Oficina "Butô & Terrorismo Poético: dança como micropolítica do corpo" - São Paulo
Oficina "Butô & Terrorismo Poético: dança como micropolítica do corpo"

01, 08, 15, 22 e 29 de abril de 2020
5 Quartas
19:00 - 22:00

Espaço Blum,
Rua Urbano Duarte, 405
Casa Verde - São Paulo

Valor: R$200,00

Inscrições 27/03/2020
https://forms.gle/sh4w8DRVPQMPVuxZ8


--- Sobre a Oficina ---

A oficina propõe 15 horas divididas em cinco encontros teórico-práticos acerca dos processos de criação artística e concepções de corpo investigadas pelo fundador da Dança Butô, o dançarino, diretor e coreógrafo Tatsumi Hijikata, que investigou a diluição dos corpos sociais em direção às potências da carne através de processos criativos que tinham a metamorfose e a subversão do corpo como tema motriz, objetivando trazer à tona uma existência que é soterrada pelas ordenações civilizatórias, pela biopolítica e por tudo aquilo a serviço de despotencializar e controlar a vida; em confluência com o livro “CAOS: Terrorismo Poético e Outros Crimes Exemplares”, do historiador, escritor e poeta Hakim Bey, cujos escritos causaram grande impacto no movimento anarquista das últimas décadas do século XX e início do século XXI.

Constituída por referencial bibliográfico, diálogos, práticas em dança, práticas performáticas e happenings, a oficina propõe a união de Hijikata e Bey com o objetivo de demonstrar que a dança pode ser trabalhada para além do esteticismo e do engessamento de matrizes visuais, pois quando trabalhada a partir de outras fontes ativa diferentes possibilidades de criação e comunicação que repensam as relações do corpo com contextos contemporâneos. O resultado esperado é apresentar uma ampliação do debate para além dos modelos estéticos dados a priori, tendo em vista compreender o butô como uma potência de reinvenção do corpo, ou seja, uma ação micropolítica que instaura novos modos de vida.

É possível compreender o butô enquanto operador de práticas descoloniais, anti-neoliberalistas, disparador de reflexões do corpo sujeitado a contextos sociopolíticos específicos a qual ele pode – e deve – rebelar-se. Para tal, a oficina apresenta os sincronismos entre os colapsos vividos pela sociedade onde Hijikata estava inserido e o Brasil atual, uma vez que os modos de exploração das sociedades de economia privilegiada sobre os países explorados permanecem ativos e em evolução: do colonialismo ao imperialismo, do imperialismo ao neoliberalismo.

A obra de Bey é inserida à proposição por ser capaz de potencializar as pistas deixadas por Hijikata acerca de suas operações de combate às biopolíticas, além de sugerir ações de terrorismo poético e arte-sabotagem capazes de estimular os artistas a criarem experiências coletivas que de fato gerem transformações éticas, estéticas, clínicas e políticas na vida.


--- Plano de Trabalho & Temas ---

Referencial Bibliográfico:
Envio das referências bibliográficas da oficina para leitura prévia.

1º Encontro
01/04/2020 | 19:00 - 22:00 | Espaço Blum
Teórico-Prático
- Políticas e (po)éticas da dança butô
- “Dance Experience” de Tatsumi Hijikata
- Terrorismo Poético e Arte-Sabotagem de Hakim Bey
- Procedimento de Criação: Pentamusculatura (pirateado da Taanteatro Companhia)

2º Encontro
08/04/2020 | 19:00 - 22:00 | Espaço Blum
Prático
- Paganismo
- Feitiçaria
- Procedimento de Criação: Caibalion (Núcleo Experimental de Butô)

3º Encontro
15/04/2020 | 19:00 - 22:00 | Espaço Blum
Prático
- Amor Louco
- Erotismo
- Nudez

4º Encontro
22/04/2020 | 19:00 - 22:00 | Avenida Paulista
Prático
- Butô, Corpo e Cidade
- Site Specific
- Happening: Flâneur
- Criação da máscara automitológica

5º Encontro
29/04/2020 | 19:00 - 22:00 | Avenida Paulista
- Realização dos terrorismos poéticos e arte-sabotagens desenvolvidos
- Happening: Círculo de Sal

--- Ministrante ---

Thiago Abel

Mestre em Artes da Cena na área de concentração "Teatro, Dança e Performance", linha de pesquisa "arte e contexto", pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a dissertação “(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil”.

Coordenador e dançarino do Núcleo Experimental de Butô, licenciado em Teatro (Mozarteum), técnico em Teatro (INDAC) e Dança (ETEC), especializado em performance e live art (SP Escola de Teatro), a palavra poética em cena (SESC), educação e arte contemporânea (Bienal de Arte SP) e procedimentos de criação cênica (Laboratório de Processos de Criações Atorais – LAPCA-UNESP), foi membro do Encontro Internacional de Dança Infinita - Flutuações do Butô em Cusco (Peru), ator na Trupe da Boemia e dançarino do Coletivo Perdido de dança contemporânea. Já colaborou com a Taanteatro Companhia e com a Cia. Perversos Polimorfos.

Tem como principal referência estudos e trabalhos realizados com Christine Greiner (PUC-SP), Maura Baiocchi (Taanteatro Cia.), Marco Xavier (Cia. Tamanduá), Ana Cristina Colla (Lume), Ana Chiesa (Brasil), Carlos Cruz (México), Edgar Ramirez (Colômbia), Simone Mello (Peru), Tess de Quincey (Austrália), Min Tanaka (Japão) e Ko Murobushi (Japão).

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/5222061443358399

https://www.nucleoexperimentaldebuto.com/
Nome Completo (para certificado) *
Nome (como deseja de ser chamadx)
E-mail *
WhatsAPP (com DDD) *
Como ficou sabendo da oficina? *
Currículo Resumido (Breve descrição à sua maneira a respeito do que gostaria de apontar sobre seu trajeto) *
Carta de Interesse (Breve escrita à sua maneira a respeito das motivações que te levam a desejar participar da oficina) *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy