Perfis biosociodemográfico e laboral, crenças sobre violência sexual e tomada de decisão com psicólogos/as da clínica privada

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
Olá,

você está sendo convidado/a para participar de uma pesquisa intitulada: "Perfis biosociodemográfico e laboral, crenças sobre violência sexual e tomada de decisão para notificação: estudo misto com psicólogos/as da clínica privada". A pesquisa é coordenada pelo Prof. Dr. Jean Von Hohendorff, do Mestrado em Psicologia da IMED. Eu, Linéia Polli, sou mestranda em Psicologia e estou fazendo essa pesquisa para contribuir com o conhecimento científico acerca do tema.

O objetivo desta etapa da pesquisa é avaliar a possível relação entre o perfil biosociodemográfico e laboral, as crenças sobre violência sexual contra crianças e adolescentes e a tomada de decisão para a realização da notificação pelos psicólogos que atuam na clínica privada. Para isso, será disponibilizado um questionário online, com duração estimada de 20 minutos, contendo perguntas acerca do seu perfil profissional, uma vinheta e uma escala sobre crenças frente à violência sexual contra crianças e/ou adolescentes.

Para que eu tenha certeza de que você é realmente um/a psicólogo/a atuante no âmbito da clínica privada, será necessário que você disponibilize o seu número ativo de cadastro no CRP do seu estado, este será mantido em total sigilo. Você tem a liberdade para não querer participar da pesquisa e pode ainda deixar de participar a qualquer momento sem nenhum prejuízo por conta disso. Caso aceite participar, é importante que você saiba que, devido às perguntas que serão exploradas neste questionário, você poderá sentir algum desconforto no que diz respeito a entrar em contato com as suas percepções acerca da temática da violência sexual contra crianças e/ou adolescentes. Todos os pesquisadores precisam analisar se há risco para o/a participante da pesquisa. Nessa pesquisa que estou te convidando para participar, os riscos da participação são moderados. Caso ocorra qualquer desconforto, você poderá entrar em contato comigo pelo e-mail ou telefone disponibilizados ao final deste termo. Nenhum dos procedimentos utilizados na pesquisa oferece riscos à sua dignidade. Se você sentir algum desconforto durante a pesquisa e achar necessário, será oferecido encaminhamento para acompanhamento em algum serviço da sua cidade ou município. Poderemos decidir juntos sobre isso.

Quando os resultados da pesquisa forem divulgados não haverá possibilidade de saber quais os resultados foram provenientes das suas respostas. Se você aceitar participar, vou lhe enviar uma cópia desse termo que estou usando para te explicar a pesquisa e você poderá ter acesso ao registro deste consentimento sempre que desejar. Ao final dele, há os contatos necessários caso você tenha alguma dúvida ou necessite algum auxílio relacionado à pesquisa.

Ao participar da pesquisa você estará colaborando para a maior compreensão acerca dos perfis e variáveis associadas às práticas de psicólogos/as brasileiros/as que atuam no âmbito da clínica privada em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Você não será remunerado/a pela sua participação nesta pesquisa. Caso se comprove algum dano relacionado à sua participação na pesquisa, você terá direito à indenização custeada com recursos dos próprios pesquisadores. Comprometo-me, ao final da pesquisa, a apresentar os resultados a você. Isso será feito por meio de uma cartilha informativa digital contendo, além dos resultados, informações acerca do enfrentamento da violência sexual contra crianças e/ou adolescentes.

O endereço do local de trabalho e estudo ao qual os membros da equipe responsável por este estudo estão filiados é Rua Senador Pinheiro, 304, Passo Fundo. O contato com o Comitê de Ética (CEP) responsável por esta pesquisa é o CEP da IMED. O CEP pode ser contatado por meio do telefone (54) 3045-9018 (ramal 9240). O endereço do CEP é Rua Senador Pinheiro, 304, Passo Fundo. Você também pode entrar em contato pelo e-mail do grupo de pesquisa via-redes@imed.edu.br a qual os pesquisadores fazem parte. Ressalta-se que todos os procedimentos desta pesquisa visam atender a Resolução nº 510, de abril de 2016 e a Resolução nº 466 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), as quais indicam normas éticas para pesquisas realizadas com seres humanos.

Tendo em vista as informações acima apresentadas, eu, de forma livre e esclarecida, concordo com os procedimentos da pesquisa e manifesto meu interesse em participar, me comprometendo em responder com sinceridade as questões abordadas. *
Seu e-mail para o envio da cópia do TCLE:
Your answer
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy