Curso de Extensão em Educação Antirracista
O Curso de Extensão em Educação Antirracista, oferecido pelo Gepear-UFRJ em parceria com o SINPRO-Rio, será um espaço de construção coletiva de reflexões e de estratégias pedagógicas para a consolidação de uma Educação Antirracista e Democrática em nosso país. Foram selecionados, para as 10 aulas presenciais, temas que consideramos fundamentais para a compreensão da temática ampla a ser trabalhada ao longo do curso.

Sábados, 21 de março a 11 de Julho das 9 às 13h
Local: Sede SINPRO-Rio, localizado na rua Pedro Lessa, 35 - Centro, Rio de Janeiro
Carga horária: 60 horas
(40 horas/aula presenciais, divididas em 10 encontros + 20 horas de atividades não presenciais
Vagas: 30 (prioridade para professores sindicalizados)

Programa do curso:

21/03 - Raça e Antirracismo na Educação
Amilcar Pereira – Professor associado da Faculdade de Educação, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, coordenador do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Educação Antirracista (Gepear-UFRJ). Mestre em Ciências Sociais/UERJ. Doutor em História/UFF/RJ. Ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University/EUA. Pós- doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova York.

28/03 – Ensino de História da África
Mônica Lima – Professora de História da África, do Programa de Pós-graduação em HistóriaSocial (PPGHIS) e do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (PPGEH) do Instituto de História/IH-UFRJ. Coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos LEÁFRICA/IH-UFRJ. Doutora em História Social/UFF. Coordenou a pesquisa na área de História e participou do grupo técnico que redigiu o dossiê de candidatura do Cais do Valongo a Patrimônio Mundial (2014-2017).

18/04 – Narrativas de si e as relações raciais no Brasil
Jorge Maia - Mestrando em Educação pelo PPGE-UFRJ, bacharel e licenciado em História pelo IH-UFRJ.
Odara Dias – Graduanda em História pela UFRJ e idealizadora e organizadora do encontro orí: Encontro de Estudantes de História da África e das Relações Étnico- Raciais, ocorrido na UFRJ, em 2019.

9/05 – Currículo e antirracismo nas perspectivas do movimento negro
Sara Castilho dos Santos – Professora da Rede Municipal de Duque de Caxias, Técnica em assuntos educacionais do IFRJ. Formada em História pela UFF, especialista em Ensino de História CESPEB-UFRJ, Mestre em Educação PPGE-UFRJ e doutoranda no PPGE-UFRJ
João Raphael Ramos – Mestre em Educação pelo PPGE-UFRJ. Professor unidocente da Unidade Escolar Fundação Roberto Marinho

16/05 – Memórias, narrativas e antirracismo
Jessika Rezende – Mestre em Ensino de História e doutoranda em Educação/UFRJ em período de colaboração na New York University/NYU (Programa Abdias do Nascimento). É professora da rede pública do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

30/05 – Educação antirracista nos anos iniciais
Natalia Barbosa - Mestranda em Educação/UFRJ. Especialista em Residência Docente pelo Colégio Pedro II. Graduada em Pedagogia/UFRJ, experiência na área de Educação, com ênfase em Educação anos iniciais, atuando principalmente nos seguintes temas: história e cultura africana e afro-brasileira, lei 10.639, identidades, jogos e ciclo de alfabetização.
Joana Oscar – Mestre e doutoranda em Educação pela UFRJ. Especialista em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET e graduada em Língua Portuguesa pela UFRJ. Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação/RJ, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Séries Iniciais.

06/06 – Como mobilizar fontes para uma educação antirracista
Douglas Gonçalves - Artista visual, educador popular e professor de História graduado pela UFRJ. Idealizador e organizador do encontro orí: Encontro de Estudantes de História da África e das Relações Étnico-Raciais, que ocorreu em 2019 na UFRJ.
João Jacomelli - Mestrando em Ensino de História pela UFRJ, possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua como professor de História do ensino básico na rede privada.

27/06 – Que vidas importam? Usos do biográfico e antirracismo no ensino de história
Fernanda Crespo - doutoranda em Educação/UFRJ, mestre em Ensino de História/UERJ. Professora de História nas redes estadual e municipal do Rio de Janeiro.

04/07 – Sensibilizar para o antirracismo: O teatro do oprimido
Rachel Nascimento - multiplicadora de Teatro das Oprimidas, curinga do Coletivo Madalena Anastácia, integrante do Grupo Cor do Brasil e colaboradora do Coletivo Siyanda. É Pedagoga (UFRJ), Especialista e Mestra em Relações Étnico-Raciais/CEFET, professora/supervisora da Rede Municipal RJ.

11/07 – Sarau cultural e encerramento do curso

Certificação como “curso de extensão” pela Faculdade de Educação da UFRJ, desde que o aluno complete ao menos 75% da carga horária presencial e realize todas as atividades não- presenciais.
Email address *
Nome completo *
Your answer
Identificação racial *
Nível de escolaridade: *
Área de Formação *
Universidade: *
Faz parte de algum movimento social? *
Se sim, qual?
Your answer
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy