Avaliação de Filosofia - 7º ano - 1º bim. - P2
A prova deve ser realizada em 50min. a contar do horário de sua abertura.
Nome: *
Your answer
Sem título
Avaliação de Filosofia - 7º ano - 1º bim. - P2
Número: *
Your answer
Série: *
Your answer
No mito da caverna, Platão quis mostrar que:
28 points
Para falar das aparências, Platão criou uma história que se desenvolve numa:
28 points
Muitas vezes fazemos julgamentos precipitados e depois descobrimos que estávamos enganados. Outras vezes, as pessoas, as coisas e até mesmo nossa cidade sofrem mudanças sem que nos demos conta imediatamente, levando-nos também ao engano. Contudo, ocorre de estarmos corretos sobre algum assunto e nem sabermos completamente o porquê. A aparência, ou seja, o aspecto exterior de alguma coisa, tem papel relevante nestas considerações. Assim, escolha a alternativa correta no que diz respeito à aparência:
28 points
Apesar de geralmente não percebermos, a mudança ocorre todo o tempo em todas as coisas. No processo de criação de uma redação escolar, por exemplo, alteramos palavras, frases, ideias, etc. Contudo, a essência do texto permanece a mesma. Assim, é difícil estabelecer quando há uma mudança nas partes ou no todo. É necessário analisar com atenção e paciência para identificarmos mudanças reais das aparentes. Reflita sobre a mudança na ordem das coisas e assinale as alternativas CORRETAS:
28 points
Leia atentamente este texto do filósofo René Descartes: “Faz já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebi muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois fundei em princípios tão mal assegurados não poderia ser senão muito duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões que até então dei crédito, e começar tudo de novo, desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências". De acordo com o texto assinale as alternativas CORRETAS:
28 points
“Platão viveu na Grécia Antiga e foi mestre de Aristóteles. Em seu livro A República, utilizou como personagem principal a figura de Sócrates, seu mestre e amigo. O autor imaginou e descreveu um povo que vivia em uma caverna. Acorrentados pelos pés e pelo pescoço, impossibilitados de se virarem para a entrada, os membros desse povo observavam as coisas, as pessoas e as situações apenas pelas sombras que eram projetadas na parede, ao fundo da caverna, por uma fogueira acesa fora dela. Acostumaram-se a viver assim, vendo as sombras que se moviam, ouvindo os sons das vozes das pessoas ao longe e imaginando que elas pertenciam às sombras que se projetavam na parede. Esse era o seu mundo, no qual organizavam o seu pensamento e o seu conhecimento. Mas um dia, um desses moradores escapou das correntes e, sem poder levar seus companheiros, fugiu para fora da caverna. Ao sair, ficou cego diante de tanta luminosidade, mas, aos poucos, foi se acostumando e percebeu que as coisas, as pessoas e as situações eram diferentes daquilo que ele conhecia. Agora, com a luz do Sol, podia conhecer a realidade fora da caverna, perceber a natureza, suas formas e cores. Quando ele voltou à caverna com o objetivo de mostrar aos outros como eram realmente a vida e os seres e para contar sobre o que aprendera lá fora, foi desacreditado, chamado de mentiroso e escorraçado. Os habitantes da caverna recusaram-se a mudar de opinião, a imaginar outra luz e outra forma de ser para as coisas ou as pessoas. Segundo eles, essa ideia só poderia ser loucura. E eles não queriam ninguém divulgando ideias assim entre os seus.” As alegorias são narrativas que exprimem alguma ideia com o auxílio de metáforas que correspondem às ideias expressas. De acordo com o texto assinale a alternativa CORRETA:
28 points
Por meio dos sentidos físicos percebemos o mundo à nossa volta. Contudo, pense no seguinte: assim como uma pintura não prova a realidade do objeto representado na imagem, um colega poderia supor que o mundo não é verdadeiro, e, sim, criação de nossa mente. Poderia argumentar dizendo que todas as coisas vistas e sentidas não passam de criação de nossa capacidade de pensar. Continuando nesta linha de raciocínio, nosso colega diria que ele mesmo é fruto de nossa imaginação, pois tudo o que percebemos são simples aparências. Pense em como você poderia argumentar com esse colega em um diálogo filosófico, e, então, assinale qual alternativa corresponde ao argumento melhor fundamentado:
28 points
Ao observar, formulamos perguntas sobre o que se apresenta ao nosso olhar. Buscando ver além das aparências. As perguntas surgem da admiração e da observação. Elas nos conduzem à busca do saber, por meio da reflexão, e nos aproximam no filosofar. Perguntando, buscamos entender o que vemos, o que nos cerca e o que acontece. Agora, diga quais das frases abaixo são VERDADEIRAS em relação às perguntas e questionamentos:
28 points
Qual foi o método utilizado por Aristóteles?
28 points
Aristóteles dividiu a natureza em três reinos:
28 points
Na alegoria da caverna de Platão, os prisioneiros representam:
28 points
Se relacionarmos a alegoria da caverna de Platão ao mundo atual, as pessoas se assemelham aos:
28 points
Assinale a alternativa que explica corretamente a relação entre a luz do Sol (natural) e a luz da fogueira (artificial) na alegoria da caverna de Platão.
28 points
Assinale as alternativas que apresentam informações corretas sobre a reflexão filosófica:
28 points
A aparência é o primeiro aspecto que percebemos quando conhecemos algo. Mas será que é possível conhecer algo, de maneira profunda, considerando apenas sua aparência? Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que responde corretamente a essa pergunta:
28 points
Leia atentamente o trecho a seguir. Hatsune Miku é uma jovem de 16 anos que está fazendo muito sucesso como cantora pop no Japão. Já virou uma estrela! Adolescentes e jovens lotam seus shows bastante performáticos: ela dança, pula e conquista o público com suas músicas. Parece comum uma jovem cantora ter essas habilidades? Cantar, pular, dançar? Aparentemente sim, mas atenção para um detalhe importante: Hatsune Miku não existe! Ela é um holograma – imagem criada em 3 dimensões (3D) – e sua voz é criada por um computador. O significado de seu nome é “primeiro som do futuro”. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: O texto demonstra que podemos ser _______________________ por nossos ____________________________. Os jovens que frequentam os shows não veem uma cantora real, apenas uma projeção, ou melhor, um holograma, que é mera _________________________.
28 points
É possível conhecer bem uma pessoa considerando somente sua aparência?
28 points
Ao observar a natureza, Aristóteles chegou a algumas conclusões que tiveram, e ainda têm, importante papel nos estudos realizados pelas ciências. A respeito disso, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
28 points
De acordo com o critério de Aristóteles (a presença ou a ausência da alma), assinale as alternativas utilizadas para classificar os seres correspondentes como ANIMADOS:
28 points
De acordo com o critério de Aristóteles (a presença ou a ausência da alma), assinale as alternativas utilizadas para classificar os seres correspondentes como INANIMADOS:
28 points
Situações ruins podem mudar algo para melhor? Justifique sua resposta.
28 points
Your answer
A mudança é sempre aparente? Justifique sua resposta.
28 points
Your answer
Nossas percepções são suficientes para julgarmos que sabemos sobre algo? Justifique sua resposta.
28 points
Your answer
As pessoas cometem enganos sobre o que sabem ou apenas sobre o que ainda não sabem? Justifique sua resposta.
28 points
Your answer
É possível haver situações em que alguém queira ser enganado? Justifique sua resposta.
28 points
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service