Qual é o cartão postal de Samambaia?
Vote em apenas uma história/ponto turístico que mais se identifica!
Email address *
Memórias, histórias e muitas prosas marcam o cotidiano dos moradores de Samambaia que ajudaram a cidade a ser erguida. Marias, Franciscos e tantos outros cidadãos samambaenses que têm os seus olhinhos brilhando ao falar da terra de chão batido que hoje é a segunda maior região administrativa do Distrito Federal. Ah, Samambaia. Quantos “causos” e contos. Por isso, morador, contamos com você para escolher o “cartão postal” da cidade. Qual desses pontos merece ser lembrado assim que se pensa em Samambaia?
Vote em apenas um desses. Participe!
O primeiro Centro Olímpico do Distrito Federal nasceu em Samambaia. Inaugurado em 2009, com a presença do ex-jogador de futebol Pelé, contempla diversas modalidades de esportes, como: futsal, natação, vôlei e outros. Ele foi construído justamente pra levar qualidade de vida e socialização para os moradores da cidade, tendo o esporte como base para vencer qualquer obstáculo.
Clear selection
Tudo começou em uma pequena capela de madeirite, na QS 304. Assim, os padres Alberto Trombini e Manoel Martins receberam a missão para estabelecer uma paróquia no centro do país, no qual escolheram Samambaia como sede. Assim, em 1996, foi publicado o decreto para a instalação da Igreja Santa Luzia, mais conhecida como a “Igreja da Barca”, que faz alusão a história de Noé, levando o significado aos fiéis de “Barca da Salvação”. Além da igreja, foi construída a creche Santa Luzia, para atender crianças em vulnerabilidade.
Clear selection
Não existe nenhum monumento do chafariz em Samambaia. Mas na memória de quase todos os moradores da região, esse símbolo traz o significado de luta, persistência e crescimento. Isso porque quando a cidade estava dando os seus “primeiros passos”, na década de 1980, como ainda não existia água encanada, o governo instalou diversos pontos para que os moradores pudessem pegar água potável. Esses foram nomeados de chafariz. Era como se fossem bebedouros com várias torneiras. Algumas pessoas contam que quando eles chegaram em Samambaia, foi feita uma verdadeira festa, pois era como se estivessem recebendo um "presente". Uma simbologia de que ali um novo espaço no DF teria muitas histórias a serem contadas.
Clear selection
Quando Samambaia ainda nem pensava em ser formada, na década de 1960, Inezil Penna se mudou com a família para Brasília, de forma a ajudar transferir o Ministério da Educação pra região. Na época, ele havia arredado a terra que ficava no Núcleo Rural de Taguatinga, colocando o nome da propriedade como “Granja Três Meninas”, em homenagem as filhas. Em 1987, o terreno voltou a ser do GDF e, mais tarde, se tornou a sede da Administração Regional de Samambaia, que foi criada em 1989. E foi lá, que os primeiros moradores tinham que ir buscar os seus títulos de assentamento, como se fosse um “passaporte” para ter sua casa na cidade. Assim, atualmente, o Parque Três Meninas é uma área de preservação do cerrado, onde os moradores podem realizar seus exercícios físicos.
Clear selection
O Estádio Joaquim Domingos Roriz foi inaugurado em 1994, com uma partida entre o Samambaia FC x Taguatinga, no qual o anfitrião da casa foi o grande vencedor. No local, são permitidas a lotação de até seis mil pessoas.
Clear selection
Em 2018, foi inaugurado o Complexo Cultural de Samambaia, o qual era uma reivindicação antiga dos moradores e de mobilizadores culturais da cidade. Essa obra foi tida como um avanço, pois a RA é uma das poucas localidades que existe um complexo nessa magnitude. Construído em uma área de quatro mil metros quadrados, ele conta com o cine/teatro Verônica Moreno, espaço para biblioteca de artes, cinco salas de oficinas e um galpão multiuso.
Clear selection
Refeições quentinhas e de qualidade, por R$1, foi a proposta do governo em minimizar o problema da fome e desigualdade nas regiões administrativas do DF. Assim, em 2001, o primeiro restaurante comunitário foi inaugurado e ocorreu em Samambaia. Recentemente o espaço passou por uma reforma e foi reinaugurado no ano passado (2019).
Clear selection
Obrigado por sua participação! Em breve divulgaremos o resultado.
Governo do Distrito Federal
Secretaria de Estado de Comunicação
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Administração Regional de Samambaia
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy