34ª/5º Trimestral  Port 3ª etapa.
Estamos chegando ao final da última etapa e deste ano letivo. Nesta avaliação, será necessário  que você leia cada questão com muita atenção e  marque, com coerência,  a resposta  que considerar correta.  Eu confio em você, beijos. Professora Rivânia  

Nome do estudante *
Marque sua turma: *
QUESTÃO 1.  Leia o texto:  
Subi ao avião com indiferença, e como o dia não estava bonito, lancei apenas um olhar distraído a essa cidade do Rio de Janeiro e mergulhei na leitura de um jornal. Depois fiquei a olhar pela janela e não via mais que nuvens, e feias. Na verdade, não estava no céu; pensava coisas da terra, minhas pobres, pequenas coisas. Uma aborrecida sonolência foi me dominando, até que uma senhora nervosa ao meu lado disse que "nós não podemos descer!". O avião já havia chegado a São Paulo, mas estava fazendo sua ronda dentro de um nevoeiro fechado, à espera de ordem para pousar. Procurei acalmar a senhora.

Ela estava tão aflita que embora fizesse frio se abanava com uma revista. Tentei convencê-la de que não devia se abanar, mas acabei achando que era melhor que o fizesse. Ela precisava fazer alguma coisa  e a única providência que, aparentemente,  podia tomar naquele momento de medo era se abanar. Ofereci-lhe o meu jornal dobrado, no lugar da revista, e ficou muito grata como se acreditasse que,  produzindo mais vento  adquirisse maior eficiência na sua luta contra a morte.

Rubem Braga.
 
Um braço de mulher. In: Os cem melhores contos brasileiros do século.
Rio de Janeiro: Objetivo, 2000.p.169.

Após ler um fragmento desse texto,  não podemos afirmar que: *
1 point
QUESTÃO 2. Leia novamente: “ ELA estava tão aflita que, embora fizesse frio,  se abanava com uma revista. Tentei convencê-LA de que não devia se abanar, mas acabei achando que era melhor que o fizesse. ” As palavras escritas com letras maiúsculas se referem a: *
1 point
QUESTÃO 3. Leia o texto:
         “- E aí, Papai Noel, belê? A parada é a seguinte: eu tô muito a fim, tô a finzaço mesmo de ter um Mini System Titanium da Gradiente no meu quarto, aquele que reproduz MP3 com 5.000 watts de potência, tá ligado? Sabe como é: eu queimo uns cds MP3, convido a mina para ouvir um som da hora e a gente troca umas ideias, meu velho, você tá ligado, né? E então? Quebra essa pra mim, mano?”

       Revista Época, 16 de dezembro de 2002.  

Nesse texto, a linguagem predominante é: *
1 point
QUESTÃO 4. Leia o texto e responda a questão seguinte.
O CONSELHO DOS RATOS (Esopo)
           Os ratos resolveram organizar um conselho para decidir qual seria a melhor alternativa para que eles pudessem saber, com antecedência, quando o inimigo deles, o gato, estava por perto. Dentre as muitas ideias apresentadas, uma delas, que logo foi aprovada por todos, considerava que um sino deveria ser pendurado no pescoço do gato. Assim, ao escutarem o tilintar do mesmo, todos poderiam correr a tempo para seus buracos. Além de gostarem do plano, todos ficaram extasiados com tão criativa solução.
         E um velho rato então questionou:
         - Meus amigos, percebo que o plano é realmente muito bom. Mas, quem dentre nós prenderá o sino no pescoço do gato?”
         E nenhum voluntário se fez presente.

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/conselho_dos_ratos.htm

Vocabulário
extasiados: forte sentimento de alegria.

O impedimento para que o plano dos ratos fosse realizado foi *
1 point
QUESTÃO 5. Leia com atenção e responda.
LIXO ORGÂNICO E INORGÂNICO

Todo lixo pode ser dividido basicamente em material orgânico e inorgânico. Orgânico é todo dejeto biodegradável, como restos de comida – cascas de fruta, por exemplo – , que será decomposto pela ação de micro organismos, o que se chama apodrecimento.  Largado na rua, esse lixo apodrecido servirá de alimento a ratos, baratas e moscas, transmissores de doenças.
A parte inorgânica do lixo é composta de dejetos que não apodrecem, como papel, plástico, borracha, metais e vidro. Tais restos também contribuem para a proliferação de formas daninhas de vida, para as quais servem de ninho. Além disso, podem causar estragos quando não são varridos das ruas. Com a chuva, plásticos e papéis navegam na enxurrada até as bocas de lobo e galerias pluviais que, se não forem limpas,  periodicamente, entopem, provocando as inundações tão conhecidas dos habitantes das grandes cidades brasileiras.

Fonte: Superinteressante, maio de 1989.

Vocabulário:
bocas-de-lobo: bueiro
galerias pluviais: túneis subterrâneos para a água da chuva
dejetos: excremento, fezes


De acordo com o texto ao lado, dois dentre os dejetos que constituem a parte inorgânica do lixo são: *
1 point
QUESTÃO 6. Leia o texto e responda a questão.
 Nosso planeta pede socorro
Quem nunca ouviu falar de aquecimento global, desmatamento, poluição de rios e mares, menor quantidade de água doce e muitos outros fenômenos? Essas notícias nos deixam preocupados com o meio ambiente e o futuro da Terra.
Mudanças no clima, acidez nos oceanos, poluição...A Terra está passando por um momento muito difícil, em grande parte, por consequência das ações do ser humano.  Por isso, precisamos adotar alguns hábitos pelo bem do planeta que habitamos: economizar água, fazer coleta seletiva do lixo, manter limpas as ruas da cidade, não queimar as matas e evitar desperdício de energia.

O planeta Terra está pedindo socorro por causa: *
1 point
QUESTÃO 07. Leia o texto abaixo. (Avalia BH)
NÓS SOMOS IGUAIS, NÓS SOMOS DIFERENTES

Ia ser muito chato se todas as pessoas fossem iguais, não é mesmo? Mas, por sorte, a humanidade é cheia de variedade e de cor (negros, brancos, amarelos e índios, que a gente diz que são vermelhos). E também existem os altos, os baixos, os gordinhos, os magros, os loiros e os morenos. Por causa das cores, as pessoas, muito antigamente, pensavam que os humanos estavam divididos em várias raças. Agora, não: nós sabemos que as diferenças são normais e saudáveis.

Cláudia, n. 440.

No trecho “Ia ser muito chato se todas as pessoas fossem iguais, não é mesmo?”, o ponto de interrogação foi utilizado para *
1 point
QUESTÃO 08. Leia o texto abaixo:
Paixão Nacional
O futebol é sem dúvida alguma o esporte mais popular do planeta. Não há nenhum outro esporte que esteja tão divulgado e que seja praticado da mesma maneira ao redor do mundo. O futebol é praticado em todos os países, nos cinco continentes do globo.

No Brasil, os registros oficiais mostram que o futebol começou a ser praticado em 1894, no estado de São Paulo, trazido por Charles Miller, que, ao retornar da Inglaterra, onde fora estudar, trouxe as primeiras bolas, uniformes e chuteiras. Em poucos anos, nasceu entre o povo brasileiro a paixão pela bola e a difusão do futebol ocorreu de forma ampla.

Inicialmente, esse esporte só era praticado por pessoas de classes mais abastadas, mas a popularização rápida do futebol em várias regiões do país fez com que esse esporte começasse a ser praticado pelas camadas mais pobres da população. Assim, o futebol começou a ser jogado de forma aberta e espontânea em todas as localidades do Brasil.

Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br>. Acesso em: 12 mai. 2010.


O título desse texto “Paixão Nacional” está relacionado com *
1 point
QUESTÃO 09. Leia o texto abaixo e responda.
A zebra é branca de listras pretas ou preta de listras brancas?                      Parece pergunta de piada, mas tem um fundo científico! Entenda!
A zebra é branca com listras pretas. Isso fica ainda mais evidente na espécie chamada zebra-de-grevy, que tem listras pretas, mas barriga totalmente branca! E, apesar de algumas zebras terem até listras em tons marrons, o fundo branco sempre predomina.

Fonte: http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/a-zebra-e-branca-de-listras-pretas-ou-preta-de-listras-brancas 


Segundo o texto, a zebra *
1 point
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Does this form look suspicious? Report