III Seminário Nacional Afirmação das Diversidades 2018 1ª versão Internacional; 2º Seminário da RFEPCT*
INSCRIÇÕES PARA POSTER , OFICINAS, MINICURSOS E OUVINTES.

O Afirmação das Diversidades: Relações Étnico-Raciais, Gênero, Juventudes e
Inclusão de PNE’S tem sido um fórum privilegiado para o debate e aprofundamento das temáticas que pontuam as diversidades e as diferenças na sociedade brasileira, assim como em outros países. A ausência de políticas concretas e realizáveis para as juventudes, a segregação e exclusão das pessoas com necessidades educacionais específicas, assim como as desigualdades raciais e de gênero constituem variáveis importantes para a identificação, análise e denúncia das diferentes facetas das desigualdades estruturantes da sociedade brasileira.

Este evento reunirá professores/as/, pesquisadores/as, técnicos/as-administrativos/as estudiosos/as, discentes, organizações da sociedade civil e movimentos sociais nacionais e internacionais para construção de um diálogo propositivo e orientado pela tríade pesquisa, ensino e extensão, assim como pela interseccionalidade de classe, raça, gênero e diversidade sexual.


As atividades incluirão: painéis, mesas redondas, oficinas, minicursos, pôsters,
lançamentos, atividades culturais e trabalhos orais distribuídos em 20 Grupos de Trabalho (GTs), de modo a possibilitar a interação de discentes e docentes da educação básica, da educação profissional, técnica e tecnológica, da graduação e pós-graduação e da Rede Federal de Educação Profissional Ciência e Tecnologia (RFEPCT).


Nesta edição do Afirmação das Diversidades de 2018 reafirmamos o compromisso de dar voz e vez aos discentes do ensino médio e ás juventudes em suas mais diversas expressões. Estamos introduzindo uma seção de pôsteres que acolhe também os trabalhos e perspectivas de alunos do ensino médio do CEFET, das Redes estaduais e municipais, das Redes particulares e instituições de ensino superior. É também uma oportunidade para que estudantes de PIBIC Junior e outras modalidades se envolvam com os debates sobre relações étnico-raciais, inclusão, juventudes e diversidades.

Parte-se do princípio de que a diversidade é muito mais do que o conjunto das
diferenças. Trata-se de uma construção social e cultural que é sempre perpassada por relações de poder. Portanto, afirmar as diversidades é assumir um compromisso histórico com as políticas de ação afirmativa, com o respeito às diferenças e à alteridade à medida que as sociedades do século XXI se tornam cada vez mais multifacetadas e complexas.


Neste sentido, acredita-se ser imperativo que as instituições de ensino engajem, de forma cada vez mais crescente, com o desenvolvimento de ações, programas e políticas institucionais que promovam a equidade de raça e gênero e a inclusão social e educacional em uma perspectiva dos direitos humanos e contra todas as formas de discriminação e racismo institucional.

* Rede Federal de Educação Profissional Ciência e Tecnologia
Nome *
Your answer
Instituição (Universidade, escola, ONG, Movimento, ou Grupo que participa): *
Your answer
Cidade/País *
Your answer
E-mail *
Your answer
Telefone 1 *
Your answer
Telefone 2 *
Your answer
Escolaridade máxima concluída *
Cor/etnia *
Sexo/gênero
Your answer
Possui deficiência *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy