IMERSÃO NO AZUL
Oficina BluePrint de Cianotipia com Isabella Carnevalle. Em Porto Alegre, RS.
Email address *
Sobre a oficina
Esta oficina é para quem deseja desenvolver um trabalho autoral e conhecer em profundidade a Cianotipia. É a versão mais completa da BluePrint, quando mergulhamos no século XIX e o princípio da fotografia com a compreensão ampla e aprofundada dessa técnica alternativa de impressão fotográfica artesanal de lindos tons azuis da Prússia.

Ela foi anunciada pelo lorde inglês John Herschel em 1842, que percorrendo outros caminhos dos demais estudiosos na pesquisa de como fixar imagens fotográficas, descobriu que sais de ferro, solúveis em água e expostos à luz solar, formavam o químico fotossensível também conhecido como Cianótipo, Ferroprussiato e Blue print, de coloração azul da Prússia e que produzia imagens por contato.

De forma lúdica e empírica ofereço teoria e prática ao compartilhar tudo o que sei sobre essa linguagem que tanto me encanta. Começamos por um instigante mergulho no princípio da história da fotografia, a descoberta da Cianotia e a exibição de um vídeo com viés pelo universo das artes, falando da fotografia antes da fotografia. Apresento meu portfólio, acertos e erros são comentados e partimos para a criação intensiva de cianotipias em papéis nobres. Suportes como tecido e cerâmica também podem ser abordados.

Cada participante imprime artesanalmente suas imagens, explorando o uso de fotogramas com plantas e objetos, desenhos em transparências e negativos de fotos, experimentando diferentes e nobres papéis.
A criação e a expressão pessoal são bastante estimuladas e todos são acompanhados individualmente, com análise dos trabalhos e orientação de projetos.
Na prática você conhece as possibilidades dessa técnica e finalizo as atividades com a publicação de um pequeno vídeo apresentando cianótipos durante a imersão de cada um, com direito a bastidores.

Além disso e das suas Cianotipias você leva para casa:

- O Manual de Cianotipia BluePrint - material didático impresso que traz o passo a passo ilustrado de como fazer cianótipos e que conta resumidamente a história da técnica. Ele é um tremendo braço direito que ajudará muito nas praticas sozinha(o)!
- O Certificado ao participar de todas as atividades;

E conta com meu suporte técnico por mais dois meses após o encerramento da oficina!

E tem mais! Com essa turma reinauguro a galeria Blue, publicando Cianotipias criadas por você. Elas passarão a fazer parte permanente da galeria - que está em reforma - e poderão ser vistas no blog da BluePrint.

E o vídeo será compartilhado no blog e no mailing da BluePrint, além das redes sociais facebook e instagram.

Depoimentos de alunos, suas criações e bastidores de outras oficinas podem ser vistos no https://olharconstruido.wordpress.com.
Inscrição
Gostaria de participar de qual oficina? *
Required
Importante!
Todo o material e equipamento necessário para as experimentações com papéis está incluso, você não precisa se preocupar com nada.
Para investigações com outros suportes, aí sim, você deverá traze-los, e havendo necessidade de equipamentos de proteção complementares - como máscara e óculos - te oriento para as aquisições.

Você leva para casa o Manual de Cianotipia BluePrint, material didático que traz o passo a passo ilustrado de como fazer cianótipos, com dados históricos da técnica.

Ao você confirmar sua inscrição entro em contato para darmos início a etapa Introdutória. Nela oriento você sobre a escolha das fotos a serem trabalhadas em negativos. E como trata-las.

Ofereço Certificado a quem participar de todas as atividades.
Descontos *
Para qualquer das oficinas da BluePrint oferecidas, pagamentos realizados até o dia 07 tem 10% de desconto para novos alunos e 15% de desconto para ex-alunos da BluePrint e ex-alunos da Olhar Construído.

A partir de 08 do mês ex-alunos da BluePrint e da Olhar Construído recebem 10% de desconto em qualquer das oficinas oferecidas.

Os pagamentos podem ser feitos via depósito bancário ou cartões de débito e cartões de crédito (inclusive parcelado) - exceto Banrisul.
Sobre Você
Nome e Sobrenome *
Your answer
Como quer ser chamada (o) *
Your answer
Celular/ telefone - exemplo: (51) 98108 5668 *
Your answer
Se for celular, é WhatsApp? *
Facebook
Your answer
Instagram
Your answer
Outra rede social?
Your answer
Profissão *
Your answer
Idade
Your answer
Como ficou sabendo da oficina? *
Required
Importante
NÃO FAÇO RESERVAS para pagamento no primeiro dia do workshop. A inscrição só é confirmada após depósito bancário e envio de comprovante para o e-mail isabellacarnevalle@gmail.com ou pagamento através do cartão de débito/crédito, todos feitos com antecedência.

A turma é pequena e as vagas são preenchidas por ordem de recebimento de comprovante de pagamento.

OFICINA SUJEITA A CONFIRMAÇÃO DE TURMA. Em caso de cancelamento - por motivo de doença, não formação de turma ou outro - avisarei através do e-mail informado nesse formulário e você receberá seu dinheiro de volta integralmente. Quando o cancelamento for por não formação de turma, você poderá optar por fazer a oficina individualmente, pagando a diferença.

EM CASO DE DESISTÊNCIA DO ALUNO e aviso encaminhado para o e-mail isabellacarnevalle@gmail.com com ATÉ SETE dias de antecedência do início das aulas, o valor do depósito é restituído integralmente. Após esse período fica creditado por um ano para uma próxima e mesma oficina, mediante a apresentação de documento emitido pela oficina.
Mais Informações
Ficou em dúvida, quer saber mais, gostaria de aulas particulares ou sugere outra data? Entre em contato através do isabellacarnevalle@gmail.com ou 51 98108 5668 (WhatsApp).
Sobre Isabella Carnevalle
Sou fotógrafa e artista visual, e iniciei minha trajetória na capital paulista em 1997, vivenciando a imagem no universo da arte, do fotojornalismo e do documentário. Atuei no mercado editorial por quatro anos e hoje me dedico principalmente a experimentações fotográficas do século XIX. Tenho sido contemplada em financiamentos culturais e participei de diversas exposições - individuais e coletivas -, com imagens premiadas no Brasil e no exterior. Minhas fotografias fazem parte de acervos particulares e públicos.

Desde 2004 ministro oficinas que lidam com a imagem como forma de expressão, e as de Cianotipia já foram oferecidas em importantes espaços da fotografia de Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e do estado do Rio Grande do Sul, além de acontecerem regularmente no meu ateliê.

Quando menina estudei ballet clássico, piano e cerâmica. No período que morei em São Paulo estudei dança com base na técnica de Klauss Vianna e tive rápida passagem de um ano por estudos de saxofone. De volta a Porto Alegre, aonde vivo, pratiquei Tai Chi Chuan e Yoga e sou mestre Reikiana.
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service