Jogos teatrais e meditação ativa como recursos terapêuticos para ansiedade
O machismo e às violências diárias, afetam diretamente as mulheres, gerando sobrecarga ao serem obrigadas a desempenhar múltiplos papeis sociais: como ser mãe, cuidar da casa, do trabalho, ser filha, esposa. Pensamos nesta oficina com o intuito de proporcionar alternativas para lidar com a ansiedade e ajudar no fortalecimento emocional, reconexão com o corpo, cuidado e empoderamento do corpo feminino através de jogos teatrais e meditação ativa.

No caso dos jogos teatrais as alternativas de cuidado são relacionadas a percepção do corpo/mente, de si, do outro, das emoções, sensações/sentimentos. Além disso, pode favorecer no desenvolvimento das potencialidades humanas, como a ampliação da consciência, melhora da autoestima, expressão verbal, noção corporal, vocal e espacial.

Enquanto a meditação ativa busca silenciar, acalmar e harmonizar a mente, por isso a respiração, movimentos e sons são fundamentais no momento da prática. Por meio desses movimentos é possível eliminar tensões ou fatores estressores que ocasionem ansiedade, possibilitando diversos benefícios, como a melhora no controle da neuroquímica das emoções (sistema límbico), modificações nas concentrações de inúmeras substâncias neurotransmissoras; alterações dos sentidos/percepções, melhora do sistema imunológico, além de contribuir para o autoconhecimento.

Neste sentido, os jogos teatrais e a meditação ativa têm como propósito contribuir com o despertar da mente/corpo por meio de vivências práticas que podem contribuir no dia a dia.

Para tanto, a oficina será realizada a partir do olhar da psicologia, entendendo que a ansiedade é um fator que gera sofrimento humano e desempenha diversos prejuízos na vida destas mulheres, por isso necessita de uma atenção cuidadosa para melhor qualidade de vida a partir de alternativas práticas que poderão ser usadas em momentos de crise.

A atividade será conduzida por Dayana Almeida e Samara Monteiro.

Dayana Almeida é psicóloga formada pela UNISA, hipnoterapeuta e terapeuta tântrica pelo Centro Metamorfose, onde aprofundou seus conhecimentos em técnicas de meditação ativa e vivências onde o corpo é caminho de cura.
Atualmente faz atendimentos em psicoterapia, hipnose clínica e acupuntura auricular no A Bordar Espaço Terapêutico e terapeuta tântrica na Casa Prazerela.

Samara Monteiro 27 anos, reside no Grajaú, cursa Pedagogia pela Universidade São Camilo (UNICEU), é psicóloga, formada pela Universidade de Santo amaro. É atriz e integrante da Cia. Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa desde 2008 onde faz sua pesquisa artística e estudos práticos a respeito de técnicas específicas do fazer teatral, como dinâmicas de movimento, estudo sobre o teatro dramático e épico, trabalho acerca da construção gestual, jogos teatrais, teatro de rua. Atualmente faz atendimentos em psicoterapia para adolescentes e adultos no Abordar Espaço Terapêutico.

Os encontros acontecerão às sextas-feiras a partir do dia 14/09 das 18h00 às 20h00

Investimento: 60,00 três encontros

VAGAS LIMITADAS

Local: ONG SOS Aldeias Infantis
Avenida Manuel Alves Soares, 712
Jardim Colonial
Informações: abordarespacoterapeutico@gmail.com ou whatsapp11977122803

Nome
*
Your answer
E-mail *
Your answer
Qual sua idade?
Your answer
Telefone para contato *
Your answer
Formação *
Your answer
Forma de pagamento *
Required
Após o pagamento, envie o comprovante de depósito ou quitação do boleto pra abordarespacoterapeutico@gmail.com e aguarde o e-mail de confirmação. Dúvidas, nos contate por whatsapp 11977122803. Deseja deixar algum comentário? *
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms