxiliar convidada - Instituto Superior de Agronomia)

233. Mónica Amaral Ferreira (BPD - em processo de candidatura a investigador no Instituto Superior Técnico no âmbito da NT DL57)

234. Laura Monteiro (BPD no IST desde 2015, a aguardar contrato pelo DL57/NT)

235. Carla S Lopes (IBMC, Investigador Auxiliar, actualmente Junior Researcher ao abrigo do DL57, I3S, Porto)

236. Paula Chainho (PostDoc (2008-2014); Professora Auxiliar Convidada FCUL (0%); Investigadora Auxiliar Convidada em projetos próprios)

237. Ana Patrícia Duarte (Investigadora contratada ao abrigo da norma transitória do DL57, ISCTE-IUL)

238. Marta Entradas (BPD FCT interrompida para Marie Curie na LSE, Coordenadora de dois projectos científicos no ISCTE-IUL, Bolsa Cientista Convidado dos projectos que coordena)

239. Lídia Maria Diogo Gonçalves (Desempregada (aguarda resultados finais CEEC Ind 2017))

240. Margarida C.Santos Romão (Professora Associada/IST)

241. Nuno Bento (BPD 2012-2018 e NT (DL57) desde 1/11/2018)

242. Marija Dodig (Ciencia2008+invFCT2014)

243. Cláudia Nunes (Investigadora)

244. Luís Cunha Silva (Ciência2008 + BPD FCT 2015 + Inv Junior DL57-2017 REQUIMTE-LAQV- FCUP)

245. Ruben Anacoreta de Seabra Elvas Leitão (Professor Coordenador)

246. Ana Cristina da Silva Fernandes (Investigadora Ciência-2007 (IST-Lisboa), Investigadora IF-2012 (IST-ULisboa),
actualmente sem contrato desde 1 de Setembro de 2018))

247. Tiago Dantas (Investigador Auxiliar)

248. Rosalina Fonseca (InvFCT2014, CEDOC, NOVA Medical School)

249. António Figueiredo (Contratos de Investigador Auxiliar desde 2006 com IST>ADIS>IST (Lab. Associado FCT e Projectos europeus). Desempregado desde 2018. CEEC Individual 2017 ainda aguardando avaliação devido a falha da FCT)

250. João Pedro Fróis (Investigador BPD FCT, FCSH UNL (2015-2019); Investigador Auxiliar Compromisso com a Ciência FBA, UL (2009-2014); BPD FCT FCSH UNL (2006-2009); Bolseiro de Investigação Fundação Calouste Gulbenkian /F C T - UNL (2001-2005))

251. Rita de Sousa Gorgulho (PhD Student)

252. Joana Gonçalves de Sá (Professora com contrato a termo certo NOVA SBE)

253. Hugo Vicente Miranda (BPD2009; BPD2015; Inv. Junior - Norma Transitória a partir de Fevereiro; Actualmente Group Leader no CEDOC - NOVA Medical School)

254. Rute Dinis de Sousa (Gestora de Ciência_ EpiDoC Unit_ NOVA Medical School)

255. Mariana Pinho (Professora Associada, ITQB-NOVA)

256. João Pedro Martins Coelho (BDP FCT 2009-2015/2015-2017, atualmente Investigador Auxiliar em projecto CENTRO2020 (UA))

257. Carlos Fernandes da Silva (Professor Catedrático)

258. Helder Maiato (Investigador Coordenador - IBMC/i3S)

259. Oleksandr Tkach (Investigador Auxiliar IF/2013)

260. Irina Franco (Investigadora contratada ao abrigo da norma transitória do DL57, FCT NOVA)

261. Elsa De Luca (BPD CESEM-FCSH UNL 2016-19; BPD FCT, FCSH UNL 2011-2013)

262. Carlos António Delgado Sousa Brites (Investigador)

263. Robert Pullar (Investigador Principal)

264. Sónia Ventura (Professora Auxiliar)

265. Jorge Frade (Professor Catedrático, DEMaC, Universidade de Aveiro)

266. Andreia F. Sousa (Investigadora ao abrigo da Norma Transitória do DL 57/2016)

267. Sílvia Carvalho (PhD student)

268. Maksim Starykevich (BPD Unevirsity of Aveiro)

269. Sandra Dias (Contracto DL57)

270. Sónia A.O. Santos (Investigadora (Doutorado, nível 2/UA))

271. Andrei Salak (BCC/UI50/2877/2016, Universidade de Aveiro)

272. Filipe J. Oliveira (Investigador Principal, CICECO, Universidade de Aveiro)

273. Blanca Serrano (Bolsa de pós-doutoramento, DEMAC, Universidade de Aveiro)

274. Fernando Antunes (Professor Associado com Agregação (FCUL))

275. Vítor Amaral (Professor Catedrático, Universidade de Aveiro)

276. Zuelma Paula Miranda Duarte Chaves (BD (2019) BI (2010-2018) BII (2009-2010))

277. Alda Sofia Pires de Dias Marques (Professora Adjunta)

278. Manuel Pedro Ferreira (Professor Associado c/ Agregação, NOVA FCSH)

279. David Maria Tobaldi (Post-doc DEMaC/CICECO)

280. Teresa Alexandra Peixoto da Rocha Santos (Investigadora Principal (IF2013 - contrato a terminar))

281. Ana Inês Rondão (bolseiro pos-doc)

282. Ana Borba (BPD 2010-2018 + Contrato DL57)

283. Ana Colaço (Investigador Auxiliar (Lab. Associado/IMAR--Açores 2003-2008); Ciência 2007 (Investigador Auxiliar
IMAR-Açores), InvFCT 2015- (Investigador Principal, IMAR-=Açores)

284. Nuno Vila-Santa (A trabalhar fora da área)

285. Isabel Pombo Cardoso (Investigador REQUIMTE 2016, actualmente investigador DL57)

286. José Costa (Estudante de Doutoramento)

287. Bernardo Quintella (Prof. Auxiliar Convidado / Inv. Auxiliar Convidado)

288. João Costa Pessoa (Professor do Instituto Superior Técnico Aposentado)

289. Maria João Romão (Profª Catedrática (FCT-NOVA) e Coordenadora da UCIBIO)

290. Arménio Jorge Moura Barbosa (Investigador a termo incerto FCT - NOVA)

291. Antonio Cid Samamed (Junior researcher DL 57,fct-UNL)

292. Viviana G. Correia (Aluna de Doutoramento @UCIBIO-FCT/NOVA)

293. Rita Sobral (Professora Auxiliar, DCV, FCT-UNL)

294. Márcia Palma (Postdoctoral Associate Duke University Medical Center, USA)

295. Fernando Nabais (Bolseiro/DL57)

296. João Pedro Silva (Investigador Auxiliar)

297. Carla Sofia Carvalho (BPD: 2005-2008, BPD: 2010-2016, Data Scientist na indústria: 2016-hoje)

298. Inês Domingues (Pos Doc)

299. Roberto Carlos Domingues Martins (BPD 2013-2018, Investigador Júnior NT 2019-... e proposto para financiamento
no CEEC2017)

300. Sérgio Raposo Filipe (Prof. Auxiliar, FCT NOVA)

301. Lisa Maria de Oliveira Martins (Bolseira de investigação)

302. Maria Anjos Lopez Macedo (Prof. Auxiliar (FCT-UNL))

303. Inês Serrano Pereira (Aluna de doutoramento na UCIBIO, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa)

304. Mário S. Diniz (Prof. Auxiliar, FCT-NOVA)

306. Dr. José Luis Capelo Martínez (Professor Associado FCT-NOVA Lisboa)

307. José Alberto Gonçalves das Neves (Investigador Júnior, INEB/i3S)

308. Anabela Valente (Investigadora Principal/CICECO)

309. Nuno Barbosa Morais (InvFCT2014 @ InvFCT2014, Instituto de Medicina Molecular | João Lobo Antunes, Lisboa)

310. Sara Xapelli (Professora Auxiliar FMUL)

311. José Xavier (Prof. Auxiliar, FCT NOVA)

312. Ângela Novais (Investigadora pos-doc)

313. João Pedro Oliveira (Prof. Auxiliar FCT-UNL)

314. Paula Videira (assistant professor FCT NOVA)

315. Isabel Lopes (Ciência 2007; IF2013, actualmente no desemprego)

316. Celia Costa Cabral (Professora Auxiliar de nomeação definitiva)

317. Susana Sério (Bolsa pos-Doc FCT, Ciência2007, presentemente Professora Auxiliar, DF, FCT/UNL)

318. Maria João Ferreira (Investigadora contratada ao abrigo da norma transitória do DL57, IST)

319. Isabel Fonseca (Prof. Associada, UNL/FCT, LAQV)

320. Aida Figueiredo (Professora Auxiliar)

321. Leonor Maria de Jesus Maria (BPD2003, BPD 2007, Ciência 2008, contrato de Investigadora Auxiliar a termo 2014, BPD2015 e desde 1/11/2018 com contrato de Investigador Junior DL57 no C2TN-IST-Universidade de Lisboa)

322. David L. Rodrigues (Investigador contratado ao abrigo da Norma Transitória)

323. Joaquim José Azevedo Moura Ramos (Professor associado do IST aposentado, investigador do Centro de Química Estrutural)

324. Fla (Investigador Ciceco)

325. Filomena Freitas (Docente)

326. German Perez-Sanchez (inv. Projeto até 2020, CICECO, Universidade de Aveiro)

327. Luís Miguel Marado (Investigador independente)

328. Pedro Pereira (Professor Auxiliar)

329. Ana Raquel Mano Soares (BPD2011; inv. Auxiliar convidada (BCC) fev-jun 2018; Contratada no âmbito da NT (Univ.
Aveiro) desde jan 2019)

330. João Cardoso (Ciência2008 + InvFCT2013 + desempregado a partir de 20 de Janeiro de 2019 apesar de ter parecer positivo para Inv. Principal no CEECInd 2017)

331. Ana Maria Silva do Vale (IBMC/i3S; Investigadora doutorada do IBMC há 15 anos (Ciência 2008/Bolseira FCT); Actualmente contratada pelo IBMC como investigadora Júnior no âmbito da norma transitória)

332. Maria Ascensão Reis (Professora , FCT-UNL e investigadora da UCIBIO)

333. Rita Costa Pereira (Bolseira)

334. José Filipe Oliveira Granjo (BPD (2017-))

335. Maria João Pacheco Ferreira (Investigadora Integrada do CHAM, FCSH/NOVA, nvestigadora Integrada do CHAM, FCSH/NOVA, com contrato no âmbito da Norma Transitória a iniciar em Fevereiro de 2019)

336. Smilja Todorovic (IF 2014)

337. Riccardo Marchi (BPD 2008-2018, Norma Transitória desde Novembro 2018)

338. Jónatas Valença (Investigador DL 57/2016, IST-ID)

339. Joao M. Neto (Ciência 2008; Bolsas Cientista Convidado no MARE-UC 2014- 2017; Investigador Contratado IPLeiria 2018)

340. Pedro Pina (Ciencia2007 + IF2013)

341. Georgina Correia da Silva (Prof. Auxiliar FFUP)

342. Ana R. Freitas (Post-Doc Researcher (NT contract))

343. Alice Santos Silva (Prof. Associado, FFUP/UCIBIO)

344. Elsa Bronze da Rocha (Prof Auxiliar com Agregação FFUP)

345. Hugo R. Fernandes (Post-doc DEMaC/CICECO)

346. Jose Paulo Farinha (PAS, IST)

347. Catarina Homem (InvFCT2014, CEDOC, NOVA Medical School)

348. Sandra Heleno (Ciência2007, BPD FCT 2013-2018, actualmente contrato DL 57 no CERENA-IST)

349. Olena Okhay (BPD/77704/2011)

350. Carlos Baleizão (Professor Auxiliar, IST)

351. José António Ferreira Gamelas (investigador auxiliar convidado (Universidade de Coimbra))

352. Maximilian N. Kopylovich (Ciência2008 + InvFCT2013 no IST-ID, actualmente no desemprego)

353. Ana Valentim (2013-2015: Bolsa de Cientista Convidado, projeto FCT; 2015-2018: BPD/FCT; actualmente Junior Researcher ao abrigo do DL57, I3S, Porto)

354. Ricardo João Borges Pinto (Investigador (Doutorado (Nível 1)))

355. Marcela C. Quevedo Reyes (Pós doutorado Bolsa Biologia/CICECO, UA)

356. Filipe A. Almeida Paz (Investigador Principal - Universidade de Aveiro)

357. Teresa Casimiro (Invest.Auxiliar Lab.Associado REQUIMTE (2006-2014); IF2014 Invest. Principal (2015-2019); posição Prof.Auxiliar a partir de Mar2019 FCT/UNL)

358. Mariela Martins Nolasco (Investigadora Auxiliar(IF2015, Universidade de Aveiro))

359. Ricardo da Silva Vieira (Consultor (empresa privada); Investigador não colocado MARETEC/IST)

360. Bruno M Fonseca (Investigador auxiliar (CT a termo))

361. Ana Isabel Queiroz (Investigador FCT, NOVA-FCSH)

362. Newton Carlos Marcial Gomes (Investigador auxiliar Ciência2007 (2008-2012), Investigador Principal InvFCT2012, (2013-2018), atualmente com contrato temporário como Pós-Doc do seu próprio projeto desde junho 2018, CESAM, Dep. Biologia, Universidade de Aveiro)

363. Jorge de Almeida Gonçalves (Bolseiro pós-doc em final de Bolsa)

364. Carmen Santos (Seleccionada para financiamento como investigador junior no CEEC2017, mas ainda sem contrato assinado, actualmente e até 28/2/2019 bolseira Pos-Doc num projecto, ITQB-NOVA)

365. José Manuel Gaspar Martinho (Prof. Catedrático, IST)

366. Inês Carvalho (Investigadora ao abrigo da Norma Transitória do DL 57, IGC)

367. Filipa Lourosa Sousa (Investigadora Auxiliar (IF2015, Universidade de Aveiro))

368. Élio Sucena (Professor Auxiliar)

369. António Salgado (Investigador Principal, ICVS/EM, Universidade do Minho)

370. Ana Maria Madeira Martins Faisca Phillips (Ciência 2008 , actualmente desempregada)

371. Luísa Amaral (Ciência 2008, atualmente com contrato de investigador auxiliar (UCIBIO-REQUIMTE) a terminar em Março 2019 )

372. Sergio Pereira (Investigador principal)

373. Susana Rocha (Investigadora Doutorada em final de contrato)

374. Luís Nobre Gonçalves (Prof. Auxiliar)

375. Paula Amaral (Prof Auxiliar FCT UNL)

376. Marina Kirillova (Investigador pós-doc BPD/FCT (IST, 2007-2013), Investigador FCT (IST-ID, 2014-2018), desempregada e à espera de celebrar novo contrato no âmbito do CEEC2017 Individual)

377. Maria Luisa Carvalho (Professora Catedrática)

378. Bruno Fernandes (Bolseiro de investigação)

379. Vanda Pereira (PD ARDITI (RAMadeira) 2015)

380. Daniela Terêncio (Bolseira Mestre)

381. Luis Manuel Panchorrinha Fernandes (Investigador FCT)

382. Vanda Lourenço (Professora Auxiliar)

383. Sandra Pinto (BPD FCT 2013-2018, actualmente contrato DL 57 no IST)

384. João Manuel Pina (Investigador Doutorado de nível inicial)

385. Angelina Palma (InvFCT2012 (Investigadora Auxiliar), atualmente Investigadora Auxiliar UCIBIO| FCT-NOVA)

386. Ana M. Melo (Seleccionada para financiamento no CEECind 2017 como investigadora júnior. Sem remuneração desde 1 Outubro 2018 e à espera de celebrar contrato no âmbito do CEECind 2017. Investigadora responsável de projecto FCT 2017 e a abrir concurso brevemente para a contratação de investigador no âmbito deste projecto.)

387. Maria Isabel Gomes (Professor Associado)

388. Alexandra Saraiva (FCT/ BPD/111869/2015 - 2021)

389. Gonçalo Brito Guapo Teles Vieira (Professor Associado, IGOT - Universidade de Lisboa)

390. Fernando Ascensão (Postdoc FCT (CIBIO/InBIO))

391. Pedro Tarros (BPD FCT 2015-2019)

392. Sílvia Carvalho (Bolseira de Pos Doutoramento)

393. Ana Cristina Rebelo (Boleira Pós-doc no Instituto Hidrográfico (BPD 2016-2019))

394. Joana Abrantes (BPD 2011-2013, Investigadora Auxiliar InvFCT2013, actualmente desempregada, seleccionada
para financiamento CEECIND2017 como Investigadora Auxiliar, CIBIO, Universidade do Porto)

395. Rita Campos (BPD-FCT 2010-2016 + 2016-2018; desde Junho 2018 contrato DL57)

396. Carolina Amaral Frade Bruno de Sousa (Prof. convidada UALG)

397. Nathalie Guimarães (Bolseira Mestre UTAD)

398. Maria del Pilar Cabezas Rodríguez (Investigadora Pós-Doutoramento CIBIO-InBIO (até 31/03/2018))

399. Maria Joana Ferreira da Silva (Seleccionada para financiamento no CEECind 2017 como investigadora júnior e à
espera de celebrar contrato no âmbito do CEECind 2017)

400. Teresa Barata (Investigadora (Ciência 2008-2015; actualmente contratada ao abrigo do DL57))

401. Duarte Gonçalves (Investigador júnior dentro de projecto)

402. Nuno Miguel de Pinho Lopes (Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar, Universidade de Coimbra, atualmente sem contrato)

403. Claudia Monteiro Pato de Carvalho (Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)

404. Inês Catry (BPD 2012-2015 e BPD 2015-2019, Instituto Superior de Agronomia, UL)

405. Maria Helena Aguiar Gonçalves (BPD 2008-2018, actualmente Investigador junior DL57)

406. Catarina Rato (Investigadora Auxiliar)

407. Ana Teixeira de Melo (Investigadora CES-UC, contratada ao abrigo da Norma Transitória)

408. Raquel Ribeiro (Em processo de ser contratada ao abrigo do DL57; CIBIO-InBIO)

409. Firmin Dusabe (Pos Doc)

410. Zbyszek Boratyński

411. Alison Laurie Neilson (IF2013 contrato terminará em Fevereiro e estará desempregado, supervisiona 3 estudantes de
doutoramento, PI Portugal parceiro para projecto internacional Erasmus+)

412. João Filipe Horta Belo da Silva (Investigador Pós-Doutoramento (Júnior) na Universidade de Aveiro)

413. Fernando Martínez-Freiría (postdoc researcher at CIBIO/UP)

414. Susana G. Santos (Investigadora Auxiliar, i3S, Porto)

415. Elsa Lechner (Ciência 2008 Investigadora Auxiliar+ Inv FCT2013 Investigadora Principal, CES-Coimbra, contrato a terminar)

416. Ana Cristina de Matos Ricardo da Costa (Prof. Auxiliar, Universidade dos Açores)

417. Susana Martins (Bolseira de Pós- Doutoramento)

418. Isabel Silva Cruz (Contrato a termo resolutivo incerto ao abrigo da NT (FLUP - Outubro 2018))

419. Maria Teresa Cabrita (Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia)

420. Nuno Monteiro (postdoc, outra vez (Ciencia2009))

421. Ana Barreto Xavier (Prof Auxiliar Universidade de Aveiro)

422. Sofia Seabra (Bolsa pós-doc, FCUL (BPD FCT 2007-2013, projeto FCT 2014-2015, BPD FCT 2015-2019))

423. Patrícia dos Santos Neves (Bolseira de pós doutoramento)

424. Rui Martins (Inv. Auxiliar)

425. António Augusto de Freitas Gonçalves Moreira (Professor Associado)

426. João Tomé (Professor Associado, IST)

427. Isabel Zilhão (BPD; a aguardar contratação via norma transitória)

428. Vítor Jorge Pais Vilar (Investigador Auxiliar (2009-2014, Ciência 2008); Investigador Principal (IF2013-2014-2018),
Investigador Principal (CEECIND, à espera de celebrar contrato))

429. Bastian Egeter (Post-Doc Researcher)

430. Miguel A. Carretero (seleccionado para financiamento no CEEC2017 como Inv. Principal mas ainda sem contrato)

431. Fernando Tavares (Professor Auxiliar, FCUP)

432. Susana Vinga (IF2013 (2013-18), Prof. Associada IST (2018-))

433. José Alcides Silvestre Peres (Prof. Associado, UTAD, CQVR)

434. Vítor Pereira (Professor Adjunto (ISCAL/IPL))

435. Ricardo Silvestre (Ciência 2008, InvFCT2014 Investigador Auxiliar no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, Universidade do Minho)

436. Catarina R Almeida (Professora Auxiliar, Departamento de Ciências Médicas, Universidade de Aveiro)

437. Virgínia Henriques Calado (Bolseira pós-doutoramento FCT)

438. Inês Martins (Investigadora Pós-doc)

439. Luís Monteiro (Mestre em Museologia)

440. Luís Rodrigues (Bolseiro)

441. Rui Conde de Araújo Brito Prieto da Silva (BPD em curso (2016 - à espera de renovação))

442. Agostinho Carvalho (Investigador Auxiliar)

443. Marta Soares (Investigadora pós-doc BPD/FCT; à espera de iniciar a Norma Transitória do DL 57; CIBIO- Universidade do Porto)

444. Raquel Vasconcelos (Investigadora contratada ao abrigo do contrato DL57)

445. Carla Mora (Ciência2007 (CEG/IGOT) e desde 2013 professora auxiliar convidada no IGOT)

446. Carla Patrícia Alves Freire Madeira Cruz (InvFCT2016 no Centro de Investigação em Ciências da Saúde-UBI)

447. Sónia Cardoso (Bolseira Museu Virtual Biodiversidade, Universidade de Évora)

448. Cristiane Bastos Silveira (Bolseira de Investigação)

449. Jorge Miguel Rodrigues Fontes (Bolseiro de Pós Doutoramento MARE/OKEANOS)

450. Antigoni Kaliontzopoulou (Investigadora auxiliar)

451. Maria Carlota Vaz Patto (Investigador Principal - IF2014, ITQB-NOVA)

452. Luís Passarinha (Professor Auxiliar, UBI-FCS)

453. Maria Amparo Faustino (Prof. Auxiliar, DQ-UA)

454. Pedro Brites (BPD, InvFCT2012, Investigador Principal no IBMC/I3S, Porto)

455. Helena Vilaça (Professora auxiliar (FLUP))

456. Filipe Monteiro (Professor Auxiliar Convidado a 100% desde 2010 na Universidade do Porto)

457. Lorenzo Quaglietta (Desempregado)

458. Sílvia Roque (Bolseira de pós-doutoramento)

459. Miguel M. Santos (Bolseiro pós-doutoramento)

460. Isabel Esteves (BPD (2005-2009) FCT NOVA, Ciência 2008 - Auxiliar (2009-2014) FCT NOVA, InvFCT2014 - Auxiliar (2015-presente) FCT NOVA))

461. Helena Krug (Investigadora auxiliar)

462. Vera Silva (Investigadora Doutorada (UA))

463. Ana Gaunt (Bolseira de doutoramento)

464. Jeffrey A. Amelse (Post-Doc Departamento de Química, CICECO, Universidade de Aveiro)

465. Nuno M. M. Moura (PBD 2013-Presente, Universidade de Aveiro)

466. Margarida Gama Carvalho (Professora Auxiliar, FCUL)

467. Cristiano Gianolla (Researcher at the Centre for Social Studies - University of Coimbra)

468. Isabel Henriques (IF 2013, CESAM, Univ. Aveiro; atualmente Prof. Auxiliar, Univ. Coimbra)

469. Urtzi Enriquez-Urzelai (Bolseiro pós-doutoramento)

470. Sara Fernandes (Bolseira de Doutoramento)

471. Sónia Cotrim Marques (Bolsa de pós-doutoramento a terminar em 8/2010, elegível pela NT pelo IPMA que ainda não abriu o concurso, estando em claro INCUMPRIMENTO DA LEI E NINGUÉM FAZ NADA!)

472. Cláudia Castelo (Ciência 2008 IICT + Inv FCT 2013 FCUL. A partir de 1 de Fevereiro 2019 Inv júnior num projecto investigação FCT no CES - UC)

473. Rita Fior (Research Associate Champalimaud Foundation)

474. Mónica Bettencourt-Dias (Diretora IGC)

475. Sara Silva (postdoc com uma BI de projeto. ICVS, Universidade do Minho)

476. Paulo Ribeiro Claro (Prof. Associado, Universidade de Aveiro)

477. Sara Silva (Postdoc com uma BI (mestre) de projeto. ICVS/EM, Universidade do Minho)

478. Joana Luísa Pereira (Investigadora pós-doc (NT) - CESAM, Universidade de Aveiro)

479. Verónica Neves (Bolsa pós-doc FRCT)

480. Irina Moreira (Investigadora pós-doutoramento)

481. Luís Reino (Post doc)

482. Patricia Vieira (Investigadora FCT, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra)

483. Jorge Emanuel Miranda Teixeira Soares (Estudante de doutoramento (bolseiro))

484. Ana Paula P. M. Afonso (Docente Ensino Superior)

485. Joana Tavares (Investigadora Auxiliar i3S)

486. Glória Catarina Pinto (Pos-doc na Universidade de Aveiro. Foi Ciência 2008. Perdi o contrato de prof. Convidado ao ser selecionada para a Norma Transitória.)

487. Elisabete Coelho (BPD FCT 2011-2017, BPD projetos de I&D 2017-2018, atualmente Investigadora junior DL57, na Universidade de Aveiro)

488. Lia Dinis (Pos doc sénior)

489. Carlos Moura (Inv Aux)

490. Vasco M. Barreto (Investigador FCT (CEDOC), professor auxiliar convidado (Nova Medical School))

491. Sandra Viegas (Sandra C. Viegas (BPD 2007 - 2016; InvFCT no ITQB NOVA desde 2017))

492. Sónia Ferreira (BPD - CIBIO/InBIO)

493. David Gonçalves (Bolseiro Pós-doutoramento)

494. Luca Verzelloni (Inv. Auxiliar - IF2014)

495. Ilda Teresa de Castro (Investigadora FCT (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Univ. Nova Lisboa))

496. Paula Sequeiros (Investigadora contratada D.L. 57, ex-pós doc, CES Coimbra)

497. Tatiana Burrinha (Estudante de Doutoramento - CEDOC| NMS-UNL)

498. Susana santos Lopes (Investigadora com contrato a termo fixo)

499. Idalina Gonçalves (Investigadora)

500. Paula Ferreira (Professora Associada ICBAS)

501. Paula Seabra (Investigadora FCT2007, Investigadora CICECO. Actualmente sem contracto de investigadora)

502. Pedro Pereira Leite (Investigador)

503. Helena Isabel Martins Soares (InvFCT2014)

504. Paulo Costa Lemos (2001-2006 Pos-Doc; 2006-2015 Inv. Auxiliar Lab. Associado; 2015- iFCT Investigador Principal, parecer positivo do PREVPAP)

505. Joana Paupério (Investigadora (CIBIO-UP))

506. Carlos Florentino (Professor Associado (FC ULisboa))

507. Salomé Martivoet (CIES-IUL (CEEC2017 Investigadora principal no desemprego))

508. Marta Sofia Monteiro (BPD 2008, BPD 2015, contrato DL 57 a partir de jan 2019)

509. Eva Giacomello (Investigadora Auxiliar IMAR)

510. Fabiana Neves (Bolseira investigação)

511. João Pedro Vicente Tereso (Bolseiro Pós-doutoramento)

512. João Aguiar Castro (Estudante Doutoramento)

513. Lucía Pérez (bolseira FCT)

514. Flávia Vieira (Bolseira de pós doutoramento ( TT@ESAN- projeto) até maio de 2019)

515. Isabel M. Santos (Professora Auxiliar)

516. Ana Raquel Matias (Investigadora Integrada (CIES-IUL))

517. Ana Raquel Matias (Investigadora Integrada (CIES-IUL))

518. Rui Duarte Silva (Investigador Doutorado na UAlg, nível júnior. Requerimento ao PREVPAP deferido pela CAB-MCTES
em 05-01-2018 mas que ainda aguarda homologação ministerial)

519. Mara Schmiing (Post-Doc)

520. Ana Paula Faria (Professor Auxiliar U Minho)

521. Daniel dos Santos (Inv. Ciência2007, inv. Ciência2008, inv. do laboratório associado REQUIMTE; actualmente
desempregado)

522. Manuel A. Coimbra (rofessor Associado com Agregação do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (membro da UI QOPNA))

523. Luís Belo (Prof. Auxiliar, FFUP)

524. Inês Guedelha Rebelo Marques Duarte (BD FCT 2010-2015 (SFRH/BD/70536/2010), BPD 2016-2018 (ISA,U.Lisboa))

525. Carla Malafaia (Bolseira de Investigação Pós Doutoramento)

526. Isabel Cardoso (Ciência 2007; InvFCT2012, Investigador Principal no IBMC/I3S, com contrato temporário)

527. Mariana Rodrigues (Bolseira de Investigação FPCEUP (2010-presente))

528. Andreia J. Amaral (Postdoctoral Researcher (Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa). Former EMBO fellow and FCT Postdoctoral researcher)

529. Daphne Cuvelier (BPD 2016)

530. Sofia Pais (Bolseira Pós-Doc da FCT)

531. Patrícia Reis (IF2015)

532. Pedro Daniel Tavares Ferreira (Professor Auxiliar, FPCEUP)

533. Teresa Silva Dias (Bolseira de Pos-Doutoramento FCT)

534. Mirko De Girolamo (Post-Doc até 30 Junho 2019 (IMAR/AQUALAB/013/2016))

535. Joël Bried (ex pós-doc IMAR, actualmente veterinário em França)

536. Inês Grilo (BPD (Jul 2017- Jan 2019))

537. Margarida Fardilha (professora auxiliar com agregação)

538. Ana Pinheiro (Bolseira Pós-Doc FCT)

539. Ricardo F. de Lima (BPDFCT2012+Prorrogação, a aguardar contrato DL57- Ce3C, Universidade de Lisboa)

540. Ricardo Jorge Lopes (BPD (2005-2018), Investigador DL57 (2019))

541. Salomé Pinho (Assistant Researcher (i3S/IPATIMUP))

542. Ana Ricardo (Investigador (TRU 33, NT DL57/2016 numa associação de direito privado, IST-ID))

543. Josué Carvalho (BD)

544. Ana M. Lopes (Post-doc FCT)

545. Miguel Ferreira (Bolseiro de Doutoramento)

546. José Cerca (Candidato de Doutoramento na Universidade de Oslo, emigrante)

547. Sandra Correia (BPD 2013-2018, Investigadora CEF-UCoimbra (norma transitória DL57))

548. Vanessa Fonseca (Estudante)

549. Susana Galante-Oliveira (BPD2010, BPD2015, BCC desde 2017, NT nível 33 a partir de fev.2019)

550. Ana Pinheiro (IF 2013 (Inv. Auxiliar UMinho); Professora Auxiliar (ULisboa))

551. Jorge Palmeirim (Professor Associado com Agregação, FCUL)

552. Anne Schippling (BPD 2015, professora auxiliar convidada)

553. Cláudia Fernandes (Professora Auxiliar FCUP)

554. Isabel Pereira Gomes (BGCT na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto,
requerente PREVPAP)

555. Susana Olhero (Investigadora Auxiliar IF/2014)

556. Rui Miguel Pinheiro Vitorino (Investigador; U. Aveiro)

557. Artur Alves (Ciência 2008, IF 2013, CESAM, Univ. Aveiro; atualmente Prof. Auxiliar com Agregação, Univ. Aveiro)

558. Isabel Mafra (Inv.Aux. 2003-2008 REQUIMTE-UP, Inv.aux. Ciência 2007 UCP, Inv. Aux. 2008-2013 UP-REQUIMTE, bolseiro de gestão e CT 2014 - UP-REQUIMTE, presentemente a terminar contrato de inv. UP-REQUIMTE em março de 2019)

559. Reto Gassmann (IF/01015/2013/CP1157/CT0006, CEECIND/00333/2017; Investigador Principal no IBMC/i3S Porto)

560. Helena Cotrim (Ciencia2007 (2008-2012), Prof Auxiliar 50% Convidado FCUL 2012-2017, sem contrato desde Jul 2017)

561. Ana Sousa (BPD2011, BPD2015, DL57, seleccionada para financiamento no CEEC2017Ind, Universidade Aveiro)

562. Liliana Santos (Investigadora em pós-doutoramento bolsa FCT 2012—2019 na Universidade Aveiro & CESAM)

563. Jessica Cristina Lugo Ladewig (Doutora em Ciências do mar e do Ambiente pela Universidade de Aveiro (atualmente desempregada))

564. Tânia Isabel Sousa Caetano (BPD2011, Professora auxiliar convidada, Investigadora NT, Departamento de Biologia e CESAM, Universidade de Aveiro)

565. Tânia Isabel Sousa Caetano (BPD2011, Professora auxiliar convidada, Investigadora NT, Departamento de Biologia e CESAM, Universidade de Aveiro)

566. Joana Lourenço (Pôs-doc (2014-2018) actualmente contratada através da norma transitória na universidade de Aveiro)

567. Alice S. Pereira (Prof. Auxiliar, FCT NOVA)

568. Manuel Melle Franco (Inv. Princ. IF2015, CICECO, UA, 2018- (Ciência 2008 (REQUIMTE, UP, 2008-2011); Ciência 2008 (ALGORITMI, UM, 2011-2016); eq. Inv. Aux. (CICECO-UA, 2016-2018)))

569. Joana Campos (contracto ao abrigo da Norma Transitória DL57 desde Maio de 2018)

570. Pedro M. Félix (PhD desde 2012 com bolsas de projecto (BPD, Lic e MSc), actualmente com bolsa em projecto: financiamento próprio na FCUL)

571. Svitlana Kopyl (Investigadora DL57, Universidade de Aveiro)

572. Ana Luísa de Almeida Pires da Fonseca (Bolseira Pos-Doc)

573. Krasimira Petrova (Investigadora Auxiliar (contrato a termo certo), FCT-NOVA)

574. Ana Catarina Luz (Bolseiro pós-doc)

575. Emanuele Leonardi (post-doc researcher)

576. Susana Custódio (Prof Auxiliar, FCUL)

577. Filipa Margarida B. M. Marcelo (Investigadora Auxiliar (IF 2015))

578. Daniela Vanessa Rosendo Lopes (Aluna de Doutoramento)

579. Carla Fernandes (Investigadora Principal ERC (contrato a terminar em Out 2019))

Para subscrever siga até a proxima secção
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service