ANÁLISE GENÉTICA EM INDIVÍDUOS PRÉ-DIABÉTICOS E DIABÉTICOS TIPO2

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO     

Você está sendo convidado (a) a participar dessa pesquisa sobre instabilidade no DNA em pessoas diabéticas. Os objetivos deste trabalho é verificar se a quantidade de açúcar ideal no organismo de uma pessoa, bem como o fato de fazer exercício físico e ter uma dieta mais saudável, favorecem menos danos no material genético, uma vez que o excesso de açúcar no organismo pode favorecer a alteração do material genético (DNA) e com isso aumentar o risco de agravamento da doença (diabetes) ou surgimento de outras. Os exames que serão utilizados para entendermos se existe relação entre as suas características e possíveis danos no DNA são os chamados de Teste de Micronúcleo e Teste do Cometa, que podem ser considerados uma medida preventiva para agravamento de doenças, sendo fundamental detectar sinais antes que seus sintomas apareçam. Porém isso não significa que se a pessoa tiver alguma alteração ela terá a piora do quadro. Apenas pode indicar que será importante fazer algumas mudanças no estilo de vida ou na medicação para ter uma melhoria na condição. Se você aceitar participar da pesquisa, responderá a questionários para conhecermos suas características biológicas e seu estado de saúde, bem como serão feitas algumas análises laboratoriais.

Se você concordar participar, irá responder ao questionário e, para os exames, vamos fazer uma raspagem suave em sua bochecha com uma escova descartável para obter as células e precisaremos retirar 5ml de sangue de uma veia do seu braço. A raspagem das células da sua boca é rápida e não causa dor, mas você poderá sentir um pouco de desconforto por ter de ficar aproximadamente três segundos com a boca aberta. O local da punção pode apresentar leve dor ou inchaço que regride espontaneamente. Para evitar esses desconfortos, as coletas serão feitas em ambiente calmo e por um profissional experiente, na Associação de Diabéticos de Foz do Iguaçu (ADIFI) ou na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). O material coletado será utilizado para análises celulares e de DNA no laboratório de pesquisa em Ciências Médicas da UNILA. O material ficará estocado em freezer por tempo indeterminado e não será disponibilizado para outras pesquisas sem sua prévia autorização. Sua identidade não será divulgada e seus dados serão tratados de maneira sigilosa. Você não receberá e não pagará nenhum valor para participar deste estudo. Esta pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética número (59991422.7.0000.9727).

Em caso de dúvidas ou da necessidade de relatar algum acontecimento, você pode contatar a pesquisadora Maria Claudia Gross - (45) 99940-5901, e-mail: maria.gross@unila.edu.br ou procurar  pessoalmente o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIDEP via Internet pelo e-mail: cep@unidep.edu.br ou pelo telefone do CEP que é (46) 3220-3103.

Para baixar este termo na integra em formato PDF clique no link abaixo:

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1stMwpNRnUbPZA3-aBJeyIQODsj6Nq1lb  

Ao clicar em Aceito, você declara estar ciente e suficientemente esclarecido sobre os fatos informados e concorda de livre e espontânea vontade de participar da pesquisa.


Email *
Você concorda com o termo acima? *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy

Does this form look suspicious? Report