CADASTRO DE EVENTOS - ITAPEVA
Formulário para cadastro de eventos na agenda oficial do município de Itapeva.
Email address *
MANUAL DE PREENCHIMENTO PARA CADASTRO DE EVENTO
Introdução
Este manual destina-se a orientar o preenchimento do Formulário de Eventos do Calendário Oficial do Município de Itapeva/SP.

Ressalta-se que o Calendário será constituído integralmente de informações coletadas de forma colaborativa, não sendo a Prefeitura de Itapeva responsável por informações falsas ou enganadoras.

O preenchimento é aberto ao público, porém a origem das informações é majoritariamente das entidades e do público em geral, sendo que tais informações serão analisadas. O link para preenchimento do formulário está disponível no portal eletrônico da Prefeitura de Itapeva.

Entende-se como eventos aqueles que são de notório conhecimento popular e geradores de fluxo de pessoas. Muitas vezes constituem-se como evento qualquer acontecimento, tipo de reunião com objetivo específico, seja ele a que finalidade se proponha: institucional, comunitário ou promocional. Tem como principal finalidade atrair a atenção do público, como, também, da imprensa através da divulgação.

O objetivo do Calendário de Eventos do Município de Itapeva é divulgar esses eventos e conseguir a participação de maior público possível.


O conteúdo submetido no formulário passará por aprovação e edição de equipe técnica da comissão formada pelas Secretarias de: Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento, Educação e Cultura, Esporte e Lazer, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva e COMTUR, antes de ser publicado no Calendário de Eventos do Município. Ressaltamos que o preenchimento não obriga a Prefeitura de Itapeva a publicar o respectivo evento.

Orientações

Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório e devem ser preenchidos seguindo as seguintes orientações:


1. Em qual localidade do Município ocorre o evento: Rua, Avenida, Alameda, Praça, etc. Endereço completo com numero e ponto de referencia se possível.

2. Nome do evento
Caso o nome do evento venha acompanhado de sigla, colocar a sigla na frente do nome do evento, por extenso.

3. Descrição do Evento
Campo destinado à apresentação do evento de forma sucinta e informativa.
O texto deve ter conteúdo com informações relevantes e que despertem o interesse do público. Contextualizar a importância do evento e apresentar as atrações são fundamentais para motivar o publico a se interessar pelo mesmo.

O limite da descrição é de 1000 (mil) caracteres.

4. O evento possui data fixa?
Considera-se evento de data fixa aquele que ocorre sempre no mesmo dia e mês, como, por exemplo, comemoração do Aniversário da Cidade, Padroeira.

5. Qual é a data de início e término do evento?
Caso o evento tenha apenas um dia de duração, preencha a data de término igual a data de início do evento.

6. Qual é o tipo do evento?

 Artísitico, folclórico e cultural
 Cientifico ou técnico
 Comercial ou promocional
 Ecoturismo
 Esportiva
 Gastronômica
 Moda
 Religioso
 Rural
 Social, cívico ou histórico

7. Em qual Categoria se enquadra o evento?
A categoria se refere à natureza do evento, ou seja, ao segmento e área de interesse a que ele diz respeito.
7.1. Artístico/Cultural/Folclórico
Artístico – manifestação de arte ligada à música, pintura, poesia, literatura, dança, escultura, arquitetura, cinema, escrita, entre outras.
Cultural – temática cujo uso ou costume é característico de alguma região, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura, que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades.
Folclórico – manifestação atrelada ao conjunto de tradições e manifestações populares, constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.
7.2. Científico ou Técnico
Eventos relacionados ao mundo acadêmico e a diversos assuntos das ciências naturais e biológicas. Possuem traços que o demarcam como sendo de uma modalidade específica de conhecimento científico, técnico ou profissional.
7.3. Comerciais ou promocionais
Eventos cujo propósito é criar e/ou estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, ideias ou pessoas, divulgar negócios, além de apresentar resultados de vendas mais eficazes.

7.4. Ecoturismo
Eventos cujas atividades utilizam, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural do Município.
7.5. Esportivo
Evento que reúne uma ou mais modalidades esportivas.
7.6. Gastronômico
Segmento que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Inclui não só a forma como os alimentos são preparados, mas também sua apresentação.
7.7. Moda
Evento que tem como temas: vestuário, acessórios e indumentárias em geral.
7.8. Social/Cívico/Histórico
Social – reúne e confraterniza pessoas de um mesmo círculo por meio de uma comemoração de datas que tenham relação com os hábitos e costumes daquele grupo.
Cívico – faz referência à condição de cidadão como parte integrante do Estado. Desenvolve-se a partir da honra pela pátria. Exemplo: desfile do Sete de Setembro.
Histórico – evento que celebre algum marco histórico, aniversários de cidades, por exemplo.
7.9. Religiosos
Eventos que tenham como tema central ou envolvam quaisquer religiões.
7.10. Rurais
Envolvem atividades do âmbito agropecuário, agroindustrial, extrativista, da sivicultura e/ou conservação ambiental.

8. Qual é o porte do evento?
O porte é definido pela quantidade de pessoas que participam do evento. Pode ser feita apenas uma estimativa e seguidos os seguintes critérios para classificação:

• Grande Porte - Normalmente, esse tipo de evento demanda boa parte da oferta hoteleira da localidade em que é realizado. Exemplos: Carnavais tradicionais, Reveillon, Romarias da Padroeira do Brasil, entre outros.
• Médio Porte - ocorre com maior frequência. São eventos com grande fluxo regional. Exemplos: congressos regionais, festividades religiosas de maior alcance, seminários, feiras comerciais, entre outros. Festa de Aniversário da Cidade.
• Pequeno Porte - evento de caráter mais objetivo e específico, conta com menor número de pessoas tanto na organização quanto na participação. Geralmente, é voltado a um público específico e ocorre com maior frequência do que os outros eventos. Exemplos: festas locais, feiras pequenas, normalmente de um segmento, apresentações em praça publica de agentes culturais, entre outros. Festas Religiosas, Festas Folclóricas, exemplo Festa Junina.


9. Qual é a estimativa de fluxo de pessoas para esse evento?
Faz referência à origem do público que participa do evento. Normalmente, tem relação com o porte do evento, devido ao alcance permitido.
10. Qual é a relevância desse evento?
Pode ser feito baseado em uma estimativa de valores e considerando a relevância do evento na economia do município no qual esse ocorre. Pode ser classificado em alto, médio e pequeno.
11. Qual é a relevância turístical desse evento?
As tradições e práticas sociais e culturais de uma localidade são atrativos para os visitantes e, algumas vezes, tornam-se inclusive patrimônios imateriais de uma cidade. A pergunta é discricionária (livre de condições) e refere-se à importância que o evento tem na representatividade do turismo local, seja em aspectos étnicos, sociais, artísticos, ou históricos. Pode ser classificada em alta, média e pequena.

Contato
Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Itapeva
Praça Duque de Caxias 22 – Centro – CEP 18400-900
Itapeva – SP (15) 3526-8042
imprensaitapeva@itapeva.sp.gov.br

Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms