Sistemas Internos de Garantia da Qualidade de Ensino

Em consequência do aumento do nível de responsabilização das instituições de ensino superior e da crescente exigência de uma regular prestação de contas, a temática da garantia e gestão da qualidade para uma "cultura de qualidade" vem assumindo cada vez maior importância.

Estes Sistemas Internos de Garantia da Qualidade de Ensino (SIGQ) são referenciados a nível europeu na secção 1 do "Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area" da "European Standards and Guidelines for Internal Quality Assurance Within Higher Education Institutions (ESG)", produzido pela "European Quality Assurance Agency (ENQA)". Em Portugal, os SIGQ foram oficialmente consignados em 2007 no RJIES (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior) onde "as instituições de ensino superior devem estabelecer, nos termos dos seus estatutos, mecanismos de auto-avaliação regular do seu desempenho".

Realçando a sua importância, a A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) tomou a decisão de “instalar um processo de auditoria institucional para a certificação dos sistemas internos de garantia da qualidade nas instituições de ensino superior”. Será também considerado para este inquérito o documento "Análise Comparativa dos Processos Europeus para a Avaliação e Certificação de Sistemas Internos de Garantia da Qualidade" da A3ES.

Este pequeno inquérito pretende reunir testemunhos de como os ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA do país intervêm nesses sistemas, se são conhecedores do próprio Sistema, de que modo contribuem para a melhoria da Qualidade do seu ensino e mesmo se sentem que o seu contributo é considerado. As respostas de todo o inquérito são totalmente anónimas e tem como objectivo reunir um estudo a ser apresentado à Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Pede-se uma participação atenta e sincera. O inquérito está construído propositadamente por uma ordem lógica com valor interpretativo, pelo que se pede para nunca retroceder nas respostas.

Duração aproximada do inquérito: 5 minutos

Qualquer questão poderá ser enviada para micaeldcosta@gmail.com

Agradece-se a divulgação do estudo entre os colegas estudantes de Medicina Veterinária!

Cumprimentos Académicos
Micael Costa
Estudante candidato a avaliador da A3ES
5º ano do MIMV, ICBAS