INSCRIÇÃO OFICINA:  Griots e Mbo'ea - Nossas vozes, nossas histórias” com o grupo Baquetá.
Sinopse:
Caminhos nos conectam ao passado ancestral, memórias que constroem nossas histórias. Nossas raízes estão nos valores afro-indígenas: oralidade, circularidade, corporeidade, musicalidade. Na oficina Griôs e Mbo´ea, os participantes vivenciarão esses valores, explorando o "infanciar" para criar e refletir. A oficina convida a tecer histórias com fios de ancestralidade negra e indígena, propondo uma crítica transformadora. A corporeidade permitirá sentir, girar e ouvir nossas crianças interiores, estimulando o intelecto com o mistério divino. Histórias tecerão nosso eu em diálogo com a lógica Ubuntu, mediada por literatura infantil afro-brasileira e indígena.

Data:  29 de Agosto.
Local: Centro Cultural Parque Pirajussara. Embu das Artes/SP
Horário: 14h às 18h.
Duração: 4 horas
Público-Beneficiado: Professores e demais profissionais da área da educação. *A partir de 16 anos.
Número de participantes: 30 vagas.
Ministrante: Kamylla dos Santos e Lucilene Aparecida Soares

Kamylla dos Santos, mulher amefricana, idealizadora do Grupo Baquetá desde 2009, desenvolve espetáculos e oficinas baseados em saberes africanos, afro-brasileiros e indígenas. É mãe, dramaturga, produtora cultural, artista da cena e música. Bacharel em Musicoterapia e atriz pela UFPR. Foi atriz e musicista da Cia Os Crespos em 2016. Produziu e dirigiu sete espetáculos do Grupo Baquetá. Premiada no Concurso Prêmio Palmares e Prêmio Funarte RespirArte. Contemplada com os Prêmios Técnicos da Cultura do Paraná e Memorial de Vivências.

Lucilene Aparecida Soares, mãe atípica, professora estadual, atriz, poetisa, terapeuta integrativa e integrante do IPAD e LitEREtura. Desde 2007, realiza oficinas para docentes sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08. Licenciada em História, com especialização em Educação Inclusiva, história e cultura africana e afro-brasileira e educação afirmativa, possui mestrado em Educação. Tem experiência em Educação Étnico-Racial, Teatro, Gênero e Interseccionalidade, e Literatura Infantil de temática africana e afro-brasileira. Atua como formadora no Projeto a Cor da Cultura.

Embalando a Arte

O projeto Embalando a Arte – Pronac 2314763, é composto por três etapas que serão realizadas ao longo do ano de 2024. Elas vão contemplar a comunidade de Faxinal da Boa Vista, em Turvo (PR), e o município de Embu das Artes, no estado de São Paulo, onde a Ibema também está presente. Ao todo, 12 atividades culturais estão sendo realizadas. 

Embalando a Arte busca democratizar o acesso à cultura, promover a integração social, fortalecer laços comunitários e contribuir com a qualidade da educação nos municípios. Além disso, o projeto está alinhado com os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, buscando promover saúde, educação de qualidade, redução das desigualdades e comunidades sustentáveis.



Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome Completo (sem abreviação) *
CPF: (somente números) *
WhatsApp (com DDD): *
E-mail: *
Você é Pessoa com Deficiência (PCD)? *
Required
Se você respondeu SIM a pergunta anterior, quais as condições diferenciadas de que necessita para a realização da oficina?
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy