QUESTIONÁRIO AVALIAÇÃO DO ESTADO DE SAÚDE DO DISCENTE UFG/2018
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO - TCLE


Você está sendo convidado(a) a participar, como voluntária(o), de uma pesquisa, onde serão aplicados questionários referentes à sua qualidade de vida (QV) e sobre informações referentes à sua individualidade, podendo haver perguntas referentes a dados de sua intimidade e privacidade, mas, que você pode escolher responder ou não. Sou o Profº. Dr. Amílcar Vidica Barcelos, Coordenador Geral desta pesquisa que, juntamente com alguns alunos de graduação, residentes e servidores da UFG de todas as regionais, somos os pesquisadores responsáveis pelas atividades desenvolvidas na pesquisa, sendo nossa área de atuação na UFG Regional Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás, a Psicologia, o Serviço Social, a Medicina, a Biomedicina, a Segurança no Trabalho e serviços Técnicos Administrativos. Além dos professores, alunos e servidores da UFG, compõe também nossa pesquisa um profissional da saúde da polícia Civil do Estado de Goiás.
Após receber os esclarecimentos e as informações a seguir, se você aceitar participar da pesquisa, sinalize no espaço reservado, ao final deste documento, onde estará escrito “concordo em participar da pesquisa”, ressaltando-se que não receberá qualquer tipo de premiação ou remuneração por participar. Caso não aceite participar, sinalize “Não concordo em participar da pesquisa” e, neste último caso, nosso contato se encerrará aqui e você não será penalizado(a) de forma alguma.
Em caso de dúvidas sobre a pesquisa, você poderá entrar em contato com o pesquisador responsável, Prof. Dr. Amílcar Vidica Barcelos, via e-mail: amilcarvidica@yahoo.com.br, ou pelo telefone (62) 3209-6243, do Programa Saudavelmente da UFG em Goiânia-GO. Em caso de dúvidas sobre os seus direitos como participante nesta pesquisa, você poderá entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás, nos telefones (62) 3521-1215.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A PESQUISA
O título desta pesquisa é “Saúde e Qualidade de Vida da Comunidade Universitária/UFG”. O objetivo primário da investigação é compreender as relações entre características sociodemográficas, escores de saúde geral e QV da comunidade universitária da UFG. Quanto aos objetivos específicos, pretendemos:
a) Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre saúde e qualidade de vida de alunos de graduação, docentes, técnicos administrativos em educação e funcionários terceirizados.
b) Identificar os aspectos sociodemográficos e de escolaridade dos alunos de graduação da UFG.
c) Descrever e compreender os resultados de saúde e de qualidade de vida da comunidade universitária.
d) Correlacionar as características sociodemográficas, os escores de saúde geral e a qualidade de vida dos discentes, servidores e funcionários terceirizados da UFG, de diferentes Unidades de Ensino (Regional Goiânia, Catalão, Cidade de Goiás e Jataí.
e) Comparar as particularidades e semelhanças entre resultados de saúde e qualidade de vida desta população, segundo sua unidade de ensino.
f) Evidenciar possíveis indicadores de déficit de qualidade de vida que justifiquem futuras ações em promoção da saúde da comunidade universitária.

Método:
Para a realização desta pesquisa será feito um estudo transversal com a comunidade universitária da UFG nas quatro Regionais: Goiânia, Catalão, Jataí e Cidade de Goiás, no período de agosto de 2018 a março de 2019. Participará do estudo toda a Comunidade Universitária da UFG, ou seja, todo participante que possua algum vínculo legal, por contrato de trabalho, ou cedido por outros órgãos ou matriculado como acadêmico.
Como critério de exclusão, sendo frequentador da UFG, não tenha qualquer vínculo legal, por contrato de trabalho ou estudantil, como nos casos de atividades como voluntariado ou como visitante advindo de outras IFES. Além desses, os servidores que estiverem afastados para cursar pós-graduação, em licença para tratamento de saúde, em licença prêmio, ou licença capacitação.
Os instrumentos respectivos para cada público alvo serão disponibilizados, via mala direta e o link ficará à disposição do participante durante 3 meses para que o preencha. Os dados serão transpostos para planilhas do software Microsoft Excel 2010. Será feita comparação das médias dos escores relativos aos resultados dos questionários. O estudo possibilitará estudar variáveis de QV, comparando àquelas de dados sociodemográficos, com análise paramétrica e não paramétrica. O nível de significância será estabelecido em P < 0,05.

Informações ao participante:

1. Nenhum dado pessoal seu será divulgado nos resultados, sendo observada a confidencialidade dos dados pessoais de cada participante;
2. Os resultados da pesquisa, posteriormente, poderão ser publicados em qualquer revista, site ou periódico científico. Entretanto, em hipótese alguma, você será identificado. Portanto, seu nome e outras informações que o(a) identifiquem serão mantidos sob rigoroso sigilo;
3. Os riscos em se participar desta pesquisa são mínimos e se referem ao desconforto emocional em responder a perguntas pessoais e íntimas;
4. O tempo estimado para duração da pesquisa é de 12 meses, de agosto de 2018 a agosto de 2019, quando está prevista a elaboração final do relatório da pesquisa.
5. O tempo aproximado para responder ao questionário é de 20 minutos.
6. Informa-se que a guarda do material coletado ficará sob a responsabilidade do pesquisador responsável por um período mínimo de, pelo menos, cinco anos, após a conclusão da pesquisa;
7. O participante terá até agosto/2019 para responder o questionário.
8. Os participantes informam ter mais de 18 anos de idade e destaca-se que sua participação nesta pesquisa é de caráter voluntário, portanto, não receberão qualquer tipo de premiação ou remuneração por aceitarem participar da pesquisa;
9. Os participantes da pesquisa poderão, em qualquer momento que julgarem necessário, enviar mensagens via e-mail: amilcarvidica@yahoo.com.br, ou ligar para o telefone (62) 3209-6243 do Programa saudavelmente, em Goiânia. Os participantes poderão, além de enviarem e-mail, ou ligarem para o Programa Saudavelmente, ligarem a cobrar no número (64) 9 9988-6611, do pesquisador responsável pela pesquisa;
10. O acesso eletrônico aos resultados da pesquisa será enviado para o e-mail do participante, logo após a sua execução completa.


Declaro, portanto, que concordo em participar das atividades acima descritas, ao clicar no espaço: “Concordo em participar da pesquisa”.

Caso não aceite participar, irei clicar no espaço “Não concordo em participar da pesquisa” e, neste último caso, nosso contato se encerrará aqui e nada mais terei a fazer e não serei penalizado de forma alguma.

*
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service