Consulta pública sobre o documento "Compromissos éticos da docência em história
Este formulário constitui uma das ferramentas utilizada pela Comissão da ABEH "Compromissos éticos da docência em história" para receber contribuições sobre o documento homônimo durante seu primeiro período de consulta pública (01/10-03/11/2021). Pedimos que as contribuições, via este formulário, sejam feitas até o dia 03/11, para que a comissão tenha tempo hábil para organizar uma síntese a ser apresentada na Assembleia da Associação no dia 12/11/2021.

Este formulário está dividido em três seções:
1 - Apresentação do histórico da comissão e do objetivo desta consulta pública.
2 - Descrição do processo de consulta pública
3 - Espaço para contribuições

O link para baixar o documento está disponível na segunda seção do presente formulário.
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Histórico da Comissão da ABEH "Compromissos éticos da docência em história"
O presente documento foi escrito por professores e professoras de História, que trabalham na educação básica e na educação superior, e compõem uma comissão dentro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH). Esta comissão foi criada na assembleia da Associação, realizada no dia 20/11/2020, para dar continuidade aos debates iniciados na mesa intitulada “Por um código de ética do professor de História”, no XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História (Perspectivas Web 2020). Já na primeira reunião da comissão, em 2021, seus membros reconheceram que o formato “código de ética” poderia gerar ambiguidades e que este não era o momento para propor a elaboração de um documento desta natureza. Todos concordaram, todavia, sobre a urgência de discutir as implicações éticas das práticas docentes no ensino de História, diante de um cenário político tão hostil à democracia. A comissão optou, então, pela estratégia política de pactuação dos “compromissos éticos da docência em História”. O documento ora apresentado, em versão preliminar para fomentar o debate, trata de um conjunto de reflexões, compromissos éticos e estratégias de apoio ao trabalho do professor de História, de revigoramento da comunidade científica e de fortalecimento da História acadêmica e escolar, com vistas ao enfrentamento coletivo desta conjuntura.
Objetivo do documento "Compromissos éticos da docência em história"
O objetivo deste documento é contribuir para fortalecer o movimento de sujeitos do campo educacional que lutam para garantir que a escola continue sendo cada vez mais um lugar de desenvolver o pensamento crítico, onde se questionam as relações desiguais entre os seres humanos e a forma como nos relacionamos com a natureza. Esta luta se torna especialmente desafiadora no contexto atual, no qual agrupamentos reacionários tentam negar a dimensão educacional da escola e perseguem ativamente quem se mobiliza em sentido contrário. E ainda enfrentamos estes desafios durante uma pandemia que, agravada pelo negacionismo, já ceifou, em setembro de 2021, mais de meio milhão de vidas e ampliou brutalmente as desigualdades sociais e educacionais. Este documento visa fortalecer a atuação docente, em resposta à tentativa política de caracterizá-la como doutrinação ideológica, quando professores e professoras estão cumprindo as atribuições para as quais foram formados e agindo de acordo com práticas reconhecidas pela comunidade profissional. Para estabelecer de modo firme a autonomia docente, a estratégia aqui proposta é a pactuação de compromissos éticos que orientam a atuação profissional dentro da nossa comunidade e as relações desta com a sociedade mais ampla. Este movimento político fornecerá referências aos compromissos acordados coletivamente, ao assumir as responsabilidades dos nossos atos como professores e professoras.
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História. Report Abuse